Login
O evento já encerrou...
IV SemEA - Semana de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da USP
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

IV SemEA - Semana de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da USP

14 set - 2021 • 09:00 > 18 set - 2021 • 21:00

Evento Online via Facebook

Descrição

      Apresentamos a IV edição da Semana de Engenharia Ambiental! Assim como a edição anterior, a SemEA será totalmente online. O evento tem como objetivo aproximar os estudante de engenharia com a área de atuação de um engenheiro ambiental, conectando o conhecimento adquirido ao longo do curso com o mercado de trabalho.


    Teremos diversas atividades como palestras, minicursos e workshops totalmente gratuitos para aproximar os estudantes da realidade de grandes empresas e apresentar o cotidiano de um profissional da área. O evento contará com a participação de diferentes organizações abrangendo as várias áreas de atuação de um engenheiro ambiental. 


    Contamos com a sua presença nos dias 13 a 18 de setembro!



    A SemEA é um evento realizado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAEA Poli - USP)



CRONOGRAMA


SEGUNDA-FEIRA


→ 18h00 - 19h30: Painel de abertura - A Crise Hídrica Atual: Contexto e Mitigação

    A crise hídrica é uma realidade cada vez mais preocupante em nosso país e no mundo. O Brasil, apesar da abundância de águas superficiais e subterrâneas, sofre com a baixa nos reservatórios pela falta de chuvas e mudanças climáticas, o que impacta diretamente no fornecimento de energia elétrica no país, já que as hidrelétricas representam a grande maioria do nosso potencial energético.

Neste ano, durante a pior crise desde que se há notícias, achamos de extrema importância para a nossa Semana e para todos os interessados na área ambiental trazer especialistas que abordem de forma profissional e experiente todo este cenário, visando discutir o passado, falando do histórico do sistema hidrelétrico brasileiro; o presente, apresentando como é feita a administração e contenção de crises dessa categoria; e o futuro, pensando nas melhores soluções e planos para evitar maiores crises e impactos nos próximos anos.

PALESTRANTES:


Jerson Kelman – Engenheiro, mestre em hidráulica e doutor em recursos hídricos. Foi professor da COPPE-UFR e principal dirigente da ABRH, ANA, ANEEL, LIGHT, ENERSUL e SABESP.

Marcia Tereza Pantoja - 

Synara Broch - 



TERÇA-FEIRA


→ 13h00 - 14h30: Minicurso Solví: Licença Social: aterros e relacionamento com a comunidade.

O Grupo Solví é composto por mais de 64 empresas de limpeza Urbana, tratamento, destinação e valorização de resíduos, operando mais de 30 aterros em solo nacional e internacional. Além do licenciamento ambiental, é de crucial importância que as nossas operações sejam aceitas pela população de entorno, obtendo uma aprovação social do empreendimento. Visamos trazer valor e qualidade de vida para essas comunidades através de diversas ações desenvolvidas pelo Insituto Solví: associação sem fins lucrativos do grupo que vem atuando nessa área há 20 anos.


→ 15h00 - 17h00: Minicurso Sociedade do Sol: Energia

A ONG Sociedade do Sol atua na elaboração de soluções tecnológicas sociais para geração de energia solar. Ela tem como objetivo promover o uso de energia solar através de tecnologias de baixo custo, assim como gerar emprego e renda por meio de treinamentos e profissionalização.

O principal projeto da Sociedade do Sol é o Aquecedor Solar de Baixo Custo, um sistema que se conecta às instalações hidráulicas residenciais do chuveiro elétrico e da caixa d’água. Ele fornece um aquecimento mais sustentável por um preço mais baixo que os aquecedores tradicionais.


→ 17h30 - 19h00: Palestra CervBrasil: Logística Reversa desenvolvido pela parceria entre Triciclo e Grupo Petrópolis 

    As associadas da CervBrasil são signatárias do Termo de Compromisso de Logística Reversa de Embalagens em Geral, ou seja,  têm o compromisso de melhorar a gestão das embalagens após o uso pelo consumidor e cumprir a legislação ambiental.

O objetivo principal é a reinserção no ciclo produtivo de embalagens, após uso pelo consumidor, que atualmente estão sendo destinadas para aterros sanitários e, para tanto, foram firmadas parcerias com empresas operadoras de sistemas públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, bem como com cooperativas de catadores de resíduos sólidos urbanos.

