27 mar - 2021 • 21:00 > 23:45
Videoconferência via Sympla Streaming
O Ágora Teatro inicia nesta sexta feira, dia 19/03 e sábado, dia 20/03, uma curta temporada de
CELSO FRATESCHI em Teatro virtual, com a reapresentação de O GRANDE INQUISIDOR, de Fiódor Dostoievski.
A partir da próxima semana também apresentaremos, em dias alternativos, O HORÁCIO, de Heinner Muller. Todas apresentações serão seguidas de debate com o próprio Celso e/ou uma personalidade convidada, dentro de nossa proposta por um Teatro que é também assembleia de discussão e troca de ideias.
DEBATEDORES
19.03 Simony dos Anjos
20.03 Walquiria Leão do Rego
26.03 Bianca Santana
27.03 Edson Passetti
O GRANDE INQUISITOR TEATRO VIRTUAL
Fomos mais uma vez despertados pelo Grande Inquisidor, de Fiódor Dostoievski.
A situação que vivemos evoca insistentemente as questões humanas essenciais desse pequeno capítulo dos Irmãos Karamazov.
Os limites impostos pela pandemia, nos instiga a reinventar o ato teatral já tantas vezes já reinventado. O desafio agora é monumental. Desde os primeiros espetáculos realizados em linguagem virtual no início da quarentena, percebemos que não se tratava apenas de transmitir uma peça por uma mídia diferente para se atingir uma relação teatral.
Os limites e as possibilidades dessa nova realidade da pandemia e da situação do nosso país, nos propõe, talvez nos exija, uma nova forma teatral e é isso que nos propomos buscar.
A escolha de O GRANDE INQUISIDOR como primeiro passo dessa pesquisa, deu-se de maneira natural pela estrutura da peça e pela contundência atual das provocações propostas por Dostoievski.
Formamos uma equipe mista com pessoas de cinema e de teatro e criamos um decálogo para nos guiar nessa busca.
DECÁLOGO
1-Como no teatro, (théatron, o lugar de onde se assiste), o espectador mantém sua hierarquia na concreção da narrativa.
2- O espetáculo acontece em tempo real.
3- Olho no olho. A câmera, além do registro da imagem, é um personagem ativo da narrativa.
4- A sala virtual é aberta antes do início do espetáculo para os espectadores se reconhecerem e eventualmente interagirem entre si.
5- Uma das câmeras acompanha a preparação do ator.
6- Durante o espetáculo permanece apenas a câmera do cenário.
7- No final, as câmeras dos espectadores são reabertas para que se possa conversar sobre o espetáculo e dar continuidade à assembleia teatral.
8- O cenário deve ser concebido para potencializar a narrativa do teatro virtual.
9- O dramaturgo e o ator permanecem como condutores da narrativa, juntamente com a câmera que se coloca como um personagem a mais.
10- Não é cinema. Não é vídeo. Não é teatro. É teatro e é virtual.
FICHA TÉCNICA
Adaptação e Interpretação Celso Frateschi
Direção Francisco C. Martins
Direção de Fotografia. Hugo Kovensky
Cenário e figurino. Sylvia Moreira
Câmera Alexandre Kok
Edição de vídeos Gabriel Milani
Edição de zoom SóLeo
Design gráfico Victor Nosek
Consultoria e Suporte/TI
Compumac Arthur Pinheiro, Carlos Melchiors Davi Santos
Realização Ágora Teatro
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
Ágora Teatro
O Ágora Teatro exerce papel importante no cenário teatral paulistano. Instalado na Bela Vista, coordenado pelo ator e diretor Celso Frateschi e pela arquiteta, cenógrafa e figurinista Sylvia Moreira, mantém desde 1999 uma programação baseada num repertório que contempla desde clássicos como Shakespeare, Moliere e Tcheckov. passando por autores modernos como O'Neill e Tenessee Willians, até autores contemporâneos como Heinner Muller e Pavlovsky.