App Sympla
Baixe agora

Maratona RC - Empreendendo em turismo de base comunitária com Cosme Felippsen e Gabriela Palma

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Maratona RC - Empreendendo em turismo de base comunitária com Cosme Felippsen e Gabriela Palma

Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz - Rio de Janeiro, RJ
23 de março de 2019, 15h-19h

Inscrição

Ingresso único
Grátis
Inscrições até 22/03/2019
Encerrado

Descrição do evento

Quais são as tendências atuais em turismo? Como transformar as necessidades da comunidade local em oportunidade para o turista, você e os moradores? Mais do que paisagens bonitas e pequenas lembranças, o turismo de base comunitária surge como uma alternativa de negócio que oferece uma experiência com a ‘alma’ do lugar e as pessoas que o habitam. Mas para empreender no setor é necessário planejar com foco no mercado e não somente nas necessidades da comunidade.


Essa oficina vai apresentar casos bem sucedidos no setor e compartilhar ferramentas e estratégias para fazer seu negócio ser lucrativo, dinamizar a economia conservando os recursos naturais e culturais da sua região.


O que você leva?

  • Uma visão ampla sobre turismo por quem anda inovando na área

  • Ferramentas educacionais para ajudar a promover o seu negócio junto ao setor

  • Conhecimento sobre as últimas tendências no comportamento do turista


É pra você que

  • Já é empreendedor no mercado de turismo e deseja inovar em seu negócio

  • É interessado em desenvolver novos negócios com foco no patrimônio local

  • É um agentes direto ou indireto que se beneficia do desenvolvimento do trade turístico


Sobre os facilitadores


Cosme Felippsen

Para quem tinha crescido no Morro da Providência, ser favelado era uma definição geográfica. Mas, para os colegas do Cosme Felippsen no primeiro emprego como guia turístico, a palavra tinha outro significado. "Favelado era sinônimo de barraqueiro, maconheiro, vagabundo." Para rebater esse estigma ele criou o Rolé dos Favelados, série de tours pelas comunidades cariocas guiados pelos próprios moradores. O objetivo é trazer o morador do asfalto ou de outra favela para descobrir um território até então desconhecido na sua própria cidade. Cosme já fazia o trabalho há três anos com sua agência Providência Turismo, onde juntou a formação como guia turístico e a experiência de ter crescido no Morro da Providência. Por enquanto, os rolés que começaram na Providência já tiveram edições na Maré e no Santa Marta. Os próximos serão no Alemão, na Vila Autódromo e na Babilônia. Todos lugares onde a falta de empatia entre o estado e a favela causam tragédias diárias. Para Cosme, mudar essa situação começa por conhecê-la de perto.


Perfil

https://www.facebook.com/cosme.felippsen


Gabriela Palma

Gabriela Palma é pós graduada pela FGV em Gestão Empresarial. Apaixonou-se pelo turismo depois de uma viagem à Europa. Voltou e construiu um dos blogs de maior sucesso, o Gaby pelo Mundo. É Instrutora de turismo do SENAC e fundadora da Sou+Carioca/Sou+Viagens, empresa de turismo voltada ao residente na cidade do Rio de Janeiro. Sua proposta para turistas no site Airbnb é a segunda mais procurada do Brasil e ela acaba de ser convidada pela empresa para falar do turismo de experiência na sede de São Francisco, EUA.


Perfil LinkedIN

https://www.linkedin.com/in/gabriela-palma/

Sobre o produtor

Rio Criativo

O Rio Criativo é um ambiente de inovação que oferece suporte para empreendedores e fortalece redes e iniciativas na área da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Nossa missão é posicionar a cultura e a criatividade como eixos centrais do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado, através do empreendedorismo, da inovação e da colaboração.

Local

Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz
Rua do Matadouro, 45, Santa Cruz
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.