Nesta palestra, oferecida pela Triciclo e Grupo Petrópolis, aprenderemos mais sobre o caso de Logística Reversa desenvolvido pela parceria.


→ 19h30 - 21h00: Palestra EBP: ESG Medidas e Indicadores Ambientais na Prática

   EBP Brasil é uma empresa de consultoria e engenharia ambiental com 40 anos de história! Sendo chamada anteriormente de Geoklock, essa companhia conta com time altamente qualificado e inúmeros investimentos em inovações, o que conquistou a confiança de seus clientes.

A empresa abordará o assunto do momento: Environmental, social and corporate governance (ESG) e nos contará como é aplicado no dia a dia deles (MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE).




 QUARTA-FEIRA


→ 13h00 - 14h30: Minicurso: ESG

ESG é a sigla que vem tomando grande foco de atenção nos últimos anos no mercado financeiro. O termo é a abreviação para Environmental, Social and Governance, em português: Ambiental, Social e Governança. 

Nossa convidada para ministrar esse curso, Marina Briant, é formada em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo, com intercâmbio acadêmico em Ecologia Florestal pela Universidade de Helsinki, e liderou projetos de estruturação de indicadores e critérios ESG para operações financeiras em diversos setores, e projetos de apoio à instituições financeiras e não financeiras no desenvolvimento de estratégias e processos ESG. Atualmente, é Consultora de Finanças Sustentáveis na SITAWI - Finanças do Bem.


→ 15h00 - 16h15: Roda de conversa: A importância do AutoCAD para a Engenharia Ambiental 


O evento será ministrado pela professora Patrícia Biasi Cavalcanti da UFSC, autora do livro “AutoCAD 3D - Aplicado para Engenharia Ambiental e Sanitária” e o mestrando em Engenharia Ambiental Augusto Neto.


Doutora em Arquitetura pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura - PROARQ/FAU da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), com doutorado sanduíche na California Polythecnic State University/CA/EUA. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e mestrado em Arquitetura, mais especificamente na sub-área de Tecnologia e Habitabilidade, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Foi professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí durante 8 anos, onde atuou no ensino de disciplinas de Desenho e Projeto Arquitetônico. Também atuou no ensino de Desenho e Projeto Arquitetônico como professora assistente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina por 1 ano. Desde 2011 é professora adjunta do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina.


Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrando em Engenharia Ambiental com enfoque em potabilização das águas (UFSC). Atuou na elaboração e consultoria em projetos de sistemas de coleta e distribuição de água e efluentes. Atualmente, é supervisor de operações na Aegea Saneamento.



→ 17h30 - 19h00: Palestra Iguá: Saneamento para além da engenharia: o papel da reputação de clientes e inovação para um negócio sustentável

  Apresentação da visão de como é a monetização do negócio de concessões de saneamento e qual o papel de inovação e satisfação do cliente nessa equação de negócios. Entendimento de métricas de reputação do cliente e visão de como área de clientes ajuda no desafio de perdas. Apresentação do modelo de inovação aberta na igua saneamento.


→ 19h30 - 21h00: Palestra: Sustentabilidade no Planejamento Urbano e de Transportes

    Para palestrar a respeito do Planejamento Urbano e Avaliação de Impactos Ambientais, contaremos com a ilustre presença dos convidados Denis Gerage Amorim – Engenheiro Ambiental com mais de 12 anos de experiência em gestão ambiental e de segurança do trabalho no setor de transporte e logística, especialmente na implantação de empreendimentos de infraestrutura rodoviária e em transporte aquaviário – e Heliana Lombardi Artigiani, Arquiteta e Mestre em Engenharia Civil, Construção e Real Estate, que atua principalmente no desenvolvimento de pesquisas sobre o comportamento do mercado de real estate, sistemas de funding para empreendimentos do setor da construção civil, créditos de carbono e mecanismo de desenvolvimento limpo. É técnica da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, atual coordenadora da Coordenadoria de Planejamento Urbano (PLANURBE) e tem participado do processo participativo de revisão do Plano Diretor Estratégico em 2021.



