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Modelagem OMOP e ferramentas OHDSI

4 nov - 2021 • 19:00 > 5 nov - 2021 • 20:00

Evento Online via Moodle-RNP

Descrição

Você sabe o que Sami e Hospital Israelita Albert Einstein tem em comum? Eles estão apostando no padrão #OMOP para estruturação de informações clínicas para suas análises.

#OMOP foi um padrão criado especificamente para realização de estudos para demonstrar os efeitos de medicamentos no mundo real. Tais como análises de custo-efetividade, avaliação de incorporação tecnológica, desenho de protocolos, comparação de desempenho de rede, etc.

Alguns estudos sobre COVID-19 foram realizados rapidamente, com a colaboração de diferentes instituições no mundo? O que está por trás desta colaboração é a utilização de um padrão comum para representar informações, sem a necessidade de compartilhar/transferir dados entre as instituições.

Se você trabalha com HTA, RWE, farmacoeconomia, gestão de saúde populacional, modelos de remuneração, remuneração baseada em valor e outros temas ligados ao aumento da eficiência do sistema de saúde precisa conhecer.

Durante o curso, os alunos terão acesso a um servidor OMOP para realizar atividades práticas e experimentos. 

Objetivos:

 

Os objetivos deste curso são:

      Apresentar a iniciativa OHDSI;

      Aprofundar e discutir os aspectos práticos e teóricos do modelo comum de dados (Common Data Model - CDM-OMOP);

      Conhecer e aplicar os vocabulários padronizados;

      Apresentar as ferramentas de geração e análise da base OMOP;

      Definir conceitos, coortes, estudos e compartilhar análises de forma prática;

      Conduzir atividades práticas para sedimentação do conhecimento teórico;

      Oferecer um ambiente para realização de atividades práticas.

 

Espera-se que, ao final do curso, os participantes tenham uma visão geral da plataforma e ferramentas OHDSI e sejam capazes de:

i)               compreender o modelo comum de dados (CDM-OMOP);

ii)              utilizar conceitos dos vocabulários em saúde;

iii)             entender o processo de definição de uma coorte e a visualização dos dados assistenciais, fomentando assim uma pesquisa observacional de alto nível;

iv)             iniciar projetos envolvendo o uso dessas ferramentas para análise de dados com o modelo OMOP, fomentando a utilização deste modelo.

 

 

Público Alvo:

 

Pesquisadores, detentores de dados, epidemiologistas, estatísticos, cientistas da computação, clínicos e todos que estão tentando gerar evidências a partir de dados observacionais de saúde e que gostariam de participar no estabelecimento e aplicação de melhores práticas científicas em sua pesquisa.


Estrutura do Curso:

 

A duração do curso é de 06 semanas sendo que 03 (três) semanas para a parte teórica e mais 03 (três) para a parte prática, com 2 aulas de 1 hora e 30 minutos por semana.

O material de estudo será disponibilizado para estudo assíncrono previamente às aulas para que aumente a experiência de participação.

Durante as aulas síncronas serão discutidas teoria e prática, sempre com a participação dos professores.

Ao final do curso, os alunos serão convidados a apresentar um projeto feito em grupo relacionado ao conteúdo apresentado no curso.

 

As aulas acontecerão às terças e quintas feiras das 19h às 20h30.


Módulo 1

                i.         Introdução

a.     Palestra Eduardo – “OMOP e openHealth”

b.     OMOP/OHDSI 

c.     Discussão aberta 

 

Módulo 2

              ii.         Arquitetura da Informação Médica

             iii.         Modelo comum de dados (Common Data Model CDM-OMOP)

 

Módulo 3 

             iv.         Vocabulários Padronizados

 

Módulo 4 

              v.         Apresentação das ferramentas WhiteRabbit, Usagi, Athena, Achilles e ATLAS

 

Módulo 5 

             vi.         Fenotipagem: Definir conceitos e caracterizar coortes

            vii.         Tipos de Estudos/Análise 

 

Módulo 6 

          viii.         Práticas de estudos reais


Módulo 7 

ix.  Acompanhamento da prática

 

Módulo 8 

x.   Conclusões e apresentação dos trabalhos

  

Avaliação:


Apresentação do trabalho final de conclusão do curso e entrega de documentação sobre racional do estudo.

 

Certificado:

 

No mínimo 75% de presença nas aulas síncronas e apresentação e entrega do trabalho em grupo.

 

Informações sobre o curso: [email protected]


Início das Aulas - 04/11/2021

Previsão de término das aulas - 14/12/2021



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Sobre o organizador

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A SBIS tem como objetivo promover o desenvolvimento de todos os aspectos da Tecnologia da Informação aplicada à Saúde. A tradição da atuação da SBIS é marcada pela realização de eventos nacionais e internacionais, como congressos, simpósios, cursos, seminários, e workshops. A SBIS colabora com os órgãos públicos, como a OPAS e o Ministério da Saúde, bem como com outras entidades e associações de classe. www.sbis.org. br [email protected]

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