IoT for Fun: Design de Brinquedos Inteligentes para Jogos Híbridos

Porto Digital - Recife, PE
15 de fevereiro de 2017, 14h - 16 de fevereiro de 2017, 18h

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Inscrição

Individual
R$ 80,00  (+ R$ 8,00 taxa)
Inscrições até 15/02/2017
Encerrado
Dupla
R$ 120,00  (+ R$ 12,00 taxa)
Inscrições até 15/02/2017
Encerrado

Descrição do evento

No workshop IoT for Fun, você vai ter oportunidade de aprender conceitos e boas práticas para design de gameplay híbrido. O objetivo é despertar interesse em designers e desenvolvedores para projetar brinquedos e jogos híbridos que sejam significativos e divertidos. O workshop terá duração de 8 horas, dividido em dois momentos. No primeiro dia iremos aprender a conceituar esses sistemas, gerar e selecionar ideias inspiradas em brinquedos tradicionais. No segundo dia, iremos refinar o design dos projetos, e por a mão na massa prototipando as ideias em papel, brinquedos, adesivos, incluindo recursos eletrônicos. O objetivo é construir ideias que se tornem raízes para bons produtos. Por fim, vamos aprender e praticar conceitos como interface lúdica, design de brinquedos inteligentes, e gameplay híbrido.

1º Dia (14-18h)

Conceituação

Introdução: Brinquedos Conectados, Jogos Híbridos e Interfaces Lúdicas

Modelagem: Interação de Gameplay-híbrido, Exemplos de Interação em Sistemas

Instrução: Descrevendo Sistemas Lúdicos

Exercício: Descrever um Sistema Lúdico (atividade individual) + Orientação Individual

Ideação

Instrução: Boas práticas de Design de Gameplay-híbrido, Regras do Brainstorm de brinquedos, Agrupamento e Distribuição de materiais

Brainstorm Toy: Sessão de Abertura (20 minutos), 3 Sessões de Rotação (10 minutos), Sessão de Fechamento (10 minutos)

Seleção: Compilação de Ideias, Votação individual, Exercício de casa: Maturar as ideias selecionadas para um Pitch

2º Dia (14-18h)

Ideação

Pitch: Agrupar 2-3 pessoas que escolheram uma entre as 8-10 ideias selecionadas (5 minutos), Pitch individual das ideias (2 minutos cada), Votação II: divisão final dos grupos (5-6 pessoas)

Refinamento

Melhoria: Modelando as ideias para Interação de Gameplay-híbrido (grupos finais)

Instrução: Design baseado em informações reais, Prototipação de Papel, Prototipação com Adesivos.

Prototipação: Setup da interface (Materiais de papelaria, brinquedos, adesivos, e eletrônicos*)

Apresentação: Exibição do protótipo por grupo para a classe.

*eletrônicos não são requeridos, porém se há disponibilidade podem ser utilizado nos protótipos após 30 minutos de atividade.


Facilitadora

Anna Priscilla, mestranda em Ciência da Computação pela UFPE, possui bacharelado em Design pela mesma instituição, com formação complementar em BA Computer Games Design pela University of East London. Priscilla atua como designer e pesquisadora no Grupo de Realidade Virtual e Multimídia (GRVM) na área de jogos híbridos e interfaces lúdicas.

Carga Horária: 8h


Sobre o produtor

TEAR

Rede de negócios criativos que desperta, desenvolve e conecta tecedores de oportunidades.

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Local

Porto Digital
Rua do Apolo, 235, Recife Antigo
Recife, PE

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