App Sympla
Baixe agora

III Conferência de Runas e Espiritualidade Nórdica

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

III Conferência de Runas e Espiritualidade Nórdica

Casa Panteon - São Paulo, SP
10 de maio de 2019, 20h - 11 de maio de 2019, 20h

Inscrição

Convite Único
R$ 130,00
Pague em até 12x
Inscrições até 03/05/2019
Encerrado

Descrição do evento

A proposta visa reunir profissionais e amantes das runas em um evento único para troca de conhecimento e experiências.

 

Teremos palestras, oficinas, vivências, rituais, além de profissionais atendendo com o oráculo e mini feira pagã com produtos ligados as runas, paganismo nórdico, e inspiração medieval.

 

O local escolhido para esse encontro é a Casa Panteon, situada na Rua Andrea Paulinetti, 248 - Próximo a estação Brooklin do metrô (linha 5 - lilás).

 

As inscrições feitas pelo SYMPLA dão direito a participar de todas as palestras e atividades realizadas durante a realização do evento.



Não faremos devoluções de inscrições exceto se o evento sofrer alguma alteração de data ou haja cancelamento.



Programação III Conferência Brasileira de Runas e Espiritualidade Nórdica – Runas, Deuses e Ritos.


Sexta 10-05

20:00 - 20:30 – Credenciamento e Networking.

20:30 – 22:00 – Rito de Abertura com Ligia Ramos.



 Sábado 11-05

10:00 - 10:30 - Abertura - Credenciamento e Networking.

10:30 - 11:30 – Da Escandinávia para o mundo com Mila Marques (palestra online).

Através de uma palestra Mila compartilha sua experiência vivida na Escandinávtraia, especificamente na Dinamarca, onde foi pesquisar sobre as Runas e a cultura viking. Como os dinamarqueses lidam com a religião viking e com os deuses nórdicos. O que eles sabem sobre as Runas. Como lidam com as fontes históricas e os monumentos. Como a cultura viking se mantém viva na vida dos dinamarqueses atualmente, e como isso impactou em sua própria fé e práticas.

Mila Marques é terapeuta holística comportamental reconhecida pelo ministério do trabalho e pelo órgão representativo (SINTE), também é professora (Licenciada e Bacharel) de história, artes e filosofia e musicalização infantil. Especialista em Cultura Escandinava morou na Dinamarca e países vizinhos para estudar e fazer uma imersão cultural. Com sua bagagem e sua vontade de ensinar, nos traz livros, peças de teatro, exposições, contação de histórias e outras atividades para diminuir a distância entre o Brasil e a Cultura Escandinava, principalmente, sobre povos Vikings da baixa Idade Média.

11:30 - 12:30  - O Valor da Reputação: Uma vivencia com Odin com Juju Couto.

Odin o Pai de todos, senhor das runas, dos corvos, da magia e da guerra, quantos não são os epítetos do Altíssimo. Mas para que o saibamos, historias e lendas foram contadas, a reputação de geração em geração passada. A ideia desta vivencia é contar mais sobre o Velho Lobo, o homenageando e entendendo a função de ser lembrado, através de um rito de libação.

Juju Couto É Bióloga, Bruxa, Druida e idealizadora da Serendipity empório celta, oraculista e runemal, contadora de histórias nas horas vagas. Cofundadora do Caer Saille e da Corte de Oghma, tendo sido membro integrante do Ramo de Carvalho por 5 anos; Participa do Encontro Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta tendo auxiliado na organização de edições dentro e fora do estado de São Paulo. Dentro do paganismo Nórdico é casada com um filho de Tyr, cultua a Odin, o qual deve sua vida e tem no nome de sua filha, Valquíria a maior homenagem aos Ases e Vanires.

12:30 - 14:00 -  Pausa para o Almoço.

14:00 - 15:00 - Freya e o feminino na linha nórdica com Mariana Costa.

Uma roda de conversa sobre o olhar da Deusa refletido em nós.

