Janelas de Leitura - Microcontos: Um Vasto Mundo (Oficina)

Encontro da Amazônia - Curitiba, PR
24 de março de 2017, 09h - 25 de março de 2017, 12h

Compartilhar:

Inscrição

Inscrição
Grátis
Inscrições até 21/03/2017
Encerrado

Descrição do evento

Se o romance é formado de rios-histórias, e o conto é um riacho, o microconto é uma nascente, um veio d’água. Praticado por importantes escritores não apenas na contemporaneidade, mas há décadas, o microconto é tão difícil de escrever quanto a poesia. O objetivo desse minicurso é partilhar com os interessados a beleza e a complexidade desse filete de água ficcional e incentivar a sua produção.

Programa:
- O conto (definição) 
- Elementos do conto (foco narrativo, personagens, ação, desfecho)
- Exemplos de contos, minicontos e microcontos 
- Atividades práticas (criação de microcontos)

Carga horária: 6 horas (24 e 25 de março, das 9h às 12h)
Número de participantes: 10 pessoas 
Material necessário: papel e lápis/caneta

*** Inscrições até às 18h00 do 21 de março de 2017 ***
*** As três oficinas do evento Janelas de Leitura acontecem simultaneamente, por isso é preciso escolher apenas uma para participar ***

Sobre o ministrante
João Anzanello Carrascoza é escritor, redator de propaganda e professor da ESPM e da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde fez mestrado e doutorado em Ciência da Comunicação. Publicou os romances “Caderno de um ausente” e “Aos 7 e aos 40”, e os livros de contos Espinhos e alfinetes, Linha única, Aquela água toda e Diário das coincidências, entre outros, além de novelas para o público infantojuvenil. Dos prêmios que recebeu destacam-se Guimarães Rosa/Radio France Internationale, Fundação do Livro Infantil e Juvenil, Fundação Biblioteca Nacional, Jabuti e APCA.

Sobre o Janelas de Leitura
O Janelas de Leitura é um evento que se propõe a colocar em foco a leitura (e, consequentemente, a literatura) em suas mais diversas manifestações, para que se possa discutir, refletir e pensar sobre o seu papel e seu poder de (trans)formação, aproximando as mais diversas áreas do conhecimento, como as artes, a cultura e a educação.

Para isso, o evento contará com palestras, mesas de debate, oficinas e outras atividades, além da presença de importantes especialistas da América Latina no tema.


Sobre o produtor

Freguesia do Livro

A Freguesia do Livro é um movimento literário voluntário e independente que arrecada, organiza e encaminha bons livros recebidos como doação para Pontos de Leitura em Curitiba e região metropolitana, Campos Gerais, litoral do Paraná, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A Freguesia do Livro também colabora na criação e manutenção de bibliotecas comunitárias.
Nossa iniciativa propõe uma corrente literária que coloca livros em movimento, incentivando a leitura para todos em todos os lugares.

Comentários

Local

Encontro da Amazônia
Rua Nilo Peçanha, 1907, Bom Retiro
Curitiba, PR

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.