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MANAGEMENT 3.0 FUNDAMENTALS ONLINE WORKSHOP

20 fev - 2021 • 08:00 > 21 fev - 2021 • 13:30

Evento Online via Zoom

Descrição

1. O QUE É MANAGEMENT 3.0?

Management 3.0 surgiu a partir do livro de mesmo nome do autor Jurgen Appelo, considerado um dos principais nomes de liderança e gestão da atualidade. Este novo mindset auxilia empresas a repensarem sua estrutura e seus processos para se tornarem mais produtivas, ao transmitir técnicas e ideias que podem ser usadas para ajudar um gestor/líder a energizar as pessoas, empoderar times, alinhar restrições organizacionais, desenvolver competências e crescer a estrutura empresarial.

Na prática, uma das principais mudanças geradas pelo Management 3.0, é exatamente a forma de atuação do gestor/líder. Considere a metáfora de que o gestor deve atuar como um jardineiro. O jardineiro atua no ambiente (adubando, regando, protegendo, etc.) e não diretamente na semente/planta. A ideia do gestor como um jardineiro nasce do reconhecimento de que, por se tratar a organização como um sistema vivo, não é possível determinar em detalhes e com exatidão como que as pessoas devem ser comportar dentro de um time. Assim, um bom jardineiro (ou melhor, o gestor/líder) não gerencia as pessoas, mas sim, o sistema (ambiente) necessário para que as mesmas atuem. Isso implica que o gestor deve trabalhar no sistema para que o mesmo estimule e forneça as condições necessárias para o time maximizar suas forças favoráveis e minimizar (ou eliminar) suas forças contrárias. Por atuar como um jardineiro, o líder/gestor precisa de novas ferramentas para nutrir o ambiente e, semelhante ao florescimento do jardim preparado pelo jardineiro, o líder/gestor consegue o engajamento do seu time rumo ao sucesso do projeto.

Vale ressaltar que o Management 3.0 não é uma metodologia ou um framework de soluções prontas para resolver problemas das organizações, muito menos algo que simplesmente se implanta numa empresa da noite para o dia. Mas sim, uma forma de pensar que pode ser colocada em prática diariamente por gestores ou líderes.

Este curso há a apresentação da teoria e muitas dinâmicas com exercícios e ferramentas "mão na massa" para que os participantes coloquem os conceitos em prática durante 11 horas (2 dias de 5:30 horas - Hora de início: 08:00hs. Hora de término: 13:30hs). Nosso objetivo é garantir que os participantes possam aplicar o aprendizado já no próximo dia útil de trabalho.


2.CONTEÚDO DO WORKSHOP

 a)    CONTEXTUALIZAÇÃO – CONCEITOS


Iremos navegar nos diferentes estilos de gestão (1.0, 2.0, 3.0), avaliando suas características, vantagens e desvantagens. Discutiremos sobre o papel do gestor em um ambiente 3.0, bem como introduziremos as 6 perspectivas do “Martie”, esse monstrinho simpático do Management 3.0 que representa uma organização viva e complexa.

 


b)   PENSAMENTO COMPLEXO

Management 3.0 enxerga o pensamento complexo (“Complex Thinking”) como uma grande habilidade de liderança e gestão. Abordaremos as teorias da complexidade e veremos como fazer a leitura do ambiente em que estamos, diferenciando entre complexo e complicado. Embora não haja “regras” sobre como lidar com a complexidade, iremos abordar alguns princípios a serem adotados. 

c) 1ª Perspectiva: ENERGIZAR PESSOAS

Esta é uma responsabilidade fundamental do gestor moderno. Motivação e engajamento de times é um dos temas principais do workshop. Gestão é sobre manter as pessoas ativas, criativas e motivadas. Discutiremos sobre motivação extrínseca e intrínseca e iremos praticar técnicas para identificar o que realmente motiva cada membro do time.

d) 2ª Perspectiva: EMPODERAR TIME

A auto-organização é um dos pilares para lidar com a complexidade dentro de uma organização. Para isso, é necessário capacitação, autorização e confiança. Veremos como fomentar a auto-organização dentro dos times e os desafios do empoderamento. Você aprenderá sobre os diferentes níveis de delegação existentes e como aplicá-los na prática.

