31 jul - 2021 • 10:00 > 18:00
Evento Online via Zoom
Durante o curso, que será transmitido online e ao vivo, o aluno vai aprender introduções básicas sobre o jornalismo de moda, perfis editoriais de revistas e sites jornalísticos da área. O conteúdo do curso é voltado para identificar os diferentes tipos de leitores e como fazer conteúdo assertivos para o público-alvo, e a partir disso como se pode criar pautas assertivas e coerentes para o leitor, levando conteúdo com excelência na qualidade editorial.
Há a aplicação de algumas atividades práticas para a fixação de conteúdo. Ao final, o aluno recebe um certificado e sugestão de bibliografia básica para se aprofundar melhor nas áreas de história da moda, jornalismo de moda e eventos. E mais: dicas de como mapear as melhores oportunidades e conquistar um emprego na área.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
A aula acontece ao vico e online no dia 01/08. O acesso dos alunos às aulas são feitos via plataforma ZOOM. O link de acesso é enviado via email no dia das aulas.
CERTIFICADO DIGITAL
Após o curso, todos os alunos recebem via email um certificado, que pode ser impresso.
PROGRAMAÇÃO DO CURSO
a. Introdução ao Jornalismo de Moda, como funciona a área.
b. Introdução às técnicas de escrita e reportagem jornalística.
c. Como fazer um texto de jornalismo.
d. Técnicas básicas do jornalismo: pauta, apuração, fontes e textos.
e. Como identificar o target da revista: para qual público eu estou escrevendo?
f. Análise das revistas de moda/femininas do mercado e como cada uma trabalha o tema para o seu público.
g. Reportagem x crítica de moda: qual a diferença?
h. Análise de um desfile de moda: como cobrir uma semana de moda.
A quem se destina?
Todos que querem compreender a disciplina. Jornalistas, publicitários, consultores de imagem e estilo, designers, estudantes de comunicação e moda ou qualquer pessoa que tenha interesse no tema. Não é necessário ser jornalista para realizar esse curso.
IAM Inteligência em Moda
Andreia Meneguete é o nome por trás da IAM Inteligência em Moda. É jornalista pós-graduada em Estética e Gestão da Moda (USP), Fashion Business & Brand Management (Istituto Marangoni de Londres), Branding (BSP) e Cultura Material e Consumo (USP). Com 17 anos de experiência no segmento de comunicação, é proprietária da IAM Inteligência em Moda e professora de Jornalismo de Moda e Comunicação Estratégica de Moda na FAAP.