App Sympla
Baixe agora

1º encontro de comunidades de TI

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

1º encontro de comunidades de TI

UNINABUCO - Centro Universitario Joaquim Nabuco - Recife, PE
05 de maio de 2018, 10h-16h

Inscrição

Palestras
Grátis
Inscrições até 05/05/2018
Encerrado
Workshop Entendimento do negócio no time
Grátis
Inscrições até 05/05/2018
Encerrado
Workshop Montando uma To Do List
Grátis
Inscrições até 05/05/2018
Encerrado

Descrição do evento

O PHP PE, em conjunto com a AVATECH, FEMUG, GEEK NIGHT, CHATBOT PE, PUG PE, MANGUEZAL, FREVO ON RAILS e WOMEM WHO CODE, tem o enorme prazer de convidar à todos para o 1º encontro de comunidades de TI do Grande Recife. E dessa vez com emissão de certificado.

// PALESTRAS

- Simplesmente Docker (Tiago Pedro - Idealizza)

O objetivo da palestra é explicar e exemplificar de forma prática, com demonstrações e exemplos, a aplicação do Docker, possibilitando assim uma forma de fazer com que o processo de desenvolvimento e publicação de aplicações WEB com PHP, torne-se fácil e portátil.


- Mineração de dados: Twitter, big data, suas possibilidades e consequências (Lincoln de Macêdo - Aluno UFRPE)

Seja nos cursos de computação, ou em eventos da área o foco quase sempre é na ferramenta, nesta proponho algo diferente: conhecer um pouco sobre mineração de dados, bibliotecas em python para aplicações em IA, mas acima de tudo, vamos pensar nas possibilidades e o quê estão fazendo com essas ferramentas, sejam empresas, governos, pesquisadores, etc. Vamos fingir um pouco do teórico e do simples tutorial e tratar sobre o mundo real.


- O que Laravel tem, que os outros não tem? (Elaine Silva - Idealizza)

Elaine Silva, 25 anos, cursei Ciência da Computação, trabalho com PHP desde 2013, e com Laravel desde 2016. Uma mulher numa área majoritariamente ocupada por homens, mas não é sobre isso que eu vou falar... O assunto é Laravel, ao meu ver o melhor framework PHP! Inspirado em outros dois grandes frameworks Zend e Symfony, é conhecido como o framework para artesãos. Pois é pensado para aqueles desenvolvedores que prezam por organização, eficiência, requinte, e uma arquitetura impecável. Para os que não se contentam em apenas serem bons desenvolvedores, é o frameworks para os que querem ser ótimos. Meio que "obriga" que o projeto seja mais organizado (ponto essencial para dentre várias coisas, a boa manutenabilidade do código), porém sem perder  a flexibilidade tão característica do PHP, inclusive conferindo ainda mais flexibilidade. Além de ser robusto e possuir uma série de recursos que conferem praticidade à vida do programador (melhorando assim sua produtividade) e turbinam o poder da linguagem.


- Entenda como React é fácil (Jeftar Mascarenhas - Pitang Consultoria e Sistemas)

Introdução ao React e o mito da curva de aprendizado.


- Drones criando oportunidades de negócios e trazendo ainda mais lazer as pessoas (Márcio Abrantes - Avanade - Participação da Drone Goiana)

Com a evolução da Visão Computacional e cada vez melhor a qualidade de voos e câmeras implantadas nos drones, foram surgindo algumas ideias para explorar um pouco mais de uma união que vinha surgindo a cada melhoria implantada algumas áreas como: Agronegócio, Construção Civil, Logística, Filmagens, etc.
Hoje podemos seguir e até criar serviços que podemos prestar unindo os dois assuntos, ainda um pouco a mais falando sobre drones, alguns hobbys foram criados a partir de uma fala mágica: Need For Speed, ou Drone Racer.
Vamos lá falar um pouco sobre esses Zangões.


// WORKSHOP (vagas limitadas)

- Entendimento do negócio no time (Luciana Nunes - ThoughtWorks)

Em alguns (muitos) times, a gente não tem conhecimento do que queremos entregar, da visão do negócio, do que o cliente ou a empresa precisa para daqui a 3 meses, 6 meses ou 1 ano. O que acontece é a necessidade de entrega, a informação de que “estamos atrasados”, o vai e vem das tarefas que não foram entregues como foram especificadas. Mas, como time, nós estamos fazendo parte do que é pedido? Como é a nossa visão de contribuição pela liderança? Qual o motivo de que precisaríamos pensar como cliente e o que é melhor pra ele?Neste workshop vamos conversar um pouco sobre o entendimento do negócio que precisamos entregar, buscar a mudança importante de mindset para além de desenvolvimento e vamos colocar a mão na massa em como podemos entender o contexto, fazermos critérios de sucesso e sermos um time que também faz parte do negócio, não só da entrega.

- Montando uma To Do List (Women Who Code)

Tutorial de nível super-iniciante com HTML / CSS / JS, ministrado pelas mulheres do WWC 

// BATEPAPO

- Mesa redonda entre comunidades

Haverá também um ótimo bate papo entre as comunidades participantes, com total interação do público presente.

// CONHEÇA AS COMUNIDADES

- PHP PE (https://phppe.net)

- AVATECH

- FEMUG (https://meetup.com/pt-BR/FEMUGPE-Recife)

- GEEK NIGHT (https://geeknightrecife.github.io)

- PUG PE (http://pycon.pug.pe)

- WOMEN WHO CODE (https://www.womenwhocode.com/recife)

- CHATBOT PE (https://www.facebook.com/groups/247260785715123)

- MANGUEZAL (http://http://manguez.al)

- FREVO ON RAILS (http://frevoonrails.com.br)

// DÚVIDAS?

contato@phppe.net

// COMPLEMENTO

Sorteio de brindes, somente para os inscritos no Sympla! 

// PARCEIROS

    

Sobre o produtor

Local

UNINABUCO - Centro Universitario Joaquim Nabuco
Avenida Guararapes, Santo Antônio
Recife, PE

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.