App Sympla
Baixe agora

IV SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS EM PLANEJAMENTO E GOVERNANÇA PÚBLICA

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

IV SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS EM PLANEJAMENTO E GOVERNANÇA PÚBLICA

Auditório da UTFPR - Campus Curitiba - Curitiba, PR
09 de maio de 2019, 16h - 10 de maio de 2019, 18h

Descrição do evento

IV SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS EM PLANEJAMENTO E GOVERNANÇA PÚBLICA

9 e 10 a maio de 2019

APRESENTAÇÃO

Nome do Seminário: IV Seminário de Boas Práticas em Planejamento e Governança Pública: Segurança Alimentar e Inteligência Territorial

Local: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba (Centro)

Período: 9 e 10 a maio de 2019

Horário: Período da manhã e tarde

Programas / Instituições /  Promotores / Organizadores: Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PGP/UTFPR)

Instituição Colaboradora: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária  (INCRA)

INTRODUÇÃO

Esclarecimento sobre o tema

A formulação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento agroalimentar no Brasil têm sido focadas tradicionalmente nas cadeias produtivas e categorias de agricultores. Essas abordagens se encontram fragilizadas e trazem poucas contribuições inovadoras aos desafios da atual produção de alimentos, onde a qualidade tem assumido maior destaque e importância.

A interlocução entre os atores das cadeias produtivas, das temáticas sociais e agrárias e os formuladores de políticas públicas indica a pertinência de tratar o desenvolvimento agroalimentar em bases territoriais.

A inteligência territorial, que engloba todo o conhecimento que pode melhorar a compreensão e a estrutura dinâmica dos territórios, é um campo de atuação em expansão, focada no desenvolvimento sustentável.

Essa inteligência na gestão territorial pode ser aplicada na busca da garantia da segurança alimentar da população que, segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - pode ser definida como “o estado existente quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico e econômico a uma alimentação que seja suficiente, segura, nutritiva e que atenda às necessidades nutricionais e preferências alimentares, de modo a propiciar vida ativa e saudável”.

Para isso, visamos extrapolar as políticas públicas executadas pelo Incra para discutir de forma mais relevante as políticas para o gerenciamento territorial e a segurança alimentar do país, temas estes importantes, atuais, interdisciplinares e relevantes para a comunidade acadêmico-profissional.

OBJETIVO GERAL E JUSTIFICATIVA (RELEVÂNCIA)

O evento tem por objetivo geral possibilitar um locus de discussão e difusão do conhecimento e desenvolvimento acadêmico-profissional, promovendo a multiplicação do conhecimento acadêmico e do saber prático de produções científicas geradas na academia e boas práticas de gestão, relacionadas ao Planejamento e Desenvolvimento, visando à sustentabilidade do Estado e o desenvolvimento de seu povo.

Nesse sentido justifica-se o evento pela possibilidade de reunir pesquisadores e profissionais com experiência de planejamento de políticas públicas e de gestão pública das áreas temáticas aderentes ou próximas num espaço democrático para discussão de resultados, geração de propostas e debate sobre pesquisas relacionadas ao tema, o que tende a contribuir e fortalecer tão relevante área de conhecimento, cuja contribuição faz-se salutar para o desenvolvimento sustentável da res-pública.

Outrossim, o evento integra a aquisição de créditos da turma de 2018 do Mestrado em Planejamento e Governança Pública, previsto no art. 23, II do Regulamento do Programa, que preceitua:

Quanto ao seminário de Boas Práticas, este deve ser organizado individualmente ou em duplas de alunos, desenvolvido na forma de palestras ministradas por gestores ou ex-gestores públicos de renomada experiência sobre boas práticas em instituições  públicas, culminando na elaboração de relatório técnico, conforme modelo disponibilizado pelo PGP, e a sua publicação no sítio do programa. (grifado).

PÚBLICO ALVO

Estudantes de graduação, de pós-graduação nos diversos níveis, professores, pesquisadores, servidores públicos e profissionais das diversas áreas do conhecimento que desenvolvem atividades aderentes ou com proximidade temática com o Planejamento Urbano Local/Regional e/ou Governança e Gestão de Políticas Públicas, bem como àqueles que tenham interesse sobre a discussão, pelo relevado interesse público do evento e como forma de levar à sociedade as atividades e preocupações universitárias quanto à gestão pública.


