App Sympla
Baixe agora

Janelas de Leitura - Clarice: Uma Aprendizagem (Oficina)

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Janelas de Leitura - Clarice: Uma Aprendizagem (Oficina)

Encontro da Amazônia - Curitiba, PR
24 de março de 2017, 09h - 25 de março de 2017, 12h

Inscrição

Inscrição
Grátis
Inscrições até 21/03/2017
Encerrado

Descrição do evento

Clarice Lispector sempre viu a literatura intimamente ligada à existência. Esso elo se fortalece, mais do que nunca, nas 365 crônicas que publicou, sempre aos sábados, no “Jornal do Brasil”, entre 1967 e 1973. A crônica, para Clarice, é tudo: relato da vida diária, mas também pensamento, reflexão, confissão, meditação. Através da leitura dessas crônicas (publicadas em “A descoberta do mundo” ), descortina-se não só um forte retrato da própria Clarice, mas, mais ainda, uma visão radical da literatura e do mundo, a qual  coloca a sensibilidade e o instinto estão sempre à frente da razão.

Programa:
- Leitura e debate das crônicas de Clarice Lispector publicadas em “A descoberta do mundo”.

Carga horária: 6 horas (24 e 25 de março, das 9h às 12h)
Número de participantes: 60
Material necessário: é interessante que os participantes levem suas cópias de “A descoberta do mundo” (mas não é imprescindível).

*** Inscrições até às 18h00 do dia 21 de março de 2017 ***
*** As três oficinas do evento Janelas de Leitura acontecem simultaneamente, por isso é preciso escolher apenas uma para participar ***

Sobre o ministrante
José Castello é um carioca radicado em Curitiba, é escritor e jornalista. Mestre em Comunicação pela UFRJ. Foi colunista do “Prosa & Verso”, de O Globo. Autor, entre outros, de “Dentro de Mim Ninguém Entra” (Berlendis, 2016, ficção infanto-juvenil “ilustrada” com trabalhos de Artur Bispo do Rosário), “Ribamar” (Bertrand Brasil, 2010, Prêmio Jabuti de “romance do ano” 2011) e “Vinicius: o Poeta da Paixão” (Companhia das Letras, 1994, Prêmio Jabuti de “Ensaio do Ano” em 1995). Há cinco anos ministra, na Estação das Letras, no Rio de Janeiro, o “Estúdio do Conto”.

Sobre o Janelas de Leitura
O Janelas de Leitura é um evento que se propõe a colocar em foco a leitura (e, consequentemente, a literatura) em suas mais diversas manifestações, para que se possa discutir, refletir e pensar sobre o seu papel e seu poder de (trans)formação, aproximando as mais diversas áreas do conhecimento, como as artes, a cultura e a educação.

Para isso, o evento contará com palestras, mesas de debate, oficinas e outras atividades, além da presença de importantes especialistas da América Latina no tema.

Sobre o produtor

Freguesia do Livro

A Freguesia do Livro é um movimento literário voluntário e independente que arrecada, organiza e encaminha bons livros recebidos como doação para Pontos de Leitura em Curitiba e região metropolitana, Campos Gerais, litoral do Paraná, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A Freguesia do Livro também colabora na criação e manutenção de bibliotecas comunitárias.
Nossa iniciativa propõe uma corrente literária que coloca livros em movimento, incentivando a leitura para todos em todos os lugares.

Local

Encontro da Amazônia
Rua Nilo Peçanha, 1907, Bom Retiro
Curitiba, PR

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.