App Sympla
Baixe agora

OFICINA CORPOS SEM ROSTO Iniciação ao teatro de animação através da expressividade corporal do ator

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

OFICINA CORPOS SEM ROSTO Iniciação ao teatro de animação através da expressividade corporal do ator

Galpão Cine Horto - Belo Horizonte, MG
16 de julho de 2018, 14h - 21 de julho de 2018, 19h

Inscrição

Inscrição oficina "Corpos sem rosto"
R$ 150,00  (+ R$ 15,00 taxa)
Pague em até 12x
Inscrições até 15/07/2018
Encerrado

Descrição do evento

OFICINA CORPOS SEM ROSTO - Iniciação ao teatro de animação através da expressividade corporal do ator

Cia Valentina de Teatro

 

 

16 a 21 de julho de 2018

Segunda-feira a sábado - 14 às 19 horas

 


Classificação: 15 anos | Duração: 30 horas

 


Pré-requisitos do participante:

- Disponibilidade para exercícios corporais moderados/pesados;

- Disponibilidade e flexibilidade cênica;

- Trabalho solo e em grupo.

 

 

+ info.: (31) 3481-5580

www.galpaocinehorto.com.br

 

 

SINOPSE:

Através da expressividade corporal, hibridismo, métodos de treinamento, mascaramento e influência investigativa do teatro de animação no corpo do ator, a oficina pretende partir dos processos da corporeidade atoral de idealização de espetáculos adotados pela Cia Valentina de Teatro, os quais têm sido alavancados por alguns estudos técnicos apreendidos com mestres como Natacha Belova e Duda Paiva entre outros métodos.  Serão abordadas técnicas de teatro de animação, com ênfase em bonecos em escala humana, mascaramento e desrosteamento como processo expressivo e composição individual e grupal em formato de consultoria artística.

 

 

FICHA TÉCNICA:

Cia Valentina de Teatro

Instrutores: Leo Ortiz e Luciana Antunes


 Site: https://ciavalentina.wixsite.com/ciavalentinadeteatro

*     Facebook: https://www.facebook.com/ciavalentinadeteatro/

 

 

ATENÇÃO

 

Material do aluno:

- roupas confortáveis (ESCURAS) para trabalho corporal; 

- 01 garrafa d’água individual;

- material para anotações (folhas, lápis, borracha, caneta);

- Um esboço de solo com proposta cênica (Ex.: 01 trecho textual decorado - texto

dramático/letra de música/poesia); ou uma proposta de cena ensaiada – com ou sem texto;

ou uma performance;

- 05 objetos (sem risco de corte ou quebra) que considere “expressivos”;

- 01 Lençol;

- 01 bastão;

 

BREVE CURRÍCULO:


Cia Valentina de Teatro: é uma Companhia de Teatro Profissional atualmente sediada em São João del Rei – Minas Gerais. Foi fundada em 2010 por Leo Ortiz e Luciana Antunes e em sua breve trajetória, já conquistou o público regional com diversos espetáculos e intervenções cênicas, sendo conhecida por sua qualidade e profissionalismo, participando de projetos e Festivais de Teatro do estado, com seus produtos e cursos. Têm em sua pesquisa e trajetória, diversos estudos e práticas sobre métodos de atuação cênica além de técnicas em Teatro de Animação (Bonecos, Máscaras, Sombras e Objetos) os quais buscam aplicá-los em seus espetáculos e produtos. Além da atuação e interpretação teatral, a Companhia prima pela formação de atores, novos grupos e coletivos artísticos. É formada por profissionais efetivos e convidados, com experiência nacional e internacional.


Leo Ortiz: Ator, Diretor, Mascareiro, Bonequeiro e Arte Educador, formado pelos cursos de teatro da UFMG e atualmente é Mestrando em teatro pela UFSJ. Contam em sua trajetória como pesquisador do teatro, cursos e experiências com: Natacha Belova (Rússia); Duda Paiva (Duda Paiva Company – Holanda), Simone Ordones; Ana Maria Amaral, Cia La Cónica/Lacónica (Espanha); Roberto Innocente (Itália), Olivier Bernoit (Espanha); Geeta Ramanujam (Índia); Martin Ellrodt (Alemanha); Maurizio Donadoni (Itália), entre outros. Como Ator, participou em sua carreira em diversos espetáculos e cenas curtas, entre eles: Gilles – La Barbe Bleue (Cia Valentina 2016); Pequenas Grandes Memórias (Cia Valentina 2016); Gilles – o Barba Azul (Cia Valentina/Grupo Galpão 2015); Pizzaria Alvorada (Coletivo Grupo Kabana/Solleo - FITBH 2008); A Farsa da Boa Preguiça (Cia da Farsa 2005); Krapp (T.U. 2004). É Fundador da Cia Valentina de Teatro, a qual é atualmente seu coordenador e diretor artístico. Foi fundador do Centro de Cursos Teatrais de Araxá, escola livre de formação teatral, que esteve em vigor de 2012 a 2016.  


Luciana Antunes: Formada pela escola livre de teatro - CCT-Araxá, possui formação com experiência internacional em confecção de bonecos e acessórios, além de projetos com renomadas Companhias brasileiras. É artista plástica, atriz e produtora, e realiza pesquisas teóricas e práticas nas Artes Cênicas, especializando-se em Teatro de Animação. Administrou projetos vinculados ao SESI – Araxá (2008-2012) e é Co-fundadora da Cia. Valentina de Teatro e do Centro de Cursos Teatrais - sede da Companhia, e espaço de ensino e pesquisa teatral. Entre março e maio de 2015 participou do "Laboratório Plan B", dirigido por Natacha Belova em Santiago - Chile, onde realizou uma pesquisa intensiva em confecção e manipulação de bonecos teatrais e desenvolveu a cena curta “Camarim”, que veio a se tornar um espetáculo em 2018. Juntamente com a Cia., também participou do Projeto Galpão em Araxá (julho-novembro de 2015) e participou da cena curta "Gilles - O Barba Azul" com direção de Simone Ordones. 

Sobre o produtor

Galpão Cine Horto

O Galpão Cine Horto é o centro cultural criado pelo Grupo Galpão na cidade de Belo Horizonte. Desde sua fundação, em 1998, é um espaço aberto à comunidade, comprometido com a pesquisa, a formação, o fomento e o estímulo à criação em teatro.

Local

Galpão Cine Horto
Rua Pitangui , 3613, Horto
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.