App Sympla
Baixe agora

Menos30 Fest Fortaleza

Universidade de Fortaleza - Fortaleza, CE
23 de novembro de 2019, 10h-19h

Ingressos

R$ 0,00

Menos30 Fest Fortaleza
Grátis
Vendas até 23/11/2019
0
Total
R$ 0,00

Descrição do evento

Entra geração, sai geração, e uma das maiores obsessões da humanidade continua sendo a mesma: fazer projeções do futuro. Enquanto nenhuma startup desenvolve a tão sonhada máquina do tempo, o Menos30 FEST embarca nessa viagem com o tema “Como se faz um futuro?”

Longe de se aventurar na adivinhação, a intenção do festival, que acontece no dia 23 de novembro, na Unifor, em Fortaleza, é explorar as múltiplas possibilidades trazidas pela 4ª revolução, a revolução tecnológica, que transformará a forma como trabalhamos, produzimos conhecimento e nos relacionamos.

Diverso, para todos e totalmente gratuito, o Menos30 FEST é um convite para experienciar e refletir sobre como chegamos até aqui, onde estamos em termos de evolução tecnológica e para onde vamos. Será um dia inteiro de debates, palestras, oficinas, mentorias e experimentações sobre assuntos relacionados ao ecossistema empreendedor. Ao longo da programação serão abordados temas como inteligência artificial, análise de dados, internet das coisas, como formar times, como criar uma marca,  jornada do consumidor, propósito de marca, entre outros temas.

Programe-se para chegar cedo! Todas as atividades estão sujeitas à lotação dos espaços e a entrada do público será por ordem de chegada.


PROGRAMAÇÃO MENOS30 FEST FORTALEZA 2019 (*em atualização)

PALCO GRANDES ENCONTROS

10h – Abertura

10h30 - Ei, vamos explodir as bolhas sociais?

Você já notou que assuntos, pessoas, postagens e ideias que costumam passear pela sua timeline têm algo em comum? Isso não é uma mera coincidência. Um algoritmo complexo ajusta a alimentação de conteúdos de acordo com as preferências e comportamentos de cada um. Se por um lado isso facilita a leitura do que é relevante para você, por outro também cria as chamadas “bolhas” de realidade digital. E agora, você quer viver em uma bolha?

Participantes:

Pedro Lenhard é pesquisador, Mestre em Administração Pública, especialista em análise de redes sociais, internet e sociedade. Como Coordenador de Pesquisa e Inovação da FGV desenvolveu projetos de consultoria para o setor público, privado e academia.

Victor Hugo C. de Albuquerque é pesquisador sênior do IEEE e líder do Grupo de Pesquisa em Informática Industrial, Eletrônica e Saúde (CNPq). Atua em linhas de pesquisa envolvendo IoT, Machine/Deep Learning, Reconhecimento de Padrões e Robótica. Possui graduação em Engenharia Mecatrônica (CEFET/CE), mestrado em Engenharia de Teleinformática (UFC), Doutorado em Engenharia Mecânica (UFPB) e atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Ana Carolina da Hora é Líder de Tecnologia na multinacional Havas Plus (RJ), criadora do Computação da Hora, projeto que tem o objetivo de descomplicar os conceitos de computação. Foi professora de lógica de programação para crianças e integrou o Olabi, organização social que busca democratizar a produção de tecnologia. Atualmente participa Apple developer Academy PUCRio e estuda Ciências da Computação.

Mediadora: Mayara Teixeira - Profissão Repórter

12h - Experiências Educacionais Inovadoras: como ganhar escala?

A junção de tecnologia, educação e criatividade têm gerado experiências de formação cada vez mais inovadoras ao redor do mundo. Surgem novos modelos mentais, metodologias educacionais, laboratórios de experimentação e promessas de futuro. Neste contexto, o que tem dado certo? Como alunos e professores têm lidado com essas transformações? E como democratizar tudo isso? Conheça iniciativas de instituições públicas e privadas que estão mudando a forma como enxergamos os processos de formação.

