Login
O evento já encerrou...
Lançamento da Websérie Respiros
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Lançamento da Websérie Respiros

8 mar - 2021 • 20:00 > 21:00

Evento Online via Youtube

Descrição

O projeto Arte que Salva a Alma lança na próxima segunda-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, a websérie Respiros, estrelada pela atriz e jornalista pernambucana Luciana Cavalcanti e dirigida por ela e Quiercles Santana. A trilogia, financiada com recursos da Lei Aldir Blanc, foi idealizada e produzida no período da pandemia, em meio às pressões sociais e psicológicas, principalmente em cima das mulheres. Já o roteiro foi criado a partir de uma adaptação dos textos das escritoras Carol Rodrigues, Wislawa Szymborska e Germana Accioly. Os três episódios abordam, de forma poética, temas do universo feminino e faz um alerta para a realidade do feminicídio e a situação das mulheres que passam por relações abusivas não apenas neste período de confinamento como em todos os tempos.


A websérie vai estar disponível para o público no Canal do Youtube do projeto Arte que Salva a Alma a partir das 20h do dia 8 de março, quando será realizada uma Live de Lançamento apresentada por Luciana Cavalcanti, com a participação virtual das autoras, do diretor artístico e da cantora Diva Menner, conhecida como a primeira mulher trans no The Voice Brasil. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente aqui no Sympla.


Os episódios contam histórias de mulheres distintas em diferentes nichos da representação feminina, utilizando-se de uma narrativa dessemelhante, na qual a poesia, a imagem, o som e o silêncio permeiam toda a obra. A trama ocorre entre o mundo real e imaginário das personagens, e sugere reflexões e discussões sobre solidão, delicadeza dos sentimentos, estados de devaneios, relacionamentos abusivos, depressão, loucura e libertação.


A iniciativa do Respiros surgiu a partir de uma dor pessoal (também coletiva), durante a pandemia. Nasceu como resposta artística expressando que a arte pode salvar almas. “A falta de ar e a sensação de morte me fez percorrer um caminho no qual estar no momento presente é um dos meus maiores estímulos. Viver o agora, controlar a ansiedade, aprender a conhecer o momento que antecede uma crise é um desafio constante. Respirar, inspirar, respirar, inspirar. Respiros. Daí se explica o nome “Respiros, da websérie”, conta Luciana, enfatizando que esse é o respirar de uma mulher que representa várias mulheres.


Além de estabelecer diálogos, a websérie também tem como objetivo  fortalecer a economia criativa; estimular as mulheres para a criação e ocupação de lugares no audiovisual; divulgar e incentivar as produções locais relacionadas ao universo feminino; construir estratégias para a reflexão e debates sobre o tema; e ampliar a difusão e a troca de conhecimentos ao informar, encurtar distâncias e despertar a consciência crítica. “Queremos provocar debates sobre a representatividade feminina e dar voz a inúmeras mulheres através da sua história”, explica Luciana.


TRILOGIA - O primeiro episódio (Teoria do Eriço) é baseado em um texto de Carol Rodrigues que fala sobre o passado e o presente, a partir da ótica do aniversário da protagonista. Como em um filme, a personagem vai da infância aos dias atuais e começa a sonhar, ter devaneios, e pesadelos que falam muito sobre o respiro. O segundo episódio (Mulher de Lot) é um soco no estômago. O texto de Wislawa Szymborska fala sobre o machismo e tenta tirar a culpa da mulher, esta que é sempre culpada de tudo na história original bíblica "Mulher de Ló". O terceiro (Eu sou assim), baseado no texto da jornalista Germana Accioly, já mostra uma mulher emancipada, livre, liberta, solta, indo para onde quer ir, fazendo o que quer fazer, sendo protagonista da sua história. 


Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Luciana Cavalcanti

Luciana Cavalcanti é atriz, jornalista, apresentadora e Especialista em Jornalismo Independente, Produção de Conteúdo e Gestão Financeira. Com 30 anos de carreira, em 2021, trabalhou em espetáculos adultos e infantis, integrou grupos e cias de teatro no Recife e no Rio de Janeiro, e atuou no cinema, com participação em curtas e longas. Idealizadora do Arte que Salva a Alma, que produz conteúdos audiovisuais sobre arte, como vídeos e lives transmitidos via Instagram da atriz e YouTube do projeto.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.