Descrição do evento
Se ler é “uma intervenção sobre o mundo”, como afirma Alessandro Rocha, a leitura tem importante função social. Assim, não basta apenas oferecer livros às pessoas: é preciso que haja mediadores de leitura para incentivá-las e para mostrar esta e outras faces da leitura a elas. Por isso, a oficina se propõe oferecer os elementos para a formação de mediadores de leitura.
Programa:
- Teorias literárias e hermenêuticas sobre os lugares de sentido
- O leitor como lugar de sentido
- Função social da leitura
- Formação de professores mediadores de leitura
- Leitura e educação de sensibilidades
Carga horária: 6 horas (24 e 25 de março, das 9h às 12h)
Número de participantes: 30
Material necessário: papel e lápis/caneta
*** Inscrições até às 18h00 do dia 21 de março de 2017 ***
*** As três oficinas do evento Janelas de Leitura acontecem simultaneamente, por isso é preciso escolher apenas uma para participar ***
Sobre o ministrante
Alessandro Rocha é graduado em Teologia pelo CES/JF, em Filosofia pela UCP, especialista em Educação pela PUC-Minas, mestre em Teologia pela PUC-Rio, em, Humanidades pela Unigranrio, doutor em Teologia pela PUC-Rio, pós-doutor em Letras pela PUC-Rio. Professor e diretor do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLER PUC-Rio).
Sobre o Janelas de Leitura
O Janelas de Leitura é um evento que se propõe a colocar em foco a leitura (e, consequentemente, a literatura) em suas mais diversas manifestações, para que se possa discutir, refletir e pensar sobre o seu papel e seu poder de (trans)formação, aproximando as mais diversas áreas do conhecimento, como as artes, a cultura e a educação.
Para isso, o evento contará com palestras, mesas de debate, oficinas e outras atividades, além da presença de importantes especialistas da América Latina no tema.