16 mai - 2020 • 14:00 > 6 jun - 2020 • 17:30
Evento Online
Ementa:
Desde os primórdios da psicanálise a análise de crianças se apresentou como um desafio à técnica psicanalítica: seria possível? Qual a importância? A técnica do associar livremente se manteria? Tais questões foram respondidas pelos esforços de teóricos pós-freudianos. Viu-se que além de muito possível, a análise infantil tem apresentado excelentes resultados para a saúde mental dos pequenos e dos jovens.
Na análise infantil, o associar livremente pela palavra dá lugar ao associar livremente pelo lúdico, pela brincadeira. Tanto a infância como a adolescência são etapas da vida que se apresentam como verdadeiros desafios aos sujeitos. São grandes etapas de perdas e frustrações, com as quais o sujeito é convocado a dar conta de um complexo processo reconstrução subjetiva.
Nota-se que independentemente das causas do sofrimento, cada criança ou adolescente apresentará de forma singular uma defesa psíquica para lidar com as perdas, frustrações, medos que a vida e o Outro impõe. O espaço da análise será, então, o de proporcionar um espaço de reedição e fortalecimento da construção subjetiva do sujeito.
Apesar das técnicas centrais da psicanálise de adultos se manterem na clínica da criança e do adolescente, esse campo conta com inúmeras especificidades. Quais as técnicas atuais? Qual a sintomatologia contemporânea? O que a psicanálise produziu teoricamente sobre a constituição psíquica da infância e da adolescência? Quais intervenções são indicadas? Quais os possíveis diagnósticos? Qual a importância dos pais?
Assim, entendendo o quão desafiador e necessário é o campo da psicanalise da criança e do adolescente o Nappsi lança o MINICURSO - INTRODUÇÃO A CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Teremos módulos para os principais temas da área visando proporcionar o esclarecimento teórico, e principalmente o da técnica analítica com a criança e ao adolescente. Em todos os módulos teremos como horizonte o fazer clínico a partir da metodologia de estudo de casos publicados.
Público Alvo: Psicólogos e estudantes de psicologia.
Cronograma:
Aula 1: A Escuta e olhar do analista na clínica com crianças (14/03/2020) JÁ REALIZADA
Docente: Danielle Faustino
Nesta aula serão discutidas problemáticas iniciais da clínica infantil. Dessa forma, serão analisadas à luz de um estudo de caso clínico algumas demandas das crianças. Através do caso, objetiva-se demonstrar que é possível abrir espaço para a escuta da demanda clínica da criança e preservar sua condição subjetiva em atendimento. Também será abordado as condições da criança como sintoma familiar.
Aula 2: O brincar como ferramenta analítica (16/05/2020) SERÁ REALIZADA NA MODALIDADE ONLINE
Docente: Marcela Santos
Esta aula centra-se na discussão do manejo da clínica infantil. A partir da história e as divergências entre escolas teóricas será discutido a importância do lúdico como ferramenta de acesso ao inconsciente, assim como a utilização da caixa lúdica e os mecanismos de defesa da infância. Após tais discussões será apresentado um caso clínico.
Aula 3 – A clínica dos casos extremos (23/05/2020) SERÁ REALIZADA NA MODALIDADE ONLINE
Docente: Maíra Barroso Léo
Nesta aula, serão discutidas modalidades de tratamento de crianças psicóticas em situação de vulnerabilidade social extrema em um Centro de Referência em Saúde Mental Infantil de Belo Horizonte e o papel da equipe multidisciplinar no tratamento e atenção à crise. Serão apresentadas diversas vinhetas clínicas que ilustrarão as manifestações das psicoses na infância e suas especificidades.
Aula 4 – História do Autismo (30/05/2020) SERÁ REALIZADA NA MODALIDADE ONLINE
Docente: Maíra Barroso Léo
Através desta aula busca-se trazer um panorama sobre a clínica do autismo infantil. Para tanto, serão discutidos os seguintes temas: A origem do termo autismo; o autismo como categoria nosográfica isolada pelo pedopsiquiatra austríaco Leo Kanner; Caso Donald; Aprofundamento da sintomatologia autística descrita por Leo Kanner em “Os distúrbios autísticos do contato afetivo”; “A psicopatia autista na infância”, do pediatra austríaco Hans Asperger; Aprofundamento da sintomatologia autística descrita por Hans Asperger; A inclusão e a evolução do autismo dentro do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-V) e da Classificação Internacional das Doenças (CID-10).
Aula 5 – A Clínica da Adolescência (06/06/2020) SERÁ REALIZADA NA MODALIDADE ONLINE
Docente: Vanessa Guimarães
Nesta aula busca-se pensar a singularidade do manejo da clínica de adolescentes. Através do olhar de Freud e Lacan pretende-se analisar o momento do “despertar da primavera” e desvelamento do véu, ou seja, a passagem da infância e suas consequências para o sujeito. Para tanto, serão utilizados casos clínicos que possibilitem a discussão. Por fim, será a discutido a problemática da adolescência no tempo do imperativo do gozo e do excesso tecnológico.
Dados Gerais:
Data: Todos os sábados.
Início: 14/03/2020
Término: 06/06/2020 NA MODALIDADE ONLINE
Horário: 14h às 17h30
Público Alvo: Psicólogos e estudantes de psicologia.
Número de horas para o certificado: 18h.
O curso será ministrado pelas psicanalistas integrantes do corpo clínico do Nappsi. Os currículos dos profissionais estão disponíveis no site www.nappsi.com.br
A turma será confirmada mediante número mínimo de inscrições.
A emissão de certificado será condicionada a frequência mínima de 75%.
Informações: [email protected]
Whatsapp: (31) 99344-4204
O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.
Nappsi -Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Psicanálise
O Nappsi – Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Psicanálise – foi constituído por um grupo de Psicólogos que, ao longo de suas trajetórias acadêmica e profissional, demonstraram um comum interesse em desenvolver a pesquisa teórica em Psicanálise e realizar atendimento clínico na cidade de Belo Horizonte.