Janelas de Leitura - Clarice: Uma Aprendizagem (Oficina)

Encontro da Amazônia - Curitiba, PR
24 de março de 2017, 09h - 25 de março de 2017, 12h

Compartilhar:

Inscrição

Inscrição
Grátis
Inscrições até 21/03/2017
Encerrado

Descrição do evento

Clarice Lispector sempre viu a literatura intimamente ligada à existência. Esso elo se fortalece, mais do que nunca, nas 365 crônicas que publicou, sempre aos sábados, no “Jornal do Brasil”, entre 1967 e 1973. A crônica, para Clarice, é tudo: relato da vida diária, mas também pensamento, reflexão, confissão, meditação. Através da leitura dessas crônicas (publicadas em “A descoberta do mundo” ), descortina-se não só um forte retrato da própria Clarice, mas, mais ainda, uma visão radical da literatura e do mundo, a qual  coloca a sensibilidade e o instinto estão sempre à frente da razão.

Programa:
- Leitura e debate das crônicas de Clarice Lispector publicadas em “A descoberta do mundo”.

Carga horária: 6 horas (24 e 25 de março, das 9h às 12h)
Número de participantes: 60
Material necessário: é interessante que os participantes levem suas cópias de “A descoberta do mundo” (mas não é imprescindível).

*** Inscrições até às 18h00 do dia 21 de março de 2017 ***
*** As três oficinas do evento Janelas de Leitura acontecem simultaneamente, por isso é preciso escolher apenas uma para participar ***

Sobre o ministrante
José Castello é um carioca radicado em Curitiba, é escritor e jornalista. Mestre em Comunicação pela UFRJ. Foi colunista do “Prosa & Verso”, de O Globo. Autor, entre outros, de “Dentro de Mim Ninguém Entra” (Berlendis, 2016, ficção infanto-juvenil “ilustrada” com trabalhos de Artur Bispo do Rosário), “Ribamar” (Bertrand Brasil, 2010, Prêmio Jabuti de “romance do ano” 2011) e “Vinicius: o Poeta da Paixão” (Companhia das Letras, 1994, Prêmio Jabuti de “Ensaio do Ano” em 1995). Há cinco anos ministra, na Estação das Letras, no Rio de Janeiro, o “Estúdio do Conto”.

Sobre o Janelas de Leitura
O Janelas de Leitura é um evento que se propõe a colocar em foco a leitura (e, consequentemente, a literatura) em suas mais diversas manifestações, para que se possa discutir, refletir e pensar sobre o seu papel e seu poder de (trans)formação, aproximando as mais diversas áreas do conhecimento, como as artes, a cultura e a educação.

Para isso, o evento contará com palestras, mesas de debate, oficinas e outras atividades, além da presença de importantes especialistas da América Latina no tema.

Sobre o produtor

Freguesia do Livro

A Freguesia do Livro é um movimento literário voluntário e independente que arrecada, organiza e encaminha bons livros recebidos como doação para Pontos de Leitura em Curitiba e região metropolitana, Campos Gerais, litoral do Paraná, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A Freguesia do Livro também colabora na criação e manutenção de bibliotecas comunitárias.
Nossa iniciativa propõe uma corrente literária que coloca livros em movimento, incentivando a leitura para todos em todos os lugares.

Comentários

Local

Encontro da Amazônia
Rua Nilo Peçanha, 1907, Bom Retiro
Curitiba, PR

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.