App Sympla
Baixe agora
Evento encerrado

Oficina de Modelagem Corte Centesimal

Plural Espaço de Moda - Belo Horizonte, MG
26 de abril de 2018, 13h-17h

Descrição do evento

PROPOSTA DA OFICINA


Título: A importância da modelagem dentro do mundo da moda


Responsável pela Oficina:

Júnia Teixeira de Melo Franco

Assessora de Ensino do Corte Centesimal e herdeira.

junia@cortecentesimal.com.br


Proposta:

"Porque a modelagem existe? Qual é a importância dela dentro do mundo da moda? Quais são os passos desde a compreensão da estrutura do corpo humano até a realização da modelagem? " são alguns questionamentos que serão abordados nessa oficina.


Júnia Franco

Júnia Teixeira de Melo Franco é filha de Dora, herdeira do Corte Centesimal e neta da criadora do Método de Corte Centesimal. A terceira geração feminina marca presença com a demonstração de que mudanças estão acontecendo. Artista Plástica, formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e tendo cursado ainda, Computação Gráfica na PUC Rio, ela adiciona novidades com a experiência de quem deu aulas de Educação Artística, macramé, tapeçaria e, claro, aulas de Modelagem do Vestuário. Junto com a mãe, Dora, é a responsável pelas novas edições do Método de Corte Centesimal, Sistema Moldecópia, Livro das Malhas, editados a partir de 2012. É também a responsável pelo novo layout do Informe da Moda. Júnia é Assessora de Ensino do Corte Centesimal e professora de Modelagem.



Material que será levado:

- Moldes em miniatura

- Roupas em miniatura em pano e papel

- Conjunto de Moldes Miniatura do Corte Centesimal


SOBRE O CORTE CENTESIMAL


O Corte Centesimal - fundado em 1952, em Belo Horizonte, MG - é a empresa mais tradicional no País, no setor de formação de profissionais que trabalham com modelagem do vestuário. A empresa leva o mesmo nome do conhecido "Método de Corte Centesimal" criado em 1934, pela mineira Carmen de Andrade Mello Silva. O Corte Centesimal atende desde universidades, que oferecem cursos de Design de Moda, até confecções, profissionais interessados em se especializar na área e pessoas em busca de aprender como hobby. Nós oferecemos métodos didáticos que ensinam a parte da modelagem de roupas. Solução em modelagem do vestuário é o nosso negócio.


O Método de Corte Centesimal ensina a estruturar cada molde com medidas individuais. Esse Método se caracteriza por sua exatidão. Intitula-se "Centesimal" porque as principais medidas para o traçado dos moldes foram divididas em 100 partes iguais. Estas divisões estão contidas em pequenas réguas, que chamamos de "Escalas". Cada Escala tem 50 unidades (representando a quarta parte do corpo). As Escalas Centesimal vão de 30 até 140 cm. E, com um pequeno recurso, podem ser utilizadas as medidas até 280 cm. Com o uso das Escalas Centesimal fica tudo mais simples, pois são eliminados cálculos aritméticos e tabelas. As proporções são mantidas automaticamente.


Como outros sistemas de corte, as medidas são tomadas tendo como unidade o centímetro. Entretanto, nas medidas horizontais é que se diferencia de todos os outros sistemas. E é justamente nesse ponto, que se pode comprovar a sua perfeita exatidão. Tais medidas são marcadas com a "Escala" adequada, de modo a conservar proporções com o absoluto rigor. Quem o adota, traça o próprio molde que fica tão perfeito que até prescinde de provas. É mais indicado para costura personalizada, para quem deseja montar um ateliê de alta costura, por exemplo.


Já o Sistema Moldecópia - nosso segundo método de modelagem de roupas - nasceu a partir do Método de Corte Centesimal e foi criado no final da década de 60. No Sistema Moldecópia as modelagens são realizadas a partir de moldes básicos apresentados nos tamanhos de manequins de nº 22 (recém-nascido) ao nº 54 (adulto avantajado). Para muitos, o "Sistema Moldecópia" proporciona resultados mais imediatos, por partir de moldes básicos já estruturados, onde você determina o tamanho de manequim desejado, destaca, faz as correções necessárias para modelar o feitio escolhido. Para quem quer mais praticidade, é o mais recomendado, pois as ampliações são feitas mais facilmente. Esses são os dois sistemas do Corte Centesimal e ambos levam a um mesmo resultado.

O Corte Centesimal possui um cadastro de instrutoras que lecionam em todo País. Para mais informações acesse o nosso site: www.cortecentesimal.com.br e confira em Rede de Ensino.


Sobre o produtor

Lívia Monteiro

Representante Local Fashion Revolution Belo Horizonte.

Local

Plural Espaço de Moda
Avenida do Contorno 6283, 6283, 1605, Funcionários
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.