App Sympla
Baixe agora

Menos30 FEST Fortaleza

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Menos30 FEST Fortaleza

Universidade de Fortaleza - Fortaleza, CE
22 de setembro de 2018, 09h-21h

Ingressos

Menos30 FEST Fortaleza
Grátis
Vendas até 22/09/2018
Encerrado

Descrição do evento

Diverso e para todos, o Menos30 FEST é o festival de inovação e empreendedorismo da Globo. Durante um dia inteiro, você poderá participar de mesas, palestras e oficinas práticas com profissionais das mais diversas áreas em um ambiente propício à formação de novas pontes.  

Nesta 4ª edição do festival, que acontece no dia 22 de setembro, das 9h às 21h, na Universidade de Fortaleza (Unifor), trouxemos o conceito: (A)diversidade que nos une, buscando refletir sobre como as adversidades que surgem no caminho do empreendedor podem ser superadas com a diversidade do brasileiro, sua criatividade e potencial de inovação. 

O festival conta também com um encontro de feiras. Você vai poder comprar produtos bem diferentes e com iniciativas de responsabilidade social, cultural e ambiental. Vem conferir algumas iniciativas de alunos da Unifor e também da Feira Auê.  

Depois de um dia inteiro de experiências você ainda vai poder curtir um show com as bandas Os Transacionais, preparado especialmente para o evento.

A programação é totalmente gratuita. Todas as atividades estão sujeitas à lotação dos espaços e a entrada do público será por ordem de chegada. 

Confira abaixo a programação completa.

PALCO GRANDES ENCONTROS:
[Teatro Celina Queiroz]

10h00 | Boas-vindas

10h15 | A Fórmula da Inovação

>> com Washington Theotonio, Diretor de inovação e produto de comunicação da Globo

10h50 | Na escassez, se reinventar

>> com Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta

12h00 às 13h00 | Há espaço para todo mundo no futuro?

Vivemos tempos de abundância. Abundância de recursos e tecnologias sociais.  Mesmo assim, o mundo está regido pela economia da escassez. Parece ironia, mas não é não. Boa parte da população ainda não tem acesso à alimentação, mobilidade, moradia e trabalho dignos. Afinal, será que a hiperinformação e a inteligência artificial vieram para estreitar ou alargar os abismos sociais? Quais as implicações coletivas e individuais de um planeta dominado por algoritmos? Nesta mesa serão colocadas possíveis alternativas para equacionar, em uma balança positiva, recursos e pessoas.

Participantes: Monique Evelle (Evelle Consultoria), Eduardo Migliano (99 Jobs), Lidia Zuin (jornalista e pesquisadora) e Marcela Fujiy (Be Labs). 

Mediação: Cauê Fabiano, G1 

14h00 às 15h00 | Qual o seu propósito?

O que propósito, empreendedorismo, sustentabilidade e cultura consciente têm em comum? Saiba como jovens que estão promovendo transformação social a partir da livre iniciativa têm contribuído na busca por soluções para problemas que afetam toda a sociedade.

Participantes: Ana Borba (Lixiki), Dario Neto (Eureca.me), Marcus Barão (Pacto das Juventudes pelos ODS), Hamilton Henrique (Saladorama)

Mediador: Michelle Loreto, repórter do Bem Estar

16h00 às 17h00 | Entre baixos e altos: os fracassos por trás dos sucessos

Que atire a primeira pedra o empreendedor que não tem uma história de fracasso no seu currículo. Erros e acertos fazem parte de qualquer processo de criação e você tem muito a aprender com eles. Inspire-se na trajetória de empreendedores que erraram, aprenderam, deram a volta por cima e alcançaram o tão almejado sucesso.

Participantes: Gomér Gonzaga (UM%), Joaquim Melo (Banco Palmas) e Sávio Freire (Salão N&S)

Mediador: Mari Palma, repórter do Esporte

18h00 às 19h00 | Conexão Nordeste: negócios inovadores

Tirar ideias inovadoras do papel e gerar resultados fora da curva são sua especialidade. Entenda como funciona o processo de criação de negócios disruptivos e os diferenciais de atuação no nordeste com empreendedores que têm contribuído para a região despontar como o novo pólo de inovação do país.

Participantes: Guilherme Studart (Delfos), Ítala Herta (Vale do Dendê) e José Roberto Nogueira (Brisanet)

Mediador: Luiz Esteves, apresentador do CETV 1ª edição

PALCO FALAS AFIADAS:
[Praça do H]

11h20 às 11h40 | Você já tem tudo o que precisa para empreender

Você se sente empreendedor? Sabe de tudo o que precisa para se tornar um? Lina Useche, cofundadora e diretora executiva da Aliança Empreendedora, desmistifica o conceito de empreendedor e te prova: você já tem tudo o que precisa para empreender.
>> com Lina Useche, Aliança Empreendedora


12h40 às 13h00 | Dia um: o que fazer?

