App Sympla
Baixe agora

Mestres da Dança com Luis Arrieta

Espaço 10x21 - São Paulo, SP
24 de novembro de 2018, 10h-12h

Compartilhar:

Ingressos

R$ 0,00

Único / 1kg de alimento não perecível
Grátis
Vendas até 24/11/2018
0

Descrição do evento

Ensino / Composição / Interpretação

Conversa com pequenas e simples experiências

“De certo modo, o espaço é uma região intermédia entre o cosmos e o caos. Como âmbito de todas as possibilidades é caótico, como lugar das formas e das construções é cósmico.

A relação entre o espaço e o tempo constituiu uns dos meios para dominar a rebelde natureza do especo. Outro, o mais importante, foi sua organização por meio de organizações fundadas na sua tridimensionalidade. Cada dimensão, em seus dois sentidos possíveis –na reta- facilitou dois pólos de orientação. A estes seis pontos situacionais agregou-se o sétimo: o centro. O espaço ficou convertido assim numa construção lógica. O simbolismo do nível e da orientação completou sua ordenação significativa. A tridimensionalidade do espaço se expressa por uma cruz de três dimensões, cujos braços orientam-se nas seis direções espaciais: as quatro dos pontos cardeais, mais as dois do cume e do nadir. Estes correspondem ao alto e ao baixo; os pontos extremos de frente e atrás, ao leste e oeste; os da direita e esquerda, ao sul e ao norte. O eixo vertical é o eixo polar; o eixo norte-sul é o solstício; o leste-oeste, o equinócio............Também tem-se considerado o centro da cruz tridimensional como o coração do espaço. Reduzindo a cruz a duas dimensões, em contraste de verticalidade e horizontalidade, a cruz representa a harmonia entre os sentidos da amplidão (largo) e da exaltação (alto). O sentido horizontal concerne a um grau ou momento da existência. O vertical à sua elevação moral.”

Dicionário de Símbolos – Juan Eduardo Cirlot

Nas palavras da Sra. Ilse Wiedmann (minha primeira professora de dança), “aquele que sabe profundamente o que é frente e atrás, lado e lado, acima e abaixo, é sem dúvida um bailarino”.

Muito tempo depois compreendi que este enunciado considerava tacitamente, mas incondicionalmente, o saber profundo da sétima direção, o centro, o ponto de referencia, o eu, e que era o motivo de toda pesquisa, de todo desejo de conhecer e saber não só da dança senão da vida de todo ser humano.

Luis Arrieta

Bailarino, coreógrafo, professor e pesquisador, com mais de 150 criações de estilo inconfundível, nascido na Argentina, iniciou-se na dança em Buenos Aires e desenvolveu seus estudos e carreira principalmente no Brasil. Diretor, co-diretor, maitre e coreógrafo de importantes companhias do país, também atua na América Latina, Estados Unidos e Europa em montagens e turnês. Reconhecido com inúmeros prêmios e menções honrosas pelo seu trabalho na área, Luis Arrieta apresenta-se em eventos especiais de dança trazendo ao palco toda a sua experiência e sensibilidade interpretando próprias criações.Por sua contribuição à dança brasileira foi agraciado com inúmeros prêmios e distinções, dentre os quais se destacam: Prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte - APCA - (1977, 1979, 1980, 1988, 2012); Prêmio Governador do Estado de São Paulo (1978, 1979, 2012); Prêmio Conselho Estadual de Cultura de Salvador (1985), Bolsa Vitae de Artes para Criação Coreográfica e Pesquisa (1991) IBAC (2010), Personalidade da Dança (1999), Figuras d Dança TV Cultura (2008), Coleção Aplauso “Poeta do movimento” (2010), e diversos prêmios de Melhor Coreógrafo e Melhor Coreografia concedidos pelos mais importantes festivais de dança do país.

Sobre o produtor

Espaço 10x21

Um dos melhores espaços multiculturais de São Paulo, destinado a ensaios, audições, cursos, workshops, filmagens, exposições e outras atividades ligadas à arte.

Comentários

Local

Espaço 10x21
Rua Cotoxó, 321, Pompéia
São Paulo, SP

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.