App Sympla
Baixe agora

Imersão em Estruturas Libertadoras • Impulsione sua prática de Facilitação • Rio

O Sobrado - Rio de Janeiro, RJ
26 de agosto de 2019, 08h - 27 de agosto de 2019, 17h

Ingressos

R$ 0,00

Imersão Estruturas Libertadoras (Rio) 
R$ 980,00
Pague em até 12x
Vendas até 23/08/2019
0

Descrição do evento

Estruturas Libertadoras são microestruturas que possibilitam a participação ativa em grupos de qualquer tamanho. Elas despertam um comportamento participativo e ágil em reuniões, sessões de planejamento, salas de aula ou workshops. São métodos simples, poderosos e seriamente divertidos para facilitar grupos e construir o caminho em mudanças organizacionais complexas.

Estas disruptivas abordagens de facilitação distribuem a participação de forma ampla, ao mesmo tempo em que se beneficiam da diversidade e criatividade presente nos grupos.

Nesta experiência de aprendizagem imersiva de dois dias (das 8:00 as 17:00) vamos vivenciar na prática o uso das Estruturas Libertadoras, explorando uma série de alternativas para organizar a interação entre indivíduos e grupos.

Além de experimentar, vamos explorar juntos as possíveis aplicações em diferentes contextos, portanto, prepare-se para arregaçar as mangas. No final dos 2 dias, você terá novas ferramentas e muitas ideias incríveis para impulsionar sua prática de facilitação.

Veja aqui um vídeo com algumas das Imersões realizadas.

O que você pode esperar:

• Uma atmosfera leve, informal e de aprendizagem segura;
• Desenvolver conexões com pessoas dinâmicas e interessantes;
• Divertir-se enquanto trabalha com temas complexos e sérios.

Ao final desta Imersão, você poderá:

• Ter familiaridade com 10 a 15 diferentes Estruturas e para usar e adaptar imediatamente de maneira criativa conforme seus próprios objetivos;
• Reconhecer a vantagem da combinação de várias Estruturas para sessões mais longas;
• Compreender os micro-elementos que organizam e potencializam resultados;
• Acessar recursos e suportes adicionais para trabalhos futuros com Estruturas Libertadoras.

O que dizem da Imersão:

"A Imersão foi interessante por oferecer maneiras simples e estruturadas de facilitação de grupos, com input mínimo do facilitador e oferecendo alto nível de responsabilidade pela construção e processamento para o próprio grupo. Com certeza vou utilizar as Estruturas Libertadoras com frequência!"
Moema Schlohauer • Consultora

"Participar da imersão em Estruturas Libertadoras, me fez - além de experienciar diversas dinâmicas para trabalhos em  indivíduos (Coach), grupos e organizações - vislumbrar  e perceber o total 'domínio do tempo' em cada uma dessas vivências, do forma  intensa e divertida ao mesmo tempo.
As metodologias praticadas  durante a imersão dialogam com muitas outras práticas conhecidas nas áreas de desenvolvimento humano e organizacional, mas o que me chamou a atenção, realmente,  foi a aplicabilidade dessas vivências em resoluções rápidas em processos decisórios que normalmente demandam muito tempo, dinheiro e desgaste nas relações entre equipes propostas por consultorias conhecidas no mundo do trabalho.
Nesse sentido, recomendo a imersão em EL para consultores em geral, e, principalmente,  para aqueles que acham que a roda (para usar a imagem de uma 'estrutura que liberta')  já foi inventada..."
Helder Carneiro • Psicopedagogo e Facilitador do Programa Germinar

"A imersão em EL foi surpreendentemente interessante.
A imersão foi relevante/importante pra mim porque aprendi e agreguei recursos que poderei utilizar para desempenhar meu papel profissional de condução de grupos
O que me chamou atenção  na imersão foi o total walk the talk.  Todas as atividades que fizemos durante a imersão foi estruturas libertadoras. Então aprendemos enquanto experimentávamos os novos exercícios. 
Conhecer as Estruturas Libertadoras foi muito enriquecedor, e certamente agregará muito valor na forma como conduzirei os grupos. E foi possível perceber os princípios que sustentam as Estruturas Libertadoras, de promover o protagonismo dos participantes no seu processo de aprendizagem.
Eu recomendaria a imersão em EL porque vai muito ao encontro de uma postura menos controladora e mais estimuladora dos facilitadores, impactando muito na forma como os participantes aprendem."
Helena Mihoko Miyahara • HMM Consultoria

"A partir da imersão em EL ficou mais claro pra mim o papel do Facilitador!
Vivenciar as Estruturas fez toda diferença por estar no lugar do aprendiz e entender a eficácia real que elas têm! 
Me ajudou muito a continuar acreditando no mantra “Confie no processo”, agora estruturado e libertador! 
Fiz uma conexão com a arquitetura que me ajudou a internalizar o conceito: imagine o MASP, com sua estrutura robusta e super tracionada, toda pensada e executada pra deixar o vão livre, pra manter a vista contemplativa!"
Carolina Bortoloto • Facilitadora e Arquiteta

"Na imersão, a gente aprende, sente, testa as estruturas e enxerga claramente como elas se complementam e se integram umas às outras.
Foi muito gratificante participar do encontro e também muito útil, porque consegui utilizar todo esse aprendizado nos meus treinamentos já no dia seguinte à imersão.
Fernando e Carolina dominam profundamente o assunto e são imensamente generosos no compartilhamento dos seus conhecimentos antes, durante e depois da imersão."
José Rodrigues Passarinho • Consultor e Facilitador

"Me interessei pelas Estruturas Libertadoras pelo propósito político que elas carregam em seu DNA: maior autonomia e capacidade de os grupos se auto-gerirem em diferentes processos de construção coletiva. A imersão em EL foi além, porque também foi libertadora para mim. Ajudou-me a me libertar ainda mais do papel de Facilitador centralizador e dominante que não cabe em processos evolutivos e regenerativos que o mundo precisa."
Sergio Sampaio • Consultor PACTO


Facilitadores

Carolina Ribeiro de Almeida e Fernando Loureiro

Praticantes das Estruturas Libertadoras desde 2015, fazem parte do grupo de pesquisa, troca e aprendizagem junto aos autores. Coordenam a tradução dos materiais para o Português, e iniciaram uma Comunidade de Praticantes no Brasil, conduzindo encontros e reuniões online mensais junto aos mais de 150 participantes das Imersões realizadas.
Nestes anos já puderam aplicar estas ferramentas em diferentes grupos, contextos e culturas. Por experiência própria, comprovaram que é muito frutífero combinar as Estruturas Libertadoras com outras práticas e metodologias e alcançar incríveis resultados.

Estruturas Libertadoras são de autoria de Keith McCandless & Henri Lipmanowicz sob a licença Creative Commons.

Encontre (muito) mais informações em www.estruturaslibertadoras.com.br

• • •

Se você quer realizar uma Imersão em sua cidade ou em sua organização, fale conosco: contato@aprendix.com.br

• • •

Caso precise de emissão de nota fiscal, antes de efetivar sua inscrição entre em contato direto conosco em contato@aprendix.com.br

Sobre o produtor

Aprendix.Global

Acreditamos que o relacionamento é a melhor estratégia, e por isso facilitamos processos para aproximar pessoas. Ao longo de mais de 19 anos de trabalho nos tornamos especialistas no desenho e na facilitação de grupos presencialmente e online. Hoje, nossa Missão é impulsionar a Facilitação.

Comentários

Local

O Sobrado
Avenida Presidente Vargas, 446, 4º Andar, Centro
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.