Decidir empreender é o primeiro passo na jornada empreendedora. Mas qual o segundo? O terceiro? Alan Leite compartilha a experiência que adquiriu na Startup Farm depois de acelerar mais de 270 startups e te conta como dar os passos seguintes sem cometer os erros que atingem a maioria dos times fundadores.
>> com Alan Leite, Startup Farm

14h00 às 14h20 | É validando que se empreende

Começar e escalar uma startup é um desafio gigantesco, mas não impossível. Aprenda com que viveu na pele como funciona o processo de criação e desenvolvimento de startups e fique por dentro de como foram os primeiros passos de startups como Netflix, Airbnb e Uber. Neste papo você vai descobrir porque diversas empresas grandes e estabilizadas estão ameaçadas de extinção caso não comecem a inovar já. 
>> com Guilherme Junqueira, Gama Academy

15h20 às 15h40 | Os caminhos da inovação na universidade: cientista é empreendedor?

Todo empreendedor tem um quê de pesquisador. Mas e o pesquisador? É empreendedor? O professor Vasco Furtado desmistifica o trabalho do pesquisador e mostra como boa parte dos produtos que a gente admira nasceram em centros de pesquisa acadêmica.
>> com professor Vasco Furtado, Unifor

16h40 às 17h00 | Colaborativo é mais gostoso

Você já pensou em empreender o seu próprio coletivo? Quer pegar carona na tendência de economia colaborativa? Pretende empreender em família? Para todos esses casos, as irmãs Larissa e Raquel Praxedes têm muita experiência para compartilhar. Fundadoras da loja colaborativa Elabore, as irmãs revelam as dores e delícias desse tipo de empreendimento e inspiram com seu modo de fazer conjuntamente.   
>> com Larissa Praxedes e Raquel Praxedes, Elabore Collab Store

18h00 às 18h20 | Geração Tombamento

Você já ouviu falar na Geração Tombamento? Conheça de perto este movimento político-cultural organicamente composto por negros e negras (em sua maioria mulheres e LGBT’s) que está movimentando os mercados da música, dança, estética, moda e entretenimento. Saiba como esta geração está potencializando a economia criativa a partir de ações culturais e sociais, além de construir novos hábitos em relação ao consumo. 
>> com Renata Prado, sócia-produtora da festa BATEKOO


OFICINAS:

10h00 às 12h00 | Reframing: subverta a sabedoria tradicional para descobrir novas possibilidades
[Bloco T - Sala T25]

Identificar um problema e criar soluções criativas para ele pode ser um bom caminho para desenvolver um novo negócio. Aprenda com o Reframing, uma ferramenta de inovação da THNK – School of Creative Leadership, como enxergar oportunidades, ideias e espaços de solução onde aparentemente só existem problemas. 
>> com Guilherme Bcheche, THNK School of Creative Leadership

10h00 às 12h00 | Liderança em Movimento: uma conexão entre esporte e empreendedorismo
[Bloco T - Sala T23]

Se o esporte e o mundo empresarial têm algo em comum é que são celeiros de grandes lideranças. Baseada no experimento Hawthorne, que relaciona condições físicas à produtividade, esta oficina vai te mostrar, através de ferramentas esportivas e de coaching, o que é preciso para ser um grande líder.
>> com Gabriel Perrusi, Cedepe Business School

13h00 às 15h00 | Design Think-se
[Bloco T - Sala T23]

Esta oficina vai levar você ao universo do Human Centered Design, ativando a sua capacidade de colocar a inovação a serviço das necessidades humanas, desenvolvendo empatia e explorando diversos tipos de adoção de inovações, aprendendo e experimentando com ferramentas para se manter fora da curva. 
>> com Martin Restrepo e Clarisse Barreto, Hyper Island

13h00 às 15h00 | Programação para não-programadores
[Bloco H - Sala H80]
*Para participar desta palestra é necessário levar o seu próprio computador. 

Programar pode ser mais fácil do que parece. Entenda mais sobre computação, desde a sua origem até o desenvolvimento do seu primeiro site e aplicativo. Nesta oficina, Camila Achutti, cofundadora do Mastertech, te explica como idealizar, gerenciar e construir produtos digitais. 
>> Camila Achutti, CEO da MasterTech

16h00 às 19h00 | Modelagem de Negócios: como tirar sua ideia do papel?
[Bloco H - Sala H84]

Já pensou em montar um time, tirar sua ideia de site ou aplicativo do papel e colocar tudo no ar em apenas 3 horas? É exatamente isso que este workshop vai te ensinar. E o melhor: não há nenhum pré-requisito para participar. Se você é do time dxs inquietxs, dinâmicxs e gosta de colocar a mão na massa, não deixe de participar. 
>> Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy

16h00 às 18h00 | #DescongestionaBrasil - Hackeando a burocracia para o Brasil voltar a crescer
[Bloco H - Sala H78]

Você conhece os principais gargalos de nosso ambiente de negócios para quem decide empreender? O time da Endeavor te ajuda a entender a "real" de como navegar no ecossistema empreendedor brasileiro e aprofunda a conversa destrinchando temas como abertura/fechamento de empresas e acesso a capital. 
>> Rodrigo Brandão, Gerente de advocacy e políticas públicas da Endeavor

19h00 | Show Os Transacionais
[Palco Principal em frente à Biblioteca]



Sobre o produtor

Globo Universidade

Local

Universidade de Fortaleza
Avenida Washington Soares 1321, 1321, Edson Queiroz
Fortaleza, CE

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.