App Sympla
Baixe agora

OFICINA DE ESCRITA NÃO-CRIATIVA ✎ com Marina Maria

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

OFICINA DE ESCRITA NÃO-CRIATIVA ✎ com Marina Maria

Casa Sapucaí - Belo Horizonte, MG
08 de junho de 2019, 17h30-19h30

Ingressos

VEM ESCREVER!
R$ 20,00  (+ R$ 2,50 taxa)
Pague em até 12x
Vendas até 01/06/2019
Encerrado

Descrição do evento

KOLABORA APRESENTA 

// OFICINA DE ESCRITA NÃO-CRIATIVA //

Carlos Drummond de Andrade escreveu um poema apenas usando itens que podem ser encontrados nas páginas amarelas da Lista Telefônica. "Felix Culpa", de Jeremy Gavron,  faz colagem de centenas de trechos de obras de  escritores como F. Scott Fitzgerald, Italo Calvino e George Orwell. O poeta norte-americano Kenneth Goldsmith publicou uma série de livros em que transcreve boletins meteorológicos, de trânsito e de esportes. Angélica Freitas escreveu poemas usando a ferramenta autocompletar do Google.

A escrita não-criativa é uma provocação sobre o que é escrita - e o que é criatividade. Ela desafia a figura do autor solitário, em frente ao papel ou à tela em branco à espera de inspiração, e propõe considerarmos o autor como uma espécie de  gênio não-original, que produz novas narrativas a partir da seleção, cópia e colagem de textos literários já existente, nos fazendo questionar noções de criatividade, autoria e originalidade.

No nosso curso de escrita N-Ã-O Criativa, vamos conhecer um pouco as origens desse termo e praticar exercícios de escrita que, resumidamente, baseiam-se na lei básica de Lavoisier: na natureza – e na literatura – nada se cria, tudo se transforma e se copia.

com Marina Maria
Marina Maria sempre teve o texto como companheiro de vida: das redações de volta às férias da escola, passando por matérias para o jornal Estadão, até a produção de conteúdo para redes sociais. Já teve contos publicados por revistas de literatura, teve o blog de crônicas e receitas @saldebolinha por cinco anos e hoje está preparando seu primeiro livro usando técnicas de escrita não-criativa.

Sobre o produtor

KOLABORA EXPOFESTIVAL

KOLABORA EXPOFESTIVAL é um evento que tem como objetivo dar visibilidade às criações experimentais de designers, colagistas e artistas gráficos de Belo Horizonte. Conectado aos diversos processos criativos e ao acontecimento de grandes eventos similares em todo mundo, o KOLABORA quer incentivar, registrar, integrar e apresentar os diferentes caminhos que os experimentadores gráficos têm buscado.

Local

Casa Sapucaí
Rua Sapucaí, 303, Floresta
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.