App Sympla
Baixe agora

Meetup AfrotechBR

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Meetup AfrotechBR

Lambda3 - São Paulo, SP
29 de agosto de 2019, 19h-21h

Ingressos

Ingresso unico
Grátis
Vendas até 29/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

AfrotechBr + Agile Brazil

XP na prática: workshop com código para quem não programa

Resumo
A agilidade nasceu no desenvolvimento de software, não há como negar. Também não há como negar que a agilidade está cada vez mais distante das linhas de código. Este workshop não tem a pretensão de te transformar em um Kent Beck ou Martin Fowler, mas vai pelo menos ajudar você (que nunca programou ou que não programa há muito tempo), de uma forma simples, segura e divertida, a aprender práticas do Extreme Programming usando código de verdade. Acredite: aquele seu produto maneiro não vai ser maneiro sem boas práticas de engenharia. Venha sujar as mãos conosco! Não precisa trazer seu computador, e nem saber programar. ;)

Mecânica/Processo
Utilizaremos o formato de Dojo Randori, com um desafio bem simples trazido na forma de User Story pelo Product Owner, interpretado por um de nós, afim de gerar empatia com o dia-a-dia das pessoas que estão participando da sessão.
O desafio será resolvido utilizando o fluxo do TDD e orientando-se sempre pela visão do negócio. O ciclo de “escrever um teste e falhar”, “escrever uma solução bem simples” e “melhorar o que conseguirmos” ajudará os participantes a se sentirem a vontade para errar e aprender com os erros.
Cada dupla (quem está pilotando e quem está navegando) trabalhará por 4 minutos. Quem está pilotando passará a navegar, e alguém da plateia, de forma voluntária, passará ao posto de piloto. Toda a mágica acontece entre estas trocas, pois a cada 4 minutos pararemos para discutir todas as dúvidas, comentários e sugestões sobre o que está sendo feito. Quem estiver pilotando ou navegando poderá o tempo todo pedir ajuda da plateia. Colaboração é a chave para as interações sociais. E interações sociais são a chave para trazer diversidade à agilidade e ao XP.


Benefícios
1. Aproximação de pessoas não técnicas e pessoas técnicas (indivíduos e interações, na prática)
2. Mão na massa com código (software em funcionamento, de verdade)
3. Simulação do dia-a-dia envolvendo um produto real com foco no negócio (colaboração com o cliente, ao vivo e a cores)
4. Adaptação contínua através do TDD (responder a mudança, no seu nível mais essencial: código)

Experiência com o assunto
Lula desenvolve software desde 2008 e é Agile Coach. Roda este Dojo há 2 anos, tanto com pessoas técnicas quanto não técnicas..

Arthur é desenvolvedor de software. Frustrou-se ao, como ScrumMaster, ao ver-se impedido de codar. Decidiu voltar a ser dev para mostrar que agilidade é para técnicos e não técnicos, e quebrar estas caixinhas.

Sobre o produtor

Comunidade AfrotechBR

Startup que reúne profissionais negros de alto nível, do ecossistema de Tecnologia da Informação, Inovação e Comunicação para construção de novos olhares e narrativas sobre raça e tecnologia. Buscamos o desenvolvimento de carreira de profissionais de níveis pleno e sênior já atuantes no mercado, apoiando a jornada de ascenção para liderança técnica ou gestão. Atuamos sob os pilares: Tecnologia | Identidade | Protagonismo contato@afrotechbr.org

Local

Lambda3
Avenida Angélica, 2318, Mezanino, Consolação
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.