App Sympla
Baixe agora

Oficina de Colagem Analógica

Escola Cafeína - Salvador, BA
21 de julho de 2019, 09h30-16h30

Descrição do evento



É com muito prazer que lanço essa oficina! A colagem tem sido um verdadeiro abraço no meu processo criativo e chegou a hora de compartilhar o que percebi em minhas experiências individuais. 

A oficina de Colagem Analógica como Processo Criativo Disruptivo vai trazer algumas infinitas possibilidades para pessoas que já trabalham com alguma linguagem artística e também para aquelas que afirmam com toda certeza do mundo que não são criativas. Através da exploração de materiais analógicos, vamos abordar questões sobre planejamento, olhar potencializador, desconstrução, composição, resolução de problemas e movimentos onde a incerteza e o imprevisível podem ter uma enorme potência criativa.

"A cola, a collage quer unir tudo, mas simultaneamente vai recortando tudo para poder viver."
Trecho retirado do livro "A collage como trajetória amorosa", de Fernando Fuao.

Conteúdo teórico:

  • Breve apresentação pessoal e mostra de alguns trabalhos
  • História da colagem e técnicas desenvolvidas ao longo do tempo
  • Alguns princípios de composição artística e harmonia visual
  • Referências de outros artistas
  • Materiais e ferramentas

Conteúdo prático:

  • Pesquisa e treinamento do olhar observador para elementos relevantes
  • Recorte e seleção de imagens - Técnica da potência seletiva
  • Combinações, montagens e realocações
  • Montagem individual de pôster A4
  • Acabamentos e finalizações gráficas
  • Montagem de colagem em grupo

Materiais: 

Vamos usar tesouras, estiletes, colas, revistas diversas, recortes pré selecionados, fitas adesivas e papéis de cores e texturas diferentes.
Mas fica tranquilo! O material está incluso no valor e você leva algumas coisas pra casa. 
No dia da oficina, você pode levar, se quiser, alguma imagem ou revista que queira trabalhar. Vamos precisar de sua curiosidade, vontade e disposição! Esses são os únicos materiais essenciais que você não pode esquecer! :)

Informações importantes:

A oficina vai acontecer no dia 21 de julho de 2019, de 9h às 16h, na Escola Cafeína, esse lugar que acolhe tão bem minhas ideias mirabolantes! Faremos uma pausa para o almoço. 

A Escola Cafeína é acessível para quem vem de carro, ônibus ou metrô. Fica pertinho do Salvador Shopping e tem estacionamento por perto. 

*A classificação da oficina é a partir dos 16 anos. Não é necessário ter nenhum conhecimento em colagem ou em qualquer outra linguagem artística. 

Política de cancelamento:

A oficina é desenvolvida de forma independente e sem qualquer patrocínio. Os custos são 100% pagos pelas inscrições realizadas, por essa razão cancelamentos de última hora podem comprometer o evento. Caso haja a necessidade de cancelamento até 7 dias corridos antes da data de início da oficina, o valor poderá ser reembolsado. Caso haja desistência 7 dias antes da oficina, nenhum valor será reembolsado, mas você poderá indicar uma pessoa para participar no seu lugar ou obter um crédito de 50% para se inscrever em uma próxima turma. 

Eu espero você lá! Será uma honra aprender junto com você. :)

Sobre o produtor

Juliana Pina

Juliana Pina é artista interdisciplinar, formada pela UFBA, e atua como ilustradora, colagista, muralista e criadora de conteúdos artísticos. Está em sua segunda formação, em Empreendedorismo pela Escola Cafeína. Ministra algumas oficinas criativas e ama trabalhar com o que sabe fazer de melhor. Você pode conferir mais do seu trabalho aqui: https://instagram.com/juliana_pina

Comentários

Local

Escola Cafeína
Rua Alceu Amoroso Lima, 276, Caminho das Árvores
Salvador, BA

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.