Mariana Costa é Bruxa Hereditária em eterno desenvolvimento na arte da bruxaria. Estudante das linhas tradicionais, celta e nórdica.

15:00 - 16:00 - Nehalennia e seu oráculo com Bela Síol (palestra online).

Uma conversa sobre quem é Nehalennia, sua origem e ressurgimento, e a criação de seu oráculo.

Bela Síol é pagã, sacerdotisa de Nehalennia, escritora, criadora de oráculos, advogada e coach.

16:00 - 17:00 - Roda de Tambores - Reencontro de Si com Inês Gross, facilitadora em Xamanismo Matricial, Tamboreira e Terapeuta Vibracional.

Inês Gross, uma jovem fisioterapeuta de formação acadêmica, encontrou nos tambores o fio que conecta todo o Universo. 

Através da música, sua fiel companheira de anos, associa a voz na condução de viagens pelos Mundos Internos, unindo o visível ao não visível e auxiliando a integração do ser consigo mesmo.

Em suas oficinas, é possível compreender como cada parte do processo reflete o nosso mundo interno e como nos relacionamos com o meio, uma analogia comparativa entre cada parte do tambor e nossas questões diárias. 

17:00 - 17:30 - Intervalo

17:30 - 18:30 - A Mitologia Nórdica na Cultura Pop - Seus símbolos e significados com Gabriela Franco. 

Gabriela Franco é jornalista e cineasta, especializada em cultura pop, histórias em quadrinhos, (mitos e heróis) pelo Smithsonian Institute nos EUA, criadora da iniciativa MinasNerds que dá voz e representatividade às mulheres no meio geek e nerd. Também é estudiosa das religiões e mitos em geral, tendo feito muitos cursos como teologia cristã, kabbalah, mitologias do mundo, bruxaria, dança ritual, sagrado feminino e oráculos diversos.

18:30 - 19:30 -  O caminho iniciático das Runas com Ana Iaci e Mônica Fonseca

As runas são um antigo alfabeto nórdico, mas elas também podem ser símbolos mágicos usados em amuletos, possuindo sons específicos e posturas. Cada runa é um portal, pois existe uma runa associada a cada um dos nove mundos da mitologia nórdica, assim elas funcionam como chave para acessar esses mundos através de viagens astrais. Entender as diversas camadas e significados de cada runa faz parte do caminho do vitki.

Para apreciar o caminho iniciático através das runas, Ana Iaci fará uma breve explanação sobre a conexão com cada uma delas, de forma prática e mágica. O participante poderá perceber as Runas como pedras que delimitam um caminho e iniciar essa jornada. A palestra serve como uma introdução à oficina Dançando as runas, e terminará com uma dança circular Inspirada nessa tradição.

Ana Iaci é cantora formada pela Escola de Música de Brasília em 2010 e desde então seu trabalho tem sido marcado pela versatilidade. Como sacerdotisa da Teia de Thea, Ana Iaci em 2006 fundou o grupo de canto Melissas. Partindo do pressuposto que cantar é tão fácil quanto falar, o grupo de sacerdotisas, surpreendeu ao gravar seu primeiro CD em 2010 com músicas feitas pelo grupo com inspiração no arquétipo da Grande Mãe. Apesar de não serem cantoras e não terem feito nenhum show, o CD já está na sua segunda prensagem e vendeu cópias para o Brasil inteiro. Atualmente, Ana Iaci produziu o single futhark com o grupo Melissas e é uma das Dirigentes do mais novo grupo de estudos da Teia de Thea onde, sob a orientação da idealizadora e Mestra tecelã desse círculo, Mirella Faur, onde segue uma planilha de estudos com ensinamentos progressivos e vivências específicas  do Sagrado Feminino, rituais para as comemorações da Roda do Ano,  ritos de passagem, estudo detalhado dos arquétipos de tarô  bem como dos Mistérios  Nórdicos com ênfase no estudo profundo dos mitos das divindades e das runas.

 