QUINTA-FEIRA


→ 13h00 - 14h30: Palestra: Impactos do Uso e Aprovação Extensiva de Agrotóxicos

   A palestra traz à tona a discussão sobre quais são as consequências para o meio ambiente, para biodiversidade e para nossa saúde da utilização e dependência cada vez maior dos agrotóxicos no Brasil.


Quais são as políticas que regulam esses produtos e por que sobe cada dia mais o número de aprovações? Quem está sendo mais impactado e quais são os reais danos? Existem alternativas e outros modos mais sustentáveis de produzir?


Venha solucionar essas e mais dúvidas e aprender com especialistas de diferentes áreas do conhecimento!


PALESTRANTES:

Naiara Bittencourt - advogada popular e coordenadora do Programa Sul da Terra de Direitos, Mestra e doutoranda em direitos humanos e democracia pela UFPR, integrante da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e do GTBiodiversidade da Articulação Nacional de Agroecologia. 

Gisela de Aragão Umbuzeiro - possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1979), mestrado(1985) e doutorado (1990) em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas e livre docência em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (2011). Realizou pós doutorado no National Institute of Environmental Health Sciences (NIEHS) e na Environmental Protection Agency (EPA) dos Estados Unidos. Atualmente é professora titular da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP. Trabalhou 22 anos na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental. É credenciada em cursos pós Graduação da UNICAMP e da USP. Membro do corpo editorial da Environmental Molecular Mutagenesis. É membro do INTERNATIONAL INITIATIVE ON WATER QUALITY - IIWQ Experts Advisory Group da UNESCO-IHP. Tem experiência na área de Toxicologia Ambiental, atuando principalmente nas áreas de: mutagênese ambiental, ecotoxicologia, toxicologia de corantes, agrotóxicos em água e toxicologia regulatória. Professora colaboradora (adjunct professor) do Wilson College of Textiles, North Carolina State University (NCSU). Foi considerada uma das mulheres pioneiras na toxicologia brasileira



→ 15h00 - 17h00: Minicurso Iguá: Saneamento e Tecnologias de Tratamento de Esgoto - Case Paranaguá

  Apresentação institucional da Iguá, overview do saneamento e dos indicadores operacionais da Iguá, tecnologias de tratamento de esgoto com ênfase em Paranaguá, utilização de plataforma de dados para gestão operacional de ETEs (OpWise Esgoto)


→ 17h30 - 19h00: Palestra Concremat: Inovação na Gestão de Dados Georreferenciados e sua Aplicação na Engenharia.

   Nesta palestra, três analistas da Concremat Ambiental irão apresentar as ferramentas de inovação GeoFauna, GeoFlora, GEeoPCS e GeoRAD - desenvolvidas internamente pelo time de Meio Ambiente -, que permitem maior integridade e confiabilidade dos dados coletados e a otimização no tempo de análise e processamento das informações.


Será abordada a utilização dessas ferramentas na gestão de dados georreferenciados em estudos ambientais, no gerenciamento e na fiscalização de obras, além de sua aplicação em diversos empreendimentos (linhas de transmissão, portos e rodovias, entre outros).


O objetivo da palestra é apresentar o impacto das iniciativas de inovação na eficiência operacional, na experiência do colaborador e na qualidade dos serviços.


PALESTRANTES:


Abertura:

Maria Josefina Reyna Kurtz – Diretora de Meio Ambiente da Concremat

Ricardo Furtado – Gerente Técnico da Concremat Ambiental


Palestra:

Benoît Lagore - Coordenador de Geoprocessamento

Rafael Cunha Pontes – Coordenador de Projeto

Marco Canedo - Coordenador de Projeto



→ 19h30 - 21h00: Palestra Worley: Gerenciamento e Remediação de Áreas Contaminadas: Conceitos, Tecnologias e Estudos de Casos.

  A Worley é uma empresa australiana de consultoria, focada em soluções de engenharia desde a concepção de um projeto passando por todas as fases de definição e implementação até sua operação nos setores de Energia, Químicos e Recursos, Digital e Advisian, seu braço de consultoria, no qual estão inseridos as linhas de negócio de Águas e Meio Ambiente.

Nesta palestra eles irão explicar sobre como lidam com áreas contaminadas em seus diversos projetos (MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE).



