O evento já encerrou...
Mobilidade e saúde na perspectiva do direito à cidade
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Mobilidade e saúde na perspectiva do direito à cidade

26 out - 2020 • 18:30 > 20:30

Evento Online

Descrição

O Evento

A mobilidade urbana assim como a saúde deve ser tratada de maneira integrada à gestão urbanística estratégica e participativa, buscando o pleno desenvolvimento das funções sociais das cidades e da propriedade urbana e o bem-estar das pessoas, de modo sustentável - econômico, social e ambientalmente de forma a garantir o direito à cidade sustentável e resiliente a todos. Esta palestra objetiva evidenciar como a mobilidade é necessária para uma saúde melhor para pessoas e ainda garantir o direito à cidade.

 

Justificativa

O direito à mobilidade urbana é um dos componentes do direito à cidade.  As cidades devem permitir a circulação das pessoas e cargas em condições harmoniosas e adequadas. Para tanto, elas devem ser dotadas de um adequado sistema de mobilidade. A mobilidade urbana é, simultaneamente, causa e consequência do desenvolvimento econômico e social, da expansão urbana e da distribuição espacial (ou localização) das atividades dentro de uma cidade. A estrutura viária e a rede de transporte público têm especial participação na configuração do desenho das cidades. Por isso diz-se que elas são estruturantes. A rede de mobilidade urbana é complexo sistema, composto por infraestrutura urbana, por normas jurídicas, organizações e procedimentos de fiscalização e controle do uso da infraestrutura, por serviços de transporte de passageiros e cargas, por mecanismos institucionais, regulatórios e financeiros de gestão estratégica. Neste momento de pandemia a mobilidade é fator essencial nos deslocamentos das pessoas que promovem a saúde assim como das pessoas que ajudam na manutenção dos ambientes e para os funcionamentos das instituições que fornecem artigos de primeira necessidade como supermercados, mercearias e outros. Esse complexo o sistema deve ser estruturado de modo a garantir a toda e qualquer pessoa autonomia nos deslocamentos desejados dentro do espaço urbano.

 

Objetivo geral

Apresentar a mobilidade como elemento necessário para a manutenção da saúde pública e para consolidação do direito do homem à cidade.

 

Objetivos específicos

Promover a capacidade da mobilidade quanto a: I. reduzir as desigualdades e promover a inclusão social; II – promover o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais; III – proporcionar melhoria nas condições urbanas da população no que se refere à acessibilidade e à mobilidade; IV – promover o desenvolvimento sustentável com a mitigação dos custos ambientais e socioeconômicos dos deslocamentos de pessoas e cargas nas cidades; V – consolidar a gestão democrática como instrumento e garantia da construção contínua do aprimoramento da mobilidade urbana.

 

Metodologia

A palestra será realizada por meio de vídeo conferência.   

 

Conteúdo programático

* Saúde

* Mobilidade            

* Direito à cidade    

 

Público-alvo:

* Alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UniAraguaia e de outras IES.

* Docentes da UniAraguaia e de outras IES

* Pessoas da comunidade em geral interessadas em compreender mais sobre mobilidade.

 

PALESTRANTE

SILMARA VIEIRA

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e especialista em Planejamento Urbano e Ambiental. Atualmente, atua pela implementação Agenda 2030-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, trabalhando metodologias participativas para a territorialização da agenda no DF e municípios brasileiros e presta consultoria para a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) na área de Mobilidade Sustentável e Saúde. Foi Diretora Técnica e Administrativa da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos-CMTC/Região Metropolitana de Goiânia de 2002 a 2004, Superintendente de Programas Urbanos da Secretaria de Estado das Cidades do Governo do Estado de Goiás de 2005 a 2008, Presidente da Agência Goiana de Habitação-AGEHAB do Governo do Estado de Goiás de 2008 a 2011, Assessora da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades em 2011. Foi Secretária Interina da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano no Ministério do Meio Ambiente, onde também dirigiu a área de Gestão Ambiental e Urbana e o Sistema Nacional de Meio Ambiente, de 2012 a 2014. Coordenou o Programa Cidades e Territórios pelo Instituto Arapyau de 2014 a 2015 e dirigiu a área de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental no Ministério do Meio Ambiente de 2015 a 2016. Em 2017, atuou na revisão e proposição para a delimitação territorial e modelo de governança da Região Metropolitana de Goiânia, para criação do Conselho de Desenvolvimento da RMG e para a criação do Instituto de Planejamento da RMG.

 

 

LINK DA PALESTRA ON-LINE

No ato da inscrição os participantes receberão pelo e-mail cadastrado o Link de acesso ao Aplicativo Zoom.

Termos e políticas

Evento online

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Mobilidade e saúde na perspectiva do direito à cidade

NÚCLEO DE EXTENSÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - FARA

O Núcleo de Extensão e Pós-graduação, doravante NEPG, foi criado em 20 de outubro de 2004, pelo ato normativo n. 006/04, com base no Regimento da Faculdade Araguaia e atualmente estrutura seu projeto de Pesquisa, passando ser denominado, a partir de 16 de novembro de 2012, Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (NEPPG).

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.