App Sympla
Baixe agora

Oficina: Design Thinking em Situações de Ensino-Aprendizagem

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Oficina: Design Thinking em Situações de Ensino-Aprendizagem

Colégio Estadual José Leite Lopes - NAVE Rio - Rio de Janeiro, RJ
24 de abril de 2019, 13h30-16h30

Descrição do evento

Ementa

Objetivos de Aprendizagem

Progresso cognitivo

Conteúdo

Modificador

Identificar

oportunidades de uso do design thinknig

em situações de ensino-aprendizagem

Definir

oportunidades de uso de artefatos tangíveis

em situações de ensino-aprendizagem

Usar

os artefatos tangíveis

em situações de ensino-aprendizagem

Usar

os artefatos tangíveis

para resolução de problemas reais

Integrar

os artefatos tangíveis com a(s) disciplina(s)

para resolução de problemas reais

Definir

quais artefatos tangíveis melhor se adequam

para resolução do problema ou desafio escolhido

Adaptar

os artefatos tangíveis

para serem utilizados em situações de ensino-aprendizagem

Construir

artefatos tangíveis

para serem utilizados em situações de ensino-aprendizagem com apoio de PBL


Estratégia

Apresentar o Design Thinking como uma abordagem capaz de fomentar o desenvolvimento de competências de pensamento crítico, confiança criativa, resolução de problemas, capacidade de trabalhar em equipe e organização visual em situações de ensino-aprendizagem.

O que oferecemos? Mostrar o processo criativo, sistemático e inovador do Design Thinking em uma oficina "mão na massa", com a utilização de alguns artefatos tangíveis.

Para quem? Para professores facilitadores da aprendizagem, tutores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais que sejam apaixonados pela inovação na educação.

Facilitador da Aprendizagem

 

Coordenador Pedagógico do Curso de Multimídia do NAVE Rio, Alexandre M. Rangel é design thinker, gerente de projetos e mestre em informática, educação e sociedade pela UFRJ. Possui Pós-graduação em Redes Locais (UNESA), especialização em Design (Tecnologia e Mídias Digitais pela PUC-Rio) e em Design Thinking (Inspiration for Design pela Open HPI – d.school). É sócio-fundador da MOVE UP – Rede de Gestão Empresarial e Conhecimento. Foi gerente de projetos de TI no Centro de Gestão Integrada de Riscos (CGIR) da PUC-Rio e diretor do setor de TI do Instituto Jornada Mundial da Juventude, responsável pelo CGIR da JMJ Rio2013.


Bibliografia Básica

  • BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.
  • CAVALCANTI, Carolina C.; FILATRO, Andrea. Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2017.
  • KRZNARIC, Roman. O poder da empatia - A arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo, Rio de Janeiro: Zahar Editor, Brasil, 2015.
  • MOOTEE, Idris. Design Thinking for Strategic Innovation: What They Can't Teach You at Business or Design School, New Jersey: John Wiley & Songs Inc., USA, 2013.
  • STICKDORN, Marc. e SCHNEIDER, Jakob (orgs.). Isto é Design Thinking de Serviços, Porto Alegre: Bookman, Brasil, 2014.


Observação

Vagas limitadas: 20 participantes.

Sobre o produtor

NAVE-Rio e CESAR School

O NAVE, Núcleo Avançado em Educação, é um programa de Ensino Médio Integrado e Profissional desenvolvido pelo Oi Futuro em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. A CESAR School é, antes de tudo, uma escola de Inovação. Formamos profissionais inovadores, capazes de fomentar e executar projetos que trazem mudanças relevantes para a sociedade.

Local

Colégio Estadual José Leite Lopes - NAVE Rio
Rua Uruguai, 204, Andarai
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.