App Sympla
Baixe agora

Oficina de Sensibilização: discutindo Sexualidade com Profissionais de Saúde Mental

IPUB/UFRJ - Rio de Janeiro, RJ
27 de junho de 2019, 13h30-17h

Inscrição

R$ 0,00

1 Lote
R$ 40,00
Pague em até 12x
Inscrições até 27/06/2019
0

Descrição do evento

JUSTIFICATIVA E OBJETIVO

Os aspectos relacionados à sexualidade, historicamente, são negligenciados na saúde mental.

Oficinas terapêuticas sobre sexualidade tem por objetivo descrever a experiência de discentes na discussão da temática sexualidade e ratificar a relevância de integrar esse tema ao eixo de atenção aos usuários.

Evidenciou-se que o tema “sexualidade” configurava-se como uma demanda recorrente entre os usuários, observaram-se mitos referentes às formas de contágio e um forte aspecto cultural relacionado à fatalidade da aids.

 A oficina vai abordar sobre a sexualidade uma demanda reprimida e pouco discutidas com os usuários.

OBJETIVO

Esta Oficina tem como objetivo principal apresentar formas de abordagem da sexualidade que podem ser utilizadas para facilitarem a discussão do tema no campo da Saúde Mental, através de exercícios e técnicas criados e adaptados do Teatro do Oprimido.

A Oficina de Sensibilização é destinada a Profissionais de Saúde Mental que trabalham nos diversos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial e demais pessoas interessadas na temática, auxiliando na construção de um olhar e uma escuta diferenciados sobre a sexualidade.

Os exercícios e técnicas que são apresentados podem ser utilizados com outros profissionais do serviço, com os usuários e com os familiares destes, no intuito de tornar a discussão em torno do tema sexualidade mais leve, mais lúdicoa e o mais natural possível, quebrando tabus e preconceitos.

Nesta Oficina os participantes poderão, além de vivenciarem as dinâmicas apresentadas, utilizá-las junto com seus pares e no dia-a-dia de reuniões e oficinas com os usuários e seus familiares, abrindo um novo canal para o diálogo na abordagem da sexualidade e discutir a subjetividade que permeia esta temática de forma objetiva.

APOIO:

IPUB/UFRJ

DATA E LOCAL

Local: IPUB/UFRJ: Av. Venceslau Brás, 71 - Botafogo, Rio de Janeiro

Data: 27/06/2019 das 13:30h as 17:00h.

Número de vagas 35

FACILITADOR

Palestrante: Dr. Claudio Gruber Mann

Currículo: Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia (1995), Doutorado em Ciências pela ENSP da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2017) e Mestrado em Enfermagem pela UFRJ (1997). Especialização em Saúde Mental realizada no IPUB/UFRJ (1998) e Especialização em Gênero & Sexualidade realizada no Instituto de Medicina Social (IMS) da - UERJ (2011). Acumula experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental e prevenção e assistência das DST/AIDS na Saúde Mental, estigma e pesquisa. Desde 1996 é Coordenador da "Oficina de Saúde e Sexualidade", do IPUB/UFRJ, tendo ganhado vários prêmios com este trabalho. Consultor do Programa Nacional de DST/AIDS - Ministério da Saúde, realizando de 2001 a 2007, capacitações em todo Brasil para profissionais de Saúde Mental. De 2002 a 2012 foi Coordenador das Intervenções do Projeto Interdisciplinar em Sexualidade, Saúde Mental e AIDS - PRISSMA, em parceria com o IPUB/UFRJ, ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS), Secretaria Municipal de Saúde-RJ, HIV Center-NY e a Columbia University, Nova Iorque, com financiamento do National Instutute of Mental Health (NIMH), EUA;  de dezembro de 2010 a fevereiro de 2013 fez parte da equipe de pesquisa da FIOCRUZ no estudo: "Perfil dos usuários de crack nas 26 capitais, DF, 9 regiões metropolitanas e Brasil", financiado pela SENAD, atuando como supervisor e, posteriormente, como entrevistador, do pólo do RJ. 

Sobre o produtor

CENAT (centro educacional novas abordagens terapêuticas)

Comentários

Local

IPUB/UFRJ
Av. Venceslau Braz, 71, Botafogo
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.