Login
PT
Português
English
Español
O evento já encerrou...
NA REAL_VIRTUAL PARTE II - Pacote B - Sessões 01,05,08,09
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

NA REAL_VIRTUAL PARTE II - Pacote B - Sessões 01,05,08,09

6 nov - 2020 • 19:00 > 25 nov - 2020 • 21:30

Evento Online via Zoom

Descrição

NA REAL_VIRTUAL PARTE 2 

Seminário online sobre documentário brasileiro contemporâneo


Depois de uma primeira temporada bem sucedida, a Parte 2 deste seminário vai voltar a reunir quem pratica, quem estuda e quem aprecia os documentários brasileiros. De 4 de novembro a 2 de dezembro de 2020, cada um na sua casa. 


O elenco da Parte 2 será composto por Adirley Queirós, Alberto Alvares (cineasta guarani), Ana Luiza Azevedo, Claudia Priscilla, Eryk Rocha, Evaldo Mocarzel, Joel Zito Araújo, Jorge Furtado, Kiko Goifman, Lúcia Murat, Roberto Berliner, Sandra Werneck, Silvio Da-Rin, Susanna Lira, Vincent Carelli e Walter Salles, além de uma sessão especial de abertura, exclusiva para os inscritos no pacote completo, dedicada a Eduardo Coutinho com a participação de alguns de seus colaboradores históricos.  


Curadoria e mediação do documentarista e professor Bebeto Abrantes e do crítico e pesquisador Carlos Alberto Mattos. A produção é de Marcio Blanco.


Cada cineasta participante colocará em foco uma ou mais peculiaridades do documentário brasileiro contemporâneo – seja na maneira como enfoca grandes questões da atualidade, seja na forma como organiza sua exposição, como trata seus personagens, como dialoga com a invenção, como se insere no seu próprio filme.


O seminário terá filmes e materiais de apoio disponibilizados online aos participantes previamente aos encontros com os respectivos diretores pela plataforma Zoom. Para isso é necessário ter o Zoom instalado no seu dispositivo.



PACOTE B 

Inclui 4 sessões: 


SESSÃO 1 – 06 de novembro, 19h

Com Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo


O que pode um documentário?

A dramaturgia e a lógica do documentário sempre estiveram no foco de Jorge Furtado, desde os seminais Ilha das Flores e Esta Não é a sua Vida. As limitações e as possibilidades do documentarista foram tematizadas direta ou indiretamente em alguns de seus filmes. A longa parceria de Jorge e Ana Luiza Azevedo culminou com Quem é Primavera das Neves, um pequeno tratado sobre o poder do cinema para retirar personagens do anonimato sem ceder aos lugares-comuns da cinebiografia.   


Filmes:

Esta Não é a sua Vida (1991 / 16') e Quem é Primavera das Neves (2017 / 75').


__________________________________________________________________


SESSÃO 5 – 16 de novembro, 19h

Com Joel Zito Araújo


Cinema na raça

Um dos cineastas brasileiros mais reconhecidamente comprometidos com a questão racial, Joel Zito Araújo já abordou o assunto em relação à mídia, à política, ao turismo sexual e às relações familiares. Seu filme mais recente é um perfil complexo de um dos maiores artistas negros do nosso tempo, o nigeriano Fela Kuti. Trata-se, ainda, de um grande conhecedor do cinema africano e um intelectual plenamente engajado nas lutas pela equidade racial no Brasil.


Filme: A Negação do Brasil (2000 / 91’).


__________________________________________________________________


SESSÃO 8 – 23 de novembro, 19h

Com Kiko Goifman e Claudia Priscilla


Documentário de gênero

Parceiros em diversos filmes, Kiko Goifman e Claudia Priscilla têm explorado, juntos ou em separado, diferentes estratégias documentais e construído uma obra de peso no documentário brasileiro. As aproximações com o cinema de gênero caracterizam o já clássico 33, que flerta com o filme noir, e Filmefobia, cruzamento do documentário com a ficção de horror. Dirigido a quatro mãos, Bixa Travesty envolve outra acepção da palavra "gênero", constituindo um filme-manifesto sobre identidade sexual plural. 


Filmes:33 (2002 / 74’) e Bixa Travesty (2018 / 75’).


__________________________________________________________________


SESSÃO 9 – 25 de novembro, 19h

Com Adirley Queirós


Brasília, uma distopia

A periferia de Brasília grita nos filmes de Adirley Queiroz. Na visão desse realizador, genuíno representante das demandas populares, a capital federal se distancia violentamente dos propósitos utópicos que estavam na sua origem. Adirley convoca recursos do documentário e do cinema de gênero para criar novas concepções audiovisuais e um discurso ativista potente. Trata-se de um cinema singular no Brasil, juntando invenção de linguagem, efetividade política e principalmente autonomia de expressão.   


Filme: Branco Sai, Preto Fica (2014 / 93’).


__________________________________________________________________


NA REAL_VIRTUAL é uma realização da Imaginário Digital. 


Produção: Marcio Blanco

Assistência de produção: Kerlon Lazzari 

Programação visual: Nathalie Nery

Redes sociais: Kamila Medeiros 


Apoio Cultural: VideoFilmes

Promoção: Canal Brasil


Toda a programação do evento e informações sobre temas, filmes e diretores você acessa aqui:


imaginariodigital.org.br/NaReal_VirtualParte2


Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

NA REAL_VIRTUAL PARTE II - Pacote B - Sessões 01,05,08,09

Associação Imaginário Digital

A Associação Cultural Imaginário Digital é uma organização criada em 2008, qualificada como OSCIP em 2011. Nossos projetos atuam na interface entre os campos do audiovisual, educação e tecnologias para a geração de espaços inovadores de criação e aprendizagem. Na nossa trajetória de doze anos destacam-se os projetos Festival Visões Periféricas e o Visões Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais. www.imaginariodigital.org.br

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.