App Sympla
Baixe agora

NEGÔ + ESCOLA B apresenta: Quilombo do Pensamento Negro

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

NEGÔ + ESCOLA B apresenta: Quilombo do Pensamento Negro

Edifício Ventura - Petrobras - Rio de Janeiro, RJ
15 de agosto de 2019, 18h-20h

Ingressos

ingresso único
Grátis
Vendas até 15/08/2019
Encerrado

Descrição do evento


NEGÔ e ESCOLA B apresentam: QUILOMBO DO PENSAMENTO NEGRO

                                                                                           "O quilombo é um avanço, é produzir ou reproduzir um momento de paz. Quilombo é um guerreiro                                                                       quando precisa ser um guerreiro. E também é o recuo se a luta não é necessária. É uma sapiência, uma sabedoria.
                                                                                                                A continuidade de vida, o ato de criar um momento feliz, mesmo quando o inimigo é poderoso, e mesmo quando ele quer matar você. A resistência. Uma possibilidade nos dias da destruição."
Maria Beatriz Nascimento


        Colocando em questão que em muitos dos espaços formativos, em destaque, nas universidades, o pensamento negro africano e diaspórico não é conhecimento válido enquanto epistemologia. Nós do Grupo de Pesquisa Negô, associados/as ao Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABETNO – UFRJ) em parceria com a Escola B, da Plataforma BATEKOO, realizaremos 18 encontros com pensadoras negras e pensadores negros, visando eclodir a grande produção de conhecimento existente produzido pela negritude. Essa ação se intitula - Quilombo do Pensamento Negro.

        Nessa marafunda de encontro saberes, enquanto práxis decidimos mergulhar nessa produção de conhecimento negra para pautar a nossa Tese de doutorado. Compreendendo que o rolê é da coletividade, decidimos, em grupo, tornar essa ação pública, coletiva e em rede. Rede pelo aspecto que muitas vozes, sujeitos e forças estarão imbricados nela. Levando em conta o que sinaliza Mel Duarte “Queremos mais que reparação histórica, ver os nossos em evidência e isso não é um pedido”, ocupar espaço – universidade é existir. Estudar o que é nosso, enquanto construção de conhecimento e resistir. Falar musicalmente de nós, periferados, diaspóricos, atlânticos, negros/as é resiliência. Aquilombar é uma possibilidade em dias de destruição.
Assim, o objetivo do Quilombo do Pensamento Negro é o de estudar, mergulhar, refletir, debater sobre a produção epistemológica da negritude africana e afrodiaspórica, com vias de construir um quilombo em nós, por nós e com nós. Estudaremos autoras e autores – Beatriz Nascimento, Abdias Nascimento, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Achile Mbeme, Milton Santos, Sueli Carneiro, Frantz Fanon, Guerreiro Ramos, bell hooks, Ângela Davis, Lélia Gonzalez, Patrícia Hill Collins, Pual Gilroy, Marcus Garvey, Nilma Lino Gomes, entre outros autores da diáspora e de África. São nossos convidados – Fernanda Felisberto, Jonathan Raymundo, Antonieta Adão, Jorge Vasconcellos, Wallace Lopes, Sílvia Barros, Renato Noguera, Rodrigo França, Hélio Menezes, Luciene Lacerda, Marina Mattos, Janaína Damasceno, Samuel Lima, Roberto Borges e demais pares compromissados com o nosso Quilombo.

SOBRE O NEGÔ

        Somos um grupo de estudos e pesquisa, associado ao Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação em Música. Fazem parte desse bonde - Thamara Colares, Acsa Braga, Victor Cantuaria, Danilo Santos e Leonardo Moraes.

"Todo corpo negro é um quilombo.
Todo corpo negro é resistência, ativismo e potência."

SOBRE A ESCOLA B
        A Escola B é o projeto pedagógico da BATEKOO. A partir da compreensão de que a BATEKOO deixou de ser apenas uma festa mensal e se tornou um movimento e uma plataforma de divulgação de produções artísticas e intelectuais negras, reiteramos nosso compromisso com ampliar e difundir o conhecimento de nossas raízes através de um novo eixo que contará com cursos, oficinas, rodas de conversa, mesas de debate, laboratórios, visitas a exposições, entre outras atividades.

LOCAL
Escola de Música da UFRJ
Avenida República do Chile, 330, Torre Leste, 21° andar, Centro - Rio de Janeiro – RJ

DIA/HORÁRIO
Quinta-feira – 18h às 20h (de 8 de agosto até 4/12)
As inscrições serão sempre feitas através dessa plataforma, sendo avisado sempre que abertas pelo evento:



* IMPORTANTE: Como o Edifício Ventura é um prédio corporativo é necessário portar documento com foto. Destacamos que não é permitida a entrada de bermuda e chinelo, no prédio.


Sobre o produtor

Local

Edifício Ventura - Petrobras
Avenida República do Chile, 330, 21º Andar, Centro
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.