App Sympla
Baixe agora

Lab sem receita

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Lab sem receita

Casa Matita - Belo Horizonte, MG
25 de maio de 2019, 09h-15h

Inscrição

Ingresso único
R$ 200,00  (+ R$ 20,00 taxa)
Pague em até 12x
Inscrições até 24/05/2019
Encerrado

Descrição do evento

Esta oficina surge com o desejo de agregar pessoas que queiram experimentar a cozinha escapando das receitas e propondo novas receitas!

A cozinha é um lugar de invenção, de criação, de surpresa e nela nos preenchemos com as mais variadas memórias: os cheiros, as cores, o movimento da colher na panela, o gesto das dobras das massas, as colheradas, as provas, a orquestra de talheres que nos invade os ouvidos e todas as conversas que as especiarias nos permitem chegar.


Convidamos para um dia de improviso e experimentação em que TODOS participam ativamente da criação e preparo das comidas! E o que iremos cozinhar? Você se lembra daquela receita cheia de detalhes, cujo gosto, aroma, modo de preparo e um momento especial te marcou? Pois, você nos sugere um alimento não processado (não industrializado) que lhe seja uma referência de memória gustativa, algo que respeite a sazonalidade de nossa região e que esteja intimamente ligado ao que você considera uma receita de lembranças. Esta é a grande surpresa e o desafio do dia para os participantes, pois descobriremos os ingredientes juntos, encontrando, assim, a harmonia entre eles!

A partir das combinações entre eles, das propostas do grupo, das receitas que temos e as que não temos, damos início ao nosso laboratório de proposições de elaboração e execução de preparos com os alimentos e seus agregadores de sabor (as especiarias, os óleos vegetais, as ervas, os grãos). Este é o eixo de nossa oficina, onde poderemos conjuntamente: inventar, discutir, propor, prever, organizar, medir, substituir, intuir, intencionar, anotar, brincar com os ingredientes.


Aqui, você poderá contar com nossa formação para apresentar outras técnicas de preparo, sugerir possibilidades de se chegar a outras texturas, melhorar sabores, compreender formas de se organizar em uma cozinha coletiva recriando tradições, reinventando memórias e experimentando em grupo!

E, assim, por que não seguirmos almoçando as nossas propostas? Partilhar alegrias, construir laços, gozar do prazer de comer em uma longa mesa feita da nossa identidade alimentar!

Após o almoço, seguiremos para o segundo momento de nossa oficina: repensar, reinventar, conhecer, questionar e escrever o nosso próprio receituário!

Que tipo de linguagem se usa para um caderno de receitas de vó? Como falar sobre as medidas para uma criança? O que importa: o modo de preparo ou a história da receita? O que descrever primeiro: os ingredientes pesados? Os frescos? A ordem de uso no preparo?

Nosso papo aqui será guiado pela partilha de livros e cadernos de receitas, quando poderemos conversar sobre as publicações, o público-alvo, a forma da escrita e chegar aos nossos próprios receituários. Convidamos vocês a pensar e exercitar uma escrita, com caneta, papel e inspiração, que acolha a intenção desta experiência coletiva de dar sabor e forma às nossas construções culinárias.



Nosso dia será assim:


- chegança e café fresquinho: café da manhã para despertar os paladares e as afinidades

- ouvidos ao alimento: dinâmica para conhecer e nos aproximar dos ingredientes do dia

- aventais e lenços na cabeça: começaremos a cozinhar

- sombra, água fresca e mesa posta: almoçaremos nossas criações

- a comida aproxima a palavra: proposta e exercícios de escrita em torno das receitas que criamos neste dia

- abraçar e sorrir: um café da tarde para partilharmos nossa escrita e a experiência vivida. 

Sobre o produtor

Luisa Macedo e Laís Velloso

Luisa Macedo é Mestre e bacharel em Artes Visuais. Realizou formação básica em gastronomia pelo Senac São Paulo (2017). Laís Velloso é licenciada em Letras ( Português e Italiano) e Mestre em estudos literários. Formada no curso de Cozinheiro Técnico pelo Senac Minas (2006).

Local

Casa Matita
Rua João Ribeiro, 313, Santa Efigênia
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.