Participantes:

Davi Rocha é Mestre em Administração e Controladoria (UFC), MBA em Marketing (FGV), e graduado em Publicidade e Propaganda (Unifor). Co-fundador da Logovia (hoje WeDoLogos), Gestor da VIBE, célula de inovação em comunicação do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, e Conselheiro do Time Unifor na Enactus Brasil.

Aldineide de Queiroz, gestora da Escola Técnica Estadual Cícero Dias - NAVE Recife. Há 26 anos atua na área da Educação. É mestre em Administração (UFBA), possui Licenciatura em Letras, com especialização em Linguística aplicada à Língua Portuguesa (FAFIRE).

Débora Garofalo, graduada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa (Unicamp), Mestranda em Educação (PUC SP). Professora há 14 anos da rede pública de São Paulo. Atualmente assessora de Tecnologia da Rede Estadual de Ensino de SP. Vencedora de grandes prêmios entre eles Professores do Brasil 2018, Desafio de Aprendizagem Criativa do MIT 2019 e considerada uma 10 melhores Professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize 2019.

Mediadora: Thaís Itaqui – GloboNews.

14h30 - Inove como um nordestino: iniciativas locais com alcance global

Nos 9 estados nordestinos vivem cerca de 56 milhões de brasileiros que enfrentam os mais diversos desafios cotidianos. Para enfrentá-los, polos de inovação tecnológica despontam na região criando soluções. Quem são os inventores nordestinos? Quais são as inovações que servem de inspiração para todo o país?

Sampaio Filho, empresário, presidente do Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Ceará (Simec), presidente do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da FIEC, autor do livro “Movido por ideias – A arte de empreender com inovação”.  Graduado em Engenharia Mecânica (Unifor), pós-graduado em Engenharia Mecânica (Unifor), Engenharia Mecatrônica (UFC/UFSC), Engenharia de Petróleo (Unifor) e em Inovação Tecnológica (IFCE/IEL).

Marcela Fujiy é cofundadora da Be. Labs, aceleradora de ideias e negócios de mulheres. Atuou por 12 anos em multinacionais no Brasil e no exterior e é palestrante nas áreas de empoderamento feminino e gestão. Graduada em Direito (UFPB), pós-graduada em Administração de Empresas (UNIP), certificada em Gerenciamento de Projetos pela George Washington University. Mentora do StartPB - Sebrae PB.

José Milton de Sousa Filho é professor da Pós-Graduação em Administração de Empresas da Unifor. Pesquisador nas áreas de Estratégia, Empreendedorismo e Sustentabilidade. Pós-Doutorado na EGADE Business School, Doutor em Administração de Empresas (FGV-EAESP), mestre em Administração (UFPE) e bacharel em Administração (UFC).  Participa do programa Microeconomics of Competitiveness (MOC) da Harvard Business School. Atuou como gestor e consultor de diversas organizações privadas, públicas e do terceiro setor e é sócio da Wave Aceleradora.

Mediador: Luiz Esteves – TV Verdes Mares

16h - Daqui pra onde?

Mudanças tecnológicas. Transformações exponenciais. Inteligência artificial, automação, robótica e internet das coisas, etc. Tudo isso já faz, ou fará parte do nosso cotidiano. No entanto, a forma como os seres humanos farão uso dessas tecnologias nos guiará para um futuro mais acessível, diverso e inclusivo ou excludente e desigual. Que futuro queremos construir?

Ivan Patriota, Diretor Executivo do CESAR Labs, área de Experimentação e Empreendedorismo do CESAR. Graduado em Ciência da Computação (Unicap), Especialista em Gestão de Projetos (UPE).

 Eduardo Perez é Diretor de Data & Analytics do time de Inteligência Digital da Globo. Lidera equipes que atuam com as ferramentas AdTech e com as plataformas de dados para a publicidade digital. Bacharel em Economia (USP), possui pós-graduação em Engenharia de Software (FASP) e MBA em Environmental Management and Technology (USP). Em sua trajetória profissional, conduziu equipes de engenheiros de software e cientistas de dados que criaram produtos baseados em análise estatística preditiva/machine learning, inteligência artificial, desenvolvimento de software e infraestrutura de TI.