Além disso, faremos o Feedback Wrap, uma forma de fornecer feedback com o objetivo de criar um ambiente inteiro de confiança, essencial para a transparência no trabalho. Ele ajuda as pessoas a se concentrarem no aprimoramento pessoal e no aprimoramento do sistema de trabalho.

e) 3ª Perspectiva: ALINHAR RESTRIÇÕES

Cultura é o resultado de valores que influenciam as decisões que tomamos. Veremos como ajudar sua equipe a identificar seus valores e como torná-los vivos no dia a dia. 

f) 4ª Perspectiva: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Com a velocidade das mudanças no mundo atual, é nossa obrigação como líderes fomentar constantemente o desenvolvimento das competências dos times. Aprenderemos sobre os níveis de competências e as práticas para ajudar equipes a identificarem possíveis melhorias futuras no desenvolvimento de suas competências. 

g) 5ª Perspectiva: CRESCER ESTRUTURA

Muitas equipes operam dentro do contexto de uma organização complexa. Portanto, é importante considerar estruturas que tornem a comunicação fluída. Veremos como crescer uma estrutura organizacional de forma ágil e como equilibrar especialização e a generalização, bem como estruturas em redes e hierárquicas.

h)  6ª Perspectiva: MELHORAR TUDO

Você comemora o fracasso ou o sucesso? A organização, seus times e profissionais precisam melhorar todos os dias e aprender rápido. Veremos por que a realização de experimentos é importante e qual estrutura organizacional é mais adequada para a realização de experimentos. Além disso, como desenvolvemos uma cultura de aprendizado e lidar com as falhas no ambiente de trabalho.


3.  O QUE ESTÁ INCLUÍDO NO WORKSHOP?


    a) Esse é um workshop oficial Management 3.0 licenciado para ser realizado no Brasil. Ao final do treinamento você receberá um certificado internacional do Management 3.0 e assinado por Jurgen Appelo;

 b) Kits de jogos digitais Management 3.0;

c) Material digital de apoio;

d) Grupo exclusivo do Whatsapp para troca de experiência entre os participantes.

e) Sessão de coaching individual de 1 hora relacionado à gestão de projetos e mundo ágil.


4.  ESTE WORKSHOP É PARA VOCÊ?

Se você deseja adotar práticas ágeis em seu estilo de liderança e gestão ou tem intenção de fazer isso no futuro, este curso é para você! Não há pré-requisitos para participação, inclusive podem estar pessoas de qualquer área de atuação (TI, comercial, RH, etc).


5.  ALGUMAS PRINCIPAIS DÚVIDAS 

a. “Este workshop é oficial?”

Sim. Este é o Workshop Oficial Management 3.0 com duração de 11 horas. 

b. “Este workshop haverá atividades práticas? Se sim, poderia dar alguns exemplos?”

Personal Maps, Kudo Cards, Moving Motivators, Matriz de Competências, Delegation Board, Feedback Wrap, Celebration Grids são algumas das técnicas que serão feitas na prática usando ferramenta online Miro.

c. “Receberei a certificação oficial do Management 3.0?”

Sim. No último dia do workshop, após o seu término, o instrutor irá solicitar o certificado internacional. Ele chegará no email dos participantes no mesmo dia. 


