Login
O evento já encerrou...
Leia Mulheres (Divinópolis e Nova Serrana): Por um feminismo afro-latino-americano - Lélia Gonzalez
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Leia Mulheres (Divinópolis e Nova Serrana): Por um feminismo afro-latino-americano - Lélia Gonzalez

30 nov - 2021 • 20:00 > 22:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Em novembro, os clubes Leia Mulheres Divinópolis (MG) e Leia Mulheres Nova Serrana (MG) irão promover um encontro para conversar sobre o livro "Por um feminismo afro-latino-americano" da brasileira Lélia Gonzalez.

SINOPSE

Filósofa, antropóloga, professora, escritora, militante do movimento negro e feminista precursora, Lélia Gonzalez foi uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX, com atuação decisiva na luta contra o racismo estrutural e na articulação das relações entre gênero e raça em nossa sociedade.

Com organização de Flavia Rios e Márcia Lima, Por um feminismo afro-latino-americano reúne em um só volume um panorama amplo da obra desta pensadora tão múltipla quanto engajada. São textos produzidos durante um período efervescente que compreende quase duas décadas de história ― de 1979 a 1994 ― e que marca os anseios democráticos do Brasil e de outros países da América Latina e do Caribe. Além dos ensaios já consagrados, fazem parte desse legado artigos de Lélia que saíram na imprensa, entrevistas antológicas, traduções inéditas e escritos dispersos, como a carta endereçada a Chacrinha, o Velho Guerreiro. O livro traz ainda uma introdução crítica e cronologia de vida e obra da autora.
Irreverente, interseccional, decolonial, polifônica, erudita e ao mesmo tempo popular, Lélia Gonzalez transitava da filosofia às ciências sociais, da psicanálise ao samba e aos terreiros de candomblé. Deu voz ao pretuguês, cunhou a categoria de amefricanidade, universalizou-se. Tornou-se um ícone para o feminismo negro.
Axé, Lélia Gonzalez!

“É Lélia quem cria para mim essa identidade, essa terceira figura política, essa terceira identidade que compartilha das outras duas (ser mulher e ser negro), mas que tem um horizonte próprio de luta. Com Lélia Gonzalez, me defini politicamente para militar na questão da mulher negra.” ― Sueli Carneiro, filósofa, pedagoga, escritora e fundadora do Geledés

“Eu sinto que estou sendo escolhida para representar o feminismo negro. E por que aqui no Brasil vocês precisam buscar essa referência nos Estados Unidos? Acho que aprendi mais com Lélia Gonzalez do que vocês aprenderão comigo.” ― Angela Davis, filósofa norte-americana

SOBRE A AUTORA

LÉLIA GONZALEZ (1935-1994) foi uma das mais importantes intelectuais brasileiras do século XX, com atuação decisiva na luta antirracista. Formada em geografia, história e filosofia ― e dedicada aos estudos da psicanálise, da sociologia e da antropologia ―, mobilizou conceitos de áreas diversas. Fundou o Movimento Negro Unificado, participou da formação de partidos de oposição ao regime militar, lecionou na UERJ e no Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio, do qual também foi diretora. Publicou diversos artigos em revistas acadêmicas, na imprensa alternativa e em jornais de grande circulação. É autora de Lugar de negro (com Carlos Hasenbalg) e Festas populares no Brasil.

LEIA MULHERES

Leia Mulheres é um movimento nacional que existe desde 2015 e objetiva incentivar uma luta, cada vez mais compartilhada, para empoderar mulheres escritoras que sobrevivem a um mercado editorial com preponderância de vozes masculinas. No Brasil, o movimento, criado em São Paulo, já abrange mais de 120 cidades. O movimento também conta com clubes na Suíça, Alemanha e Portugal.

Siga a página Instagram do Leia Mulheres Nova Serrana.

Siga a página Instagram do Leia Mulheres Divinópolis.


INFORMAÇÕES DE ACESSO

Para acessar um evento via Sympla Streaming, as pessoas participantes devem ter uma conta criada na Sympla com o mesmo e-mail usado na retirada dos ingressos. Para criar a conta, é só clicar aqui.

Lembrando que a transmissão pode ser acessada pelas pessoas participantes 15 minutos antes do evento começar.

Para acessar a transmissão, basta que as pessoas participantes sigam o passo a passo abaixo:

Acesso através do computador:

1. Baixar o aplicativo do Zoom;
2. Acessar https://www.sympla.com.br/ e fazer login na sua conta da Sympla. Caso não tenha uma conta, acessar o link: https://www.sympla.com.br/criar-conta.html;
3. Clicar em “Meus Ingressos”;
4. Buscar o ingresso do Webinar e clique no botão “Acessar Transmissão”;
5. A pessoa participante será redirecionado para uma página, onde verá a opção de continuar o acesso através do aplicativo Zoom.

Acesso através do smartphone:

1. Fazer o download do app Zoom;
2. Baixar o app Sympla e fazer login na sua conta Sympla. Caso não tenha uma conta, acessar o link: https://www.sympla.com.br/criar-conta.html;
3. Tocar na opção “Ingressos” no menu exibido na parte inferior da tela;
4. Buscar o ingresso do Webinar e tocar no botão “Acessar Transmissão”, que fica habilitado (na cor azul) para os participantes 15 minutos antes do início da sessão




Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Thaís Campolina Martins

Organizadora e mediadora do Clube Cidade Solitária. Também é escritora e media o Leia Mulheres Divinópolis.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.