Clarissa Ribeiro é professora da Unifor e líder do Laboratório de Inovação e Prototipagem.  Pesquisa interfaces entre ciência, arte e tecnologia. Bacharel e Mestre em Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP), doutora em Artes Visuais (ECA-USP e Planetary Collegium, University of Plymouth) e bolsista Fullbright de pós-doutorado em Artes (UCLA). Instrutora e Palestrante do Art-Sci Center and Lab e membro do Artsci Collective (UCLA), parecerista de eventos científicos como o Politics of The Machine (Copenhagen e Beirut) e Consciousness Reframed: Biomind and Technonature (Porto), em que também expôs instalações de arte digital e ciência.

Mediadora: Renata Ceribelli - Fantástico

 

PALCO FALAS AFIADAS

11h – Os Desafios do Crescimento

No começo, parece mais simples: quem empreende faz toda a operação e conhece todos os detalhes do negócio. E quando começa a dar certo, o que fazer? Quais os principais desafios para profissionalizar a gestão, delegar tarefas e expandir o seu negócio? Como criar processos para garantir a qualidade? O que levar em conta ao investir em outras cidades? Nesta conversa, Renata Aguiar compartilha a vivência de empreendedora que começou jovem, fabricando o próprio produto, e hoje administra uma rede de lojas em 7 estados do Brasil.

Renata Aguiar é cofundadora da San Paolo Gelato.

11h45 – Empreender para entreter

Como sobreviver no mercado cultural brasileiro? Quais são as estratégias para criar eventos que reúnem as pessoas?  Para planejar, produzir e gerir um evento é fundamental saber o que se deve ou não deve fazer. Com uma experiência acumulada em festivais, gestões públicas e produção de programas em rádio, Jarmeson de Lima, do festival No Ar Coquetel Molotov, compartilha seu conhecimento e vivência ao longo de 15 anos como profissional no mercado cultural do país com projetos de grande, médio e pequeno porte.

Jarmeson de Lima é jornalista e produtor cultural, cofundador do Festival No Ar Coquetel Molotov.

12h30 – Economia Criativa – Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável

A criatividade é símbolo da capacidade da população de buscar alternativas para superar a pobreza e a exclusão, em Fortaleza e muitas outras cidades do mundo. Nesta conversa, Alberto Gadanha explica como empreendedores diversos estão construindo um novo design para a cidade, favorecendo a ação coletiva e colaborativa dos segmentos culturais nos processos produtivos.

Alberto Gadanha é gerente de projetos de estratégia e inovação no Instituto Iracema, fundador da Opa! Escola de Design.

13h15 – O Futuro é Empreendedor

Depois de 12 anos em uma carreira no mundo corporativo no exterior, Marcela Fujyi decidiu voltar para a América Latina e empreender. A fundadora da Be.Labs conta como entendeu que pode ser agente de mudança e as principais lições aprendidas no desenvolvimento de um modelo de gestão horizontal e autônoma.

Marcela Fujyi é cofundadora da Be.Labs, aceleradora de ideias e negócios de mulheres.

14h – O Presente é Feminino

Uma das coisas que as mulheres têm feito de melhor é provar que estereótipos não são capazes de defini-las. Um objeto de desejo comum entre todas tem provocado mudanças históricas na sociedade: a igualdade. Se elas vão se utilizar dessa liberdade para cuidar da família ou comandar uma grande empresa, para perseguir padrões ou fugir deles, essa será uma escolha diferente para cada uma. De qualquer maneira elas já estão mudando o mundo.

Samantha Almeida é Head de Conteúdo da Ogilvy Brasil. Eleita entre as 10 das pessoas mais influentes do mercado de conteúdo digital pelo Youpix, entusiasta da inovação com 18 anos de experiência desenvolvendo estratégias de comunicação com campanhas com grande diálogo social, diversidade e equidade de gênero.

14h45 – Reinvenção de Carreira

Como unir diferentes ramos do conhecimento para desenvolver um trabalho com propósito? Com 20 anos de experiência e uma carreira consolidada, ele resolveu partir para o empreendedorismo social. Nesta conversa, Haroldo Rodrigues fala sobre construir os negócios do futuro.