6. TERMOS E CONDIÇÕES

  •    Ao se inscrever nesse treinamento você autoriza o uso da imagem em todo e qualquer material entre fotos, documentos e outros meios de comunicação, para ser utilizada em campanhas promocionais e institucional, destinadas à divulgação ao público em geral e/ou apenas para uso interno, desde que não haja desvirtuamento da sua finalidade;
  •     Este workshop depende dos participantes e da interação entre eles, portanto, um mínimo de participantes será necessário para a sua realização;
  •       A organização se reserva ao direito de decidir pela realização do Workshop na data ou transferir este workshop para outra data;
  •    Em caso de desistência do participante, será feita a devolução do valor integral da inscrição desde que o aviso da desistência seja feito com 10 dias corridos de antecedência ao início do curso. Após esse período, será efetuada a devolução de 80% do valor. Porém, na semana do início do Workshop ou em caso de falta do aluno, não haverá a devolução de valor;
  •    Se a organização do Management 3.0 cancelar a realização deste Workshop, por qualquer razão, o valor da inscrição pago pelo participante será restituído integralmente (descontado taxas e impostos, se aplicáveis).


7. Quer levar este curso para sua empresa?

Entre em contato por meio do WhatsApp e vamos juntos viabilizar este treinamento:  (19) 9 8114-0866.


8.  SOBRE O INSTRUTOR (Frederico Oliveira)

        Graduado (PUC-Campinas) e mestre (IPT/USP) em Engenharia de Computação;

 Pós-graduação em Gestão de Projetos (FGV-Niterói/RJ);

 Aluno especial em disciplinas de Engenharia de Software (UNICAMP);

 Certificações: Scrum Master (Scrum Alliance), Management 3.0, Business Value Analysis/Product Ownership (ICAgile), Certified Lean Inception Facilitator (CLF), Professional Team Building Certified (Agile Institute Brazil), Professional Team Facilitator Certified (Agile Institute Brazil), Professional Agile Leader Certified (Agile Institute Brazil), Professional Lean Agile Master Certified (Agile Institute Brazil), além da designação KMP (Kanban University).

Head de Desenvolvimento e Tecnologia na SHIFT (São José do Rio Preto/SP);

Professor dos cursos de pós-graduação da FIAP/São Paulo em disciplinas sobre Agilidade e Management 3.0;

20 anos de experiência em papéis relacionados à gestão de projetos, desenvolvimento e arquitetura de soluções em empresas como CPqD, DATASUS, Sonda Procwork, Atlantic SolutionsSAMSUNG/SiDi e SHIFT.

Palestrante nos principais eventos de Agilidade como Agile Conference (Washington/EUA), Agile Brazil, TDC, Agile Trends e Scrum Gathering Brazil;

Coordenador da trilha Management 3.0 do TDC São Paulo 2018 e 2019;

Autor de artigos científicos e técnicos em Engenharia de Software - IEEE e ACM;

Autor do livro "Gerenciamento da Dívida Técnica em projetos de software usando Scrum: Uma Pesquisa-Ação". Editora: Novas Edições Acadêmicas. ISBN-10: 6139737532.

Redes sociais, contatos e empresa:

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/frederico-oliveira-46183b112

Facebook: https://www.facebook.com/frederico.oliveira.5667

Twitter: @fredySOliveira

Palestras: https://speakerdeck.com/fredericooliveira

Management 3.0 Licensed: https://management30.com/facilitators/about/?trainer=4329

E-mail: [email protected]


Termos e políticas

Evento online

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Sobre o organizador

Frederico Oliveira

Graduado (PUC-Campinas) e mestre (IPT/USP) em Engenharia de Computação. Pós-graduação em Gestão de Projetos (FGV-Niterói/RJ). Certificações em Scrum Master (Agile Alliance), Management 3.0 (Happy Melly), Product Owner (ICAgile), CLF – Certified Lean Inception Facilitator (Caroli.org), Desenvolvedor Java (Oracle). Gerente de Desevolvimento na SHIFT (São José do Rio Preto/SP) e Professor dos cursos de pós-graduação da FIAP/São Paulo em disciplinas sobre Agilidade e Management 3.0.

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