App Sympla
Baixe agora

Jovens Lideranças pelo Clima: Olhando pelo futuro!

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Jovens Lideranças pelo Clima: Olhando pelo futuro!

Unibes Cultural - Teatro - São Paulo, SP
23 de agosto de 2019, 13h30-15h30

Inscrição

Jovens Lideranças pelo Clima
Grátis
Inscrições até 23/08/2019
Encerrado

Descrição do evento

A voz da juventude urge em ser ouvida. Não à toa, uma jovem de 16 anos surge como uma das principais lideranças no combate às mudanças climáticas. Greta Thunberg, nomeada ao Nobel da Paz, mobiliza milhares de adolescentes e jovens por todo o mundo.  O movimento que promove uma greve escolar às sextas-feiras já alcançou mais de 125 países e continua crescendo.

No Brasil, o movimento de combate às mudanças climáticas e transição para uma economia que respeite os limites sustentáveis do planeta reúne diversas instituições. No painel, representantes de várias iniciativas se reúnem para engajar e mobilizar a sociedade civil contra o aquecimento global.

Participe e entre nessa luta!

 

Painelistas

 

Amanda Costa - Coordenadora GT ODS na Engajamundo

Amanda é estudante de Relações Internacionais, coordena o Grupo de Trabalho sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (GT ODS) na ONG Engajamundo, é membro das redes Global Shapers Community e Youth Climate Leaders (YCL).  


Camila Pavão Chabar - Coordenadora de Mudanças Climáticas do ICLEI América do Sul

É pós-graduada (MBA) em Economia e Negócios pela UFSCAR e graduada em Relações Internacionais pela PUC/SP, com extensão em Sustentabilidade e Responsabilidade Social pela FGV/SP. Trabalhou em grandes empresas nas áreas de sustentabilidade e relações institucionais, inclusive em departamentos de mudanças climáticas. Por três anos, assumiu a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de cidade no interior paulista com atuação premiada pelo governo do estado pela elaboração e implantação de políticas públicas para o desenvolvimento local sustentável. Possui experiência de estudos na Islândia, Irlanda e Argentina.


Fernanda Tibério - Fellow da Youth Climate Leaders

Fernanda Tibério é bióloga, mestre e doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar e foi pesquisadora visitante na University of East Anglia. Foi professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia e gestora de projetos socioambientais. Atualmente é fellow do Instituto Amani e da Youth Climate Leaders, atuando nas pauta de inovação socioambiental e na educação climática.


Luciano Frontelle - Diretor Executivo na Plant-for-the-Planet Brasil

Diretor Executivo na Plant-for-the-Planet Brasil, acompanha a formulação e implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas desde 2012. Foi convidado e/ou selecionado para conferências sobre esse processo na Indonésia, Bélgica, Sri Lanka, Peru, Estados Unidos, França, Marrocos e Alemanha. Em 2016 foi destaque na edição de aniversário da revista Época como um dos 30 jovens abaixo de 30 envolvido em ações que vão mudar o país, devido o trabalho do Coletivo Clímax Brasil, do qual foi cofundador. 


Rebeca Orosco - Assistente Técnica das áreas de Mudança do Clima e Finanças Sustentáveis do CEBDS 

Mestranda no Programa de Planejamento Energético – PPE da Coppe/UFRJ, na área de Planejamento Ambiental, no qual atuou como pesquisadora em projeto para avaliação de impactos de mudança de dieta global sob diferentes cenários climáticos como contribuição para visão de longo prazo do Greenpeace, no Laboratório Cenergia (Coppe/UFRJ).  Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com extensão na área de engenharia de energias renováveis pela Fachhochschule Köln, na Alemanha.


Moderadora

Andréia Coutinho Louback - Coordenadora de Comunicação do iCS

É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUC-Rio e mestre em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET/RJ. Faz parte do conselho do Narrativas, uma rede de profissionais de comunicação de causas - que atua nas organizações da sociedade civil, a partir da difusão de conhecimento e promoção de espaços de debate para a transformação social. No Instituto Clima e Sociedade, ela atua como coordenadora de comunicação, responsável por intermediar o relacionamento da organização com a mídia, cobertura de eventos, produção e coordenação de conteúdo.

 

Participação por vídeo: Fridays for Future

 

Informações Gerais


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Adulto

CATEGORIA: Painel

ACESSIBILIDADE: Cadeirante / Libras

ODS 13  - Ação Contra a Mudança Global do Clima

 

 

Sobre o CEBDS

 

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no Brasil, por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. A instituição foi fundada em 1997 por um grupo de grandes empresários brasileiros atento às mudanças e oportunidades que a sustentabilidade trazia, principalmente a partir da Rio 92.

Hoje reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresarias do país, com faturamento equivalente a cerca de 45% do PIB e responsáveis por mais de um milhão de empregos diretos. Representa no Brasil a rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países, atuando em 22 setores industriais, além de contar com 200 grupos empresariais que atuam em todos os continentes



Sobre o Fórum Virada Sustentável 2019


Negócios de impacto, mobilidade urbana, economia colaborativa, economia circular, moda sustentável, mudanças climáticas, meio ambiente e inovação social, entre outros temas, fazem parte do Fórum Virada Sustentável 2019, uma ocupação de dois dias inteiros no Unibes Cultural, com mais de 50 atividades, 150 palestrantes, onde você poderá saber tudo que há de novo sobre respostas e soluções para os desafios contemporâneos da Humanidade, além, é claro, de muita arte e celebração. O evento integra a programação oficial da Virada Sustentável - São Paulo 2019.


SUJEITO À LOTAÇÃO.

TOLERÂNCIA DE 10 MINUTOS DE ATRASO.


Sobre o produtor

Virada Sustentável

Somos um movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, públicas e privadas, que tenham em comum o objetivo de melhorar a sociedade e o meio ambiente a partir de uma visão alegre e inspiradora da sustentabilidade. Conheça a programação completa em: viradasustentavel.org.br

Local

Unibes Cultural - Teatro
Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.