SEXTA-FEIRA


→ 13h00 - 14h30: Palestra Klabin: Desafios e oportunidades da sustentabilidade

A Klabin está presente no dia a dia de milhares de pessoas há 121 anos, criando soluções customizadas sustentáveis para diferentes setores da indústria. É a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil e líder na produção de papéis e cartões para embalagens, sacos industriais e embalagens de papelão ondulado. Além disso, é a única companhia no país a fornecer simultaneamente ao mercado celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff.

Em sua palestra, a empresa abordará  aspectos de sustentabilidade em seus negócios como seus compromissos com os ODS da ONU, envolvimento com a questão climática tanto nos comprometimentos institucionais quanto nas questões de eficiência energética, além de seus projetos e melhorias nos processos industriais.



→ 15h00 - 17h00: Minicurso CervBrasil,  oferecido pelo Instituto Rever: Gestão de Resíduos Sólidos

Com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos direcionada para aterros e lixões, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) cria um regulamento para adequação dos processos atuais, em busca de um futuro melhor. 

Vista a importância dessa lei, o Instituto Rever e CervBrasil irão oferecer um minicurso justamente sobre esse tema. A apresentação conta com contextualização histórica das legislações, implementação da PNRS, criação do Instituto Rever, seu Sistema de Logística Reversa e muito mais!



→ 17h30 - 19h00: Minicurso Taboa Engenharia: Saneamento Ecológico

O saneamento ecológico é uma tecnologia social que busca diminuir a utilização de recursos naturais, e utiliza-se de  plantas e bactérias para o tratamento do esgoto. Como exemplo destas temos os biodigestores que, não apenas tratam o esgoto, mas ainda produzem gás, que pode ser utilizado em fogão.

A Taboa Engenharia atua, desde 2014, buscando contribuir para a universalização do saneamento. Assim, promove cursos, capacitações e implementa projetos de saneamento ecológico em favelas, comunidades tradicionais e rurais. Ela utiliza instrumentos da  tecnologia social, buscando sempre a ampla comunicação com a comunidade e, acima de tudo, o protagonismo destas.




→ 19h30 - 21h00: Painel de StartUps

   Nosso painel é a oportunidade perfeita para conhecer startups brasileiras que atuam na área ambiental e que são exemplos de inovação e criatividade aliadas à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Realizado em conjunto com a Liga de Empreendorismo da Poli, e contará com a presença das empresas Stattus4, Retalhar e Solos.

STARTUPS:


Stattus4 - uma startup de tecnologia engajada na construção de Cidades Inteligentes e Sustentabilidade, coletando e entendendo dados de recursos naturais de forma a torná-los acessíveis a mais pessoas, sustentavelmente. Seu principal projeto, o Sistema 4Fluid, foca na melhoria da gestão de distribuição de água com foco no combate à perdas nas redes e ramais de distribuição.

Retalhar - o propósito da Retalhar é integrar a vida têxtil ao utilizar o reaproveitamento de resíduos como ferramenta para valorizar as pessoas. A empresa desenvolve soluções inovadoras para o pós consumo de tecidos, principalmente de uniformes, e assim promove a destinação correta e o reaproveitamento destes materiais

Solos - é um negócio de impacto que nasceu em Salvador e que mobiliza pessoas para transformar a cadeia dos resíduos em todo Brasil. Fazemos isso através de operações que facilitem o descarte sustentável das embalagens pós-consumo e contamos essas histórias com afeto para influenciar a mudança de comportamento e gerar impacto na vida: das pessoas às tartarugas marinhas.



SÁBADO


→ Case EBP: Tecnologias inovadoras em remediação ambiental

 EBP Brasil é uma empresa de consultoria e engenharia ambiental com 40 anos de história! Sendo chamada anteriormente de Geoklock, essa companhia conta com time altamente qualificado e inúmeros investimentos em inovações, o que conquistou a confiança de seus clientes.


O Case terá aproximadamente 6 horas de duração e será desenvolvido ao redor do tema de Remediação Ambiental e tecnologias atuais que serão apresentadas pela empresa. Será uma oportunidade incrível para se contextualizar com o que o mercado está passando a utilizar na área! 

Os Inscritos terão uma apresentação inicial sobre tecnologias de remediação; Terá uma divisão em grupos e tempo para elaboração da solução, que será apresentada ao fim com premiação de R$600,00 para o grupo que idealizar a melhor solução.


Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

CAEA Poli - USP

Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica de São Paulo

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.