Haroldo Rodrigues Junior é o fundador da Investidora de Negócios de Impacto in3citi.

15h30 – O sol é para todos: energia limpa

A dependência dos combustíveis fósseis e os desafios trazidos pelas mudanças climáticas têm provocado alterações no modo de se produzir energia no mundo. A energia do futuro já existe e é sustentável.  Quais são os principais desafios para empreender nesse setor? O que vai mudar quando tivermos energia 100% renovável no Brasil e como chegar lá?

Hanter Pessoa é CEO da H3Solar, empresa de soluções em energia elétrica gerada por painéis fotovoltaicos.

16h15 – O Valor da Diversidade

A representatividade das minorias é urgente.  Nesta palestra, vamos falar da importância da inclusão no mercado de trabalho e na mídia. Mais que respeitar, valorizar a diversidade é lucrativo e fundamental para as transformações sociais e ambientais necessárias para a construção do futuro.

Clara Dourado é jornalista, empreendedora, artista e ativista. Fundadora da Juntas Colmeia Criativa, empresa de impacto socioambiental.

17h45 - Afrofuture: empreendedorismo em rede

Cada novo ponto em uma rede proporciona um crescimento exponencial que gera oportunidades e resgata a autoestima.  Nesta palestra, as fundadoras da Rede de Profissionais Negros do Ceará explicam por que o futuro está nas ruas, no micro e no coletivo e como pensar em negócios é também criar rachaduras em definições e crenças.

Mickaela Correia e Josélia Silvestre são as fundadoras da Rede de Profissionais Negros do Ceará e coordenam a festa Suor Preto. 

OFICINAS

11h – 13h - Glossário do empreendedorismo

Quer empreender mas ainda está patinando no universo do empreendedorismo? O que afinal é canvas, MVP, mindset, persona? Quais são os passos para criar uma estratégia e o que é um perfil empreendedor? Esta oficina é para quem está buscando dar os primeiros passos rumo ao empreendedorismo: comece por aqui. 

com José Milton de Sousa Filho, é professor da Pós-Graduação em Administração de Empresas da Unifor.

11h - 13h - Negócios de Impacto Social

Como a sua ideia pode gerar uma transformação positiva no mundo? Que inovações vão trazer o desenvolvimento sustentável? Nesta oficina você vai conhecer metodologias para desenvolver projetos com potencial de promover o bem para a sociedade e gerar negócios com propósito.

Com Haroldo Rodrigues Junior, sócio fundador da in3citi Investidora Social

11h - 13h - GPS: construindo a bússola da sua comunicação

Em um mundo hiperconectado por redes sociais, a comunicação se torna ainda mais importante para o sucesso de novos negócios e startups. Sem clareza e consistência, muitos esforços e oportunidades podem ser jogados fora. Nesse workshop, vamos construir a bússola de comunicação do seu negócio, definindo sua essência, pilares e atributos. Chega mais e vamos enxergar um norte para a sua comunicação!

Com Pedro Segreto, designer e consultor independente especializado em processos ágeis de cocriação e design sprints.

11h -13h Contabilidade sem mistério: os números importam

Muitos negócios brasileiros morrem em até dois anos. Em grande parte, por conta de problemas financeiros e burocracia. Registros contábeis fornecem informações sobre toda situação financeira e patrimonial da empresa. Não deixe seu negócio morrer! Vamos traduzir pra você números e conceitos para garantir um crescimento seguro para a sua empresa.

Com Olavo Lima, Sócio Fundador do Escritório Proativo Consultoria Contábil.

13h30 às 15h30 - Afinal, como funcionam os algoritmos?

Eles estão famosos. São os algoritmos que determinam qual foto vai aparecer no feed da sua rede social favorita, qual publicidade pode ser mais interessante e até o resultado daquele teste sobre como você vai ficar quando for mais velho. Mas qual é a lógica de programação por trás dessas decisões? Nesta oficina, Ana Carolina da Hora ensina o pensamento computacional de forma prática e analógica.

