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MEETUP GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO

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Evento encerrado

MEETUP GAMIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO

R. Maj. Lopes, 470 - Belo Horizonte, MG
28 de agosto de 2019, 18h-22h

Inscrição

Entrada
Grátis
Inscrições até 28/08/2019
Encerrado
LISTA DE ESPERA 
Grátis
Inscrições até 28/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

VEM AÍ O 3º  MEETUP DE GAMIFICAÇÃO!

Após muitos pedidos e interesse, resolvemos fazer uma edição especial do meetup centrada no tema "Educação". Para isso convidamos pessoas envolvidas na área que utilizam conceitos de gamificação para tornar o processo de aprendizagem mais motivador.


COFFEE BREAK

Para garantir a gratuidade do meetup e atingir o maior número de pessoas, resolvemos fazer algo diferente desta vez. Fechamos uma parceria com o Pixel Bar que cederá as mais de 100 cadeiras que eles possuem no espaço e manterá o funcionamento normal da cozinha. Sendo assim, prepare-se para desfrutar do lugar (que é show!) enquanto ouvimos e discutimos sobre gamificação na educação.

http://www.pixelbar.com.br/


Confira abaixo a programação que preparamos para o evento.

PROGRAMAÇÃO

18h-19h- Happy hour

19h - Abertura 

Talk #1: "E se a aula fosse um jogo?", Joana Assunção: Pedagoga (UFMG). 

Mestre e especialista em Neurociências pela UFMG, pesquisando o impacto dos jogos de tabuleiro em funções executivas e na aprendizagem. Membro do NeuroFaces/UFMG., Colaboradora voluntária no Laboratório de Memória (UFMG)  e no GERE/UFMG. Foi também colaboradora voluntária no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento LND/UFMG e no Projeto NeuroEduca/UFMG.Atuou como professora e coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental em escolas da rede privada de BH. Foi diretora e proprietária da Escola Companhia do Ensino, de Ensino Fundamental I e II. 

Talk #2: "Games como material didático : experiências em escolas públicas", Rodolfo Vieira Maximiano (CEFET)

Físico, mestre em nanotecnologia e doutor em biofísica pela UFMG. Desde 2014 atua no CEFET-MG onde desenvolve jogos didáticos como forma de engajar seus alunos nas atividades de classe através da diversão. Em 2018 fundou o grupo de pesquisa em Jogos para Ensino de Ciências e História, que conta com docentes dos campos de informática, física e história. Dentre os jogos criados pelo grupo estão cardgames sobre a República Brasileira, boardgames sobre bioquímica, e RPGs sobre viagens espaciais e termodinâmica.

Pausa para perguntas

Talk #3: "Projeto LudoAprendiz: Jogar e aprender como dois lados da mesma moeda", Felipe Gustavo Pinheiro

"O Projeto LUDOAPRENDIZ foi um dos vencedores do programa Educar para Transformar do Instituto MRV. Com esse projeto buscamos tornar a educação mais dinâmica e produtiva para os estudantes, na medida em que os jogos resgatam o caráter lúdico da aprendizagem. Desse modo, os estudantes compreendem melhor a importância do aprender e do papel da escola em sua formação."

Talk #4:  "Smartphones na educação: ferramenta de engajamento e aprendizado", Sofia Fada & Ronaldo Gazel (Kriativar)

Os dispositivo móveis são ferramentas poderosas, mas muitas escolas ainda os enxergam como vilões. Neste talk, Gazel e Sofia vão mostrar como podemos ressignificar o uso de celulares em sala de aula e em família. Por meio de tecnologias emergentes, Realidade Aumentada e Virtual, gamificação, cultura maker e conteúdo qualificado, é possível ampliar o aprendizado de crianças e jovens, aumentando o engajamento e o protagonismo. Comece já a usar os smartphones de uma maneira totalmente inovadora, para criar experiências incríveis e reconectar pais e filhos, professores e alunos, escolas e famílias.

Sofia Fada: formada em jornalismo pela UFMG, Sofia Fada é roteirista e escritora com mais de 17 anos de experiência na área, e especialização em gestão e desenvolvimento de projetos. É autora do livro infantil “O menino revirado” e de mais de 70 roteiros filmados, dentre educativos, ficção, documentários e institucionais. Foi integrante do Núcleo de Dramaturgia do Grupo Galpão. Em 2014, criou a startup Kriativar, a partir de uma experiência real vivida com o próprio filho, João Gabriel. Hoje a Kriativar é uma das principais edtechs do Brasil, já venceu os maiores editais de inovação do país e está lançando uma linha de Smart Toys inédita no mundo.

Ronaldo Gazel: Creative Technologist nas startups Kriativar e Ostium, onde desenvolve aplicativos, Smart Toys, Serious Games, protótipos e experiências interativas em realidade mista. Como produtor de jogos e aplicativos já atendeu a alguns dos maiores players do mercado nacional (B2B) tais como Cartoon Network, Fiat, ArcelorMittal, Hyundai, Ford, Localiza, dentre outros; Também é palestrante e professor, presente em alguns dos mais relevantes eventos sobre tecnologia e comportamento do país, tais como Festival Path, TEDx Mauá, Corporate Startup Summit, RedBull Basecamp, ID360, CX Summit, Conecta ASSERJ, SADEBR, AMPRO Live Marketing - Brazil Promotion Road Show, Comitê ABERJE de Comunicação Digital, Encontro Locaweb e Sebrae Exchange

Momento para perguntas

INTERVALO - 20h30-20h45

Talk #5: "Experiências com jogos de tabuleiro em aulas de matemática", Lucas Ribeiro (Funtasy)

Professor de matemática, trabalhou em várias escolas e cursinhos, dentre eles Bernoulli, Coleguium, Chromos, Sophis. Amante dos jogos analógicos, conhece mais de 300 jogos de tabuleiro. Atualmente é sócio da Funtasy Bar e Jogos, a maior tabuleiria do Brasil.

Talk #6: "Eu amo a rua e isso é tudo o que sei - Uma caminhada gamificada por BH", Rafael Almeida (DCEM)

Você conhece a história de belo horizonte? Tem vontade de conhecer? E se fizesse isso em uma caminha por diversos pontos importantes do centro de belo horizonte? E se isso fosse um jogo? 

"Eu amo a rua e é tudo que eu sei" é uma atividade que envolve história, arte, literatura e ecologia baseado em um narrativa envolvente e cheia de desafios que os participantes precisam superar para se tornarem agentes promotores da história de belo horizonte!

Talk #7: "Gamificação na Educação 4.0", Matheus Farley (Gamefik)

Matheus lidera a Gamefik, uma startup especializada em transformar a sala de aula por meio da gamificação. Após perceber que a sala de aula tem um ponto de desconexão do aluno com o Flow, começou a experimentar gamificação para promover o aumento do engajamento. Dessa ideia nasceu a Gamefik,  uma experiência real e virtual que tem como resultado alunos que pedem para o professor dar mais para casas!

Pausa para perguntas

22h - ENCERRAMENTO

Sobre o produtor

DCEM

Somos um grupo de professores que acredita que dá para mudar a educação e para isso pensamos em formas gamificadas e criativas de trazer mais engajamento para alunos e professores Acreditamos também que o acolhimento é a chave dos novos tempos nas escolas tanto dos alunos quanto para professores. Queremos oferecer experiências incríveis! Através de jogos, narrativas, criações e proximidade. De professor para professor De professor para aluno De aluno para professor

Local

R. Maj. Lopes, 470
Rua Major Lopes, 470, São Pedro
Belo Horizonte, MG

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