Lançamento do Livro "Inovação na Raiz"

BH-TEC - Belo Horizonte, MG
24 de novembro de 2017, 08h45-10h30

Compartilhar:

Ingressos

R$ 0,00

Ingresso único
Grátis
Vendas até 24/11/2017
0

Descrição do evento


O que propósito tem a ver com inovação? 

Conheça o Inovação na Raiz – uma jornada empreendedora a partir da universidade brasileira.

A história de mais de 10 anos da empresa Rizoflora Biotecnologia é o pano de fundo para falar de como inovações de impacto podem ser geradas a partir do conhecimento científico de ponta de pesquisadores. 

Uma rede formada por diferentes atores, de professores da universidade até investidores e empresários, também se conecta a uma “causa maior” e ajudam na superação dos mais diversos obstáculos para concretização da “ideia”. 

Confira uma prévia do que você pode encontrar nessa jornada em uma pequena entrevista com o Gustavo Mamão, autor do livro: 

1) No ecossistema de inovação, em que tanto se fala da interação entre universidade/empresa, o que o case narrado no livo, e o próprio livro em si, representam? 

GUSTAVO: eu acredito que precisamos ter exemplos positivos sobre a interação universidade-empresa. Se olharmos apenas para os desafios, corremos o risco de nunca aprofundarmos nessa interação "com medo" de não dar certo. O caso da empresa Rizoflora, criada a partir do conhecimento tecnológico da Universidade Federal de Viçosa, é uma história que deu certo. Não existe um caminho fácil, mas existem caminhos possíveis para evoluirmos essa relação.    


2) Quais os principais atores presentes nessa trajetória? 

GUSTAVO: o caso da Rizoflora e toda história em torno da criação e desenvolvimento da empresa é também muito didático sobre a importâncias dos diferentes atores nessa trajetória. Tudo começa com agências de fomento (Sebrae e Fapemig) aportando recursos para avaliação de oportunidades nas universidades do estado de MG. Profissionais ligados à universidade entendem o desafio e se juntam ao sonho para que o projeto possa dar certo. Tem claro no centro dessa história a vontade de um Professor em causar um impacto positivo na sociedade. Fundos de Venture Capital e seus gestores entendem e se identificam com a oportunidade até que o projeto passa a ser apresentado às empresas do setor. Claro, o leitor vai entender que uma carga muito grande de empreendedorismo foi depositada no projeto e a importância deste espírito empreendedor vai também se revelando ao longo da jornada.    


3) Para quem o livro pode servir de inspiração? 

GUSTAVO: acredito que este é um livro que poderá agregar muito para professores, pesquisadores e/ou estudantes que queiram empreender um projeto de base tecnológica. Há um convite também para que este livro possa permitir uma reflexão mais profunda para empreendedores de startups. A mensagem para investidores, sejam eles gestores de fundos de Venture Capital ou profissionais de médias e grandes empresas, é para mim também muito forte. Finalmente, acredito que todos que participam do apoio financeiro ou ao desenvolvimento de políticas públicas para a inovação irão se identificar com uma série de situações que o livro descreve. 
 

4) Quais foram os maiores desafios encontrados nesse processo de inovar? 

GUSTAVO: quando os primeiros leitores que compartilhei o texto do livro chegavam ao final da leitura eu perguntava: "e aí, o livro serve de inspiração ou a história pode desanimar os leitores à empreender a partir da universidade?" Todos disseram que o livro serve de "inspiração", mas foram tantos desafios que deixo para que cada leitor faça a sua própria lista, tentando refletir sobre se as opções encontradas por nós empreendedores da Rizoflora fazem sentido ou não para o seu atual ou futuro projeto. Há espaço também  para que os formadores de política públicas possam se inspirar para ajudar a eliminar gargalos brasileiros que vão além daqueles que são inerentes às incertezas do próprio processo de inovação. 


5) Para você, qual é o verdadeiro significado de "inovar na raiz"? 

GUSTAVO: esta é uma outra pergunta muito boa que gostaria que cada um que lesse o livro respondesse. Posso adiantar que o livro deixa algumas vezes esse sentido explícito, algumas vezes de forma até literal. Mas há outros sentidos mais implícitos que é como um bom mistério que vai se revelando com o desenrolar da história. 

Sobre o produtor

BH-TEC

O BH-TEC é um ambiente de negócios que reúne empresas de base tecnológica, centros públicos e privados de tecnologia e serviços de apoio.

Comentários

Local

BH-TEC
Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770, Ed. Institucional, Engenho Nogueira
Belo Horizonte, MG

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.