Com Ana Carolina da Hora, Líder de Tecnologia na Havas Plus (RJ) e criadora do Computação da Hora

13h30 às 15h30 - Como estruturar o seu negócio

Ter uma boa ideia não basta. É preciso desenvolver, estruturar e planejar, e o primeiro passo é fazer as perguntas certas. Conheça métodos práticos para transformar sua proposta em um plano de negócio, ferramentas para criar uma visão completa da sua empresa de maneira muito simples e facilitar a tomada de decisões.

Com Yan Cantuaria e Lucas Oliveira, facilitadores de Inovação da Fábrica de Startups Brasil.

13h30 às 15h30 -  Colaboração para Empreendedores

Nesta oficina você vai conhecer uma metodologia desenvolvida pelo SEBRAE que utiliza jogos de tabuleiro para trabalhar habilidades empreendedoras.  Vamos usar o Pandeminc, um jogo cooperativo em que você e seus colegas de equipe viajarão pelo mundo tratando infecções e devem trabalhar juntos, usando o ponto forte de cada um, para serem bem sucedidos.

Com SEBRAE-CE

13h30 às 15h30 - Como transformar minha pesquisa em um negócio?

Você se debruçou sobre o tema durante meses e identificou uma oportunidade. Qual é o próximo passo? Nesta oficina vamos falar sobre os caminhos para transformar suas ideias, pesquisas, invenções ou negócios em estágio pré-operacional em modelos de negócios competitivos.

Com Gabriella Purcaru, Coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará e Martonio Mendes, Community Manager no Programa Corredores Digitais.

16h às 18h - A Jornada do Usuário

Como o cliente se relaciona com o seu produto ou serviço? Nesta oficina vamos aplicar os princípios do Design Thinking para mapear a Jornada do Cliente e ter uma visão estratégica sobre a experiência dele. Você vai aprender a identificar falhas e oportunidades de melhoria de interação e avaliar novas oportunidades de negócio.

Com Eduardo Rigotto e Eduardo Loureiro Managing Partners da DesignThinkers Group no Brasil

16h às 18h - 10 dicas para bombar nas redes sociais

Como definir uma estratégia de marketing digital para o seu projeto? Como manter um relacionamento com quem curte, compartilha e comenta o seu conteúdo? Quais são as ferramentas indispensáveis? Nesta oficina, Carlos Alberto Ferreira Jr, responsável pela gestão de conteúdo e relacionamento nos perfis oficiais da Rede Globo, compartilha sua experiência de mais de 10 anos no ambiente digital.

Com Carlos Alberto Ferreira Jr, supervisor executivo de Mídias Sociais na Rede Globo.

16h às 18h – Negociação para Mulheres: como vender o seu peixe

Para vender um produto ou serviço, a apresentação é fundamental. Nesta oficina vamos trabalhar autoconfiança, investir em conhecer os hábitos de consumo do cliente e aprender técnicas de negociação e desenvolvimento do discurso de vendas.

Com Camila Flor de Liz e Tereza Furtado, multiplicadoras do Programa Ela Pode, do Instituto Rede Mulher Empreendedora, que oferece capacitação para nas áreas de empreendedorismo e empregabilidade.

16h às 18h – Vídeo na prática

O vídeo é um dos formatos de conteúdo que mais engajam nas redes sociais e também os que mais geram dúvidas. Nesta oficina, a equipe de conteúdo do programa Conversa com Bial vai dar dicas práticas para quem gostaria de fazer vídeos, mas ainda não domina a parte técnica. Como posicionar o entrevistado? Quais são os segredos da iluminação? Como escolher um bom cenário? E o que é preciso para que as pessoas de fato assistam ao seu vídeo nas redes sociais?

Com Gian Bellotti, Carlos Eduardo Levy e Maria Joana de Avellar, do programa Conversa com Bial.

 *Para esta oficina é importante ter um celular com câmera. 

Sobre o organizador

Globo Universidade

Comentários

Local

Universidade de Fortaleza
Avenida Washington Soares 1321, 1321, Edson Queiroz
Fortaleza, CE

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.