App Sympla
Baixe agora

Oficina Cenários Futuros: Setor Leste - Uberlândia (MG)

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Oficina Cenários Futuros: Setor Leste - Uberlândia (MG)

Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia, MG
24 de outubro de 2019, 08h - 27 de outubro de 2019, 18h

Inscrição

Ingresso único
Grátis
Inscrições até 27/10/2019
Encerrado
Total
R$ 0,00

Descrição do evento

Que bom te ver por aqui!

A Oficina “Cenários Futuros: Setor Leste – Uberlândia” tem como objetivo, de um lado, promover o ambiente para a reflexão crítica, a problematização da qualidade ambiental urbana e a elaboração de eixos norteadores de projeto urbano como parte do Panorama Ambiental Urbano desse setor. De outro lado e a partir da reflexão sobre essas análises urbanas, a oficina visa realizar exercícios de projetos de arquitetura e urbanismo, como parte de uma construção do futuro e como levantamento de juízos de valores para apoiar projetos. Essas reflexões irão gerar problemáticas a serem trabalhadas como proposições projetuais nas escalas: urbanas, arquitetônicas, ou do objeto. Neste sentido, a oficina será realizada em duas etapas.

Dia 24 e 25 de outubro:
Os trabalhos da 1a Etapa terão como base o Projeto de Pesquisa intitulado ‘Projeto Sustentável para a Cidade de Uberlândia - Setor Leste (Parte 1)’, Iniciação Cientifica CNPq (Bortoli e Cardoso, 2014) e os levantamentos de dados feitos pelos alunos da disciplina de ‘Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente II’ (2019), todos sob a orientação da Profª. Drª. Giovanna T. Damis Vital. A metodologia adotada para a elaboração do Panorama Ambiental Urbano é a DUC - Diagrama Unidade Complexa (Vital, 2012). Após as discussões envolvendo alunos e professores da graduação e da pós-graduação, arquitetos, representantes técnicos da prefeitura e comunidade, espera-se como resultado da 1ª etapa a elaboração de Eixos Norteadores de Projeto Sustentável para a Cidade - Setor Leste de Uberlândia.

Dia 26 e 27 de outubro:
A 2a Etapa faz parte das atividades didáticas da disciplina da Pós-Graduação (PPGAU/UFU) "Pesquisas tecnológicas em projetos experimentais", sob a orientação da Profª. Drª. Patrícia Pimenta Azevedo Ribeiro. Para o apoio teórico à discussão, sugere-se resgatar as propostas e experimentações  arquiteturais, urbanas e de design do século XX, mais precisamente a partir dos anos 1950, que revelaram abordagens visionárias e utópicas sobre a arquitetura e a cidade. A mudança de paradigma vivenciada e proposta por esses arquitetos nos leva perceber que também estamos num impasse entre a cidade media e interiorana e a cidade metrópole do século XXI, com todas as suas possibilidades e transformações. Vivenciando, hoje, a 4ª revolução digital, proporcionada pelas tecnologias cibernéticas, propõe-se pensar o futuro da cidade de Uberlândia através de projetos e projeções pertinentes a arquitetura, o urbanismo e o design. Projetos estes que serão respostas a algumas questões: Existe a possibilidade de um futuro melhor? Para onde vamos? Mas que futuro se espera para Uberlândia?

Obs. É necessário que os alunos inscritos levem material para desenvolvimento dos trabalhos, como: papel manteiga par desenhar propostas; computador para pesquisas; post-it; caneta, lápis, etc.
-
Horário: 8h às 18h.
Local: Salas no bloco 5O-B, Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica.
Se inscreva e participe!

Sobre o organizador

Giovanna Teixeira Damis Vital

Local

Universidade Federal de Uberlândia
Avenida João Naves de Ávila, 2121, Santa Mônica
Uberlândia, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.