App Sympla
Baixe agora

Mobilidade Urbana e descarbonização das cidades

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Mobilidade Urbana e descarbonização das cidades

SEAERJ - Rio de Janeiro, RJ
06 de dezembro de 2018, 17h30 - 07 de dezembro de 2018, 19h30

Ingressos

Ingresso único
Grátis
Vendas até 06/12/2018
Encerrado

Descrição do evento

Em 2018, indo de acordo com o compromisso assumido pela Associação por meio do Manifesto 17:30 (www.manifesto1730.com.br), e desejando fomentar a discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Visão Abraps realiza sua agenda de 2018 de "Cafés com Impacto" com temática totalmente voltada aos 17 ODS. Cada um dos encontros abordará um dos Objetivos estabelecidos pela>
Neste Café com Impacto teremos como tema o Mobilidade Urbana e descarbonização das cidades, que envolve os ODS: 7 - Energia limpa e acessível, 11 - Cidades e COmunidades Sustentáveis, 13 - Ação global contra a mudança do clima (confira mais informações em: www.nacoesunidadas.org ).

Para nos ajudar nesse bate-papo, convidamos a Natália Moraes, fundadora da Escola 21, acredita que a Educação é a principal ferramenta de transformação para um mundo sustentável. É Mestre em Planejamento Energético (COPPE/UFRJ), com foco em demanda de energia no setor de transportes, e é graduada em economia (UFRJ). Trabalha na Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) há mais de 10 anos. Ao longo de sua carreira, trabalhou como consultora no Ministério de Minas e Energia (MME), no Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Atua também como professora, autora e palestrante. Áreas de concentração nos ODS: 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis, 7- Energia Limpa e Renovável e 13- Ação contra a Mudança Global do Clima.

A evolução histórica da mobilidade urbana concentrada no transporte rodoviário e, particularmente, nos automóveis apresenta grande influência no consumo de combustíveis e na emissão de poluentes locais e globais. Observa-se que, em 2016, o setor de transportes foi responsável pelo consumo de 32,5% de toda a energia consumida no país e por 45,3% do total de emissões (429 MtCO2-eq) referentes à matriz energética brasileira (MME, 2017).
Além disso, as características da mobilidade de pessoas dentro das cidades têm impacto direto sobre questões fundamentais que determinam a qualidade de vida de seus cidadãos, como: a ocupação do solo, o acesso a serviços, o desenvolvimento econômico e à equidade social. Durante este Café com Impacto, será abordada a evolução histórica de algumas variáveis chave desta temática, bem como inovações, soluções e tecnologias que deverão fazer parte da
agenda política, ambiental e social nos próximos anos.

Vamos bater um papo?

O encontro será na SEAERJ (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro) na Rua do Russel, 1 - Glória, Rio de Janeiro, n
o dia 06 de dezembro, das 17h30 às 19h30. 

Inscreva-se, o evento é gratuito, porém as vagas são limitadas! 

Ao participar do evento você AUTORIZA o uso de imagem em todo e qualquer material entre fotos, vídeos e documentos, para ser utilizada por tempo ilimitado pela Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável.

Sobre o produtor

Visão ABRAPS

O VISÃO ABRAPS surgiu a partir de um grupo de jovens da ABRAPS (Associação Brasileira dos profissionais pelo desenvolvimento sustentável) com o objetivo de facilitar a aproximação de pessoas que se interessam por este tema através de uma visão mais inovadora e informal.

Local

SEAERJ
Rua do Russel, 1, Glória
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.