DESENVOLVIMENTO

Objetivos específicos

Estimular debates acerca da importância do Desenvolvimento Territorial, da Segurança Alimentar e de Planejamento de políticas públicas voltadas ao agrário, bem como das boas práticas de governança para a gestão sustentável e responsável da res-pública.

Descrição das Atividades Previstas

  • Palestras com pesquisadores e gestores públicos/privados, especialistas em estudos e implementações relacionadas aos temas do evento.

  • Mesas redondas com debates entre os convidados.

Expectativa de Público

O evento é direcionado a toda comunidade acadêmica, gestores públicos, pesquisadores e profissionais da área pública e gestão urbana. Serão disponibilizadas 110 vagas para inscrições no evento, podendo ser ampliado conforme aceitação e programação do seminário.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas no quadro que aparece logo ao lado direito desta página.

A presença deverá ser registrada no início das atividades de cada dia, nos dois dias do evento, mediante planilha eletrônica de lista de presença, controlada pela comissão responsável. Cada registro de presença dará direito a oito horas de certificado. Desse modo, o participante que registrar presença nos dois dias do evento terá direito a um certificado de 16 (dezesseis) horas.

Programação do Evento


DIA 09/05/2019 (Quinta-feira)

MANHÃ

Painel Segurança Alimentar

08h00 às 8h30

Credenciamento / Registro de Frequência

08h30 às 09h00

Abertura oficial do evento / Composição da mesa de autoridades UTFPR / INCRA

09h00 às 10h00

Palestra inaugural: “Inteligência e Gestão Territorial no âmbito da Segurança Alimentar” (Dr. Gustavo Spadotti / EMBRAPA)

10h00 às 10h20

Debates e perguntas

10h20 às 10h40

Intervalo / Coffee break

10h40 às 11h40

Palestra: “Segurança Alimentar” (Prof. Walter Belik / UNICAMP)

11h40 às 12h00

Debates e perguntas

TARDE

Painel Segurança Alimentar

13h30 às 14h30

Palestra: “Implantação da alimentação escolar 100% orgânica na rede estadual de ensino do Paraná” (Maria Teresinha Ritzmann / Grupo de Trabalho Interinstitucional Estadual GTI-E (Decreto Estadual n° 9117/2018)

14h30 às 15h00

Debates e Perguntas

15h00 às 15h30

Intervalo / Coffee break

15h30 às 16h30

Palestra: “Política pública de agricultura urbana em Curitiba” (Deputado Estadual Goura / Paraná)

16h30 às 17h00

Debates e Perguntas

17h00 às 17h15h

Encerramento





DIA 10/05/2019 (Sexta-feira)

MANHÃ

Painel Inteligência Territorial

08h00 às 8h30

Credenciamento / Registro de Frequência

08h30 às 9h30

Palestra: “Ação da Autarquia Agrária / UnB e sua contribuição na Inteligência Territorial” (Prof. Dr. Mário Lúcio de Ávila / UnB / FUP e Stanislau Antônio Lopes / INCRA)

9h30 às 10h00

Debates e perguntas

10h00 às 10h30

Intervalo / Coffee break

10h30 às 11h30

Palestra: “O GEIT - Grupo de Estudos de Inteligência Territorial e a vistoria remota produzida pelo INCRA” (Miguel Reginaldo Teixeira da Silva / INCRA)

11h30 às 12h00

Debates e perguntas

TARDE

Painel Inteligência Territorial

13h30 às 14h30

Palestra: “Rede SICONV” (Edercio Bento / MPOG)

14h30 às 15h00

Debates e Perguntas

15h00 às 15h30

Intervalo / Coffee break

15h30 às 16h30

Palestra: “Estratégias de Gestão pós CAR / Audiovisual” (Carlos Eduardo Portella Sturm – Serviço Florestal Brasileiro)

16h30 às 17h00

Debates e Perguntas

17h00 às 17h15h

Encerramento


Sobre o produtor

INCRA

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é uma autarquia federal, cuja missão prioritária é executar a reforma agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional. Criado pelo Decreto nº 1.110, de 9 de julho de 1970, atualmente o Incra está implantado em todo o território nacional por meio de 30 superintendências regionais.

Local

Auditório da UTFPR - Campus Curitiba
Avenida Sete de Setembro, 3165, Rebouças
Curitiba, PR

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.