App Sympla
Baixe agora

Mobilidade e crise do refúgio no mundo.

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Mobilidade e crise do refúgio no mundo.

Auditório Pangea - Rio de Janeiro, RJ
14 de agosto de 2019, 15h-17h30

Ingressos

Ingresso único 
Grátis
Vendas até 14/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

Com a globalização, a mobilidade se tornou um processo mais facilitado em uma série de fatores, transformando o fluxo de bens, serviços e de alguns seres humanos em algo muito mais simples do que era poucas décadas atrás. Entretanto, o século XXI também evidenciou outra via da mobilidade humana em que as desigualdades internacionais são aumentadas, criando barreiras para a entrada de migrantes, fronteiras físicas e legais, mas que também podem se manifestar por meio de discursos que levam à construção do migrante como o inimigo.

O cenário internacional contemporâneo passa por uma “crise” do refúgio enquanto instituição, onde muitos Estados realizam controles de fluxo e criam medidas securitárias para lidar com essa questão, contrariando por vezes o Direito Internacional dos Refugiados e todo o sistema internacional de proteção à pessoa humana. Mas, para além do Estado, existe uma crise pior, a crise dos refugiados, que lida as pessoas que estão fugindo de diversas formas de perseguição, da fome, da violência e que estão fazendo isso porque querem viver e porque não encontram no seu Estado natal as condições necessárias para que possam continuar nele. 

Diante dessa questão, o Projeto Vidas em Trânsito tem o prazer de convidar a comunidade, organizações e membros da academia para o evento Mobilidade e Crise do Refúgio no Mundo, que ocorrerá no dia 14 de agosto, às 15 horas no Auditório Pangea do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), no Campus Fundão da UFRJ. 

Sobre o produtor

Projeto Vidas em Trânsito

O projeto nasceu a partir da disciplina de Estudos Migratórios do bacherelado em Defesa e Gestão Estratégica Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mediante o desejo de alguns discentes e docentes em desenvolver um projeto específico sobre refugiados. Entendendo a necessidade da construção de um espaço de integração entre a UFRJ e a comunidade, este projeto visa incentivar o compartilhamento de saberes e experiências entre a universidade, os refugiados e a sociedade.

Local

Auditório Pangea
UFRJ Avenida Athos da Silveira Ramos 149 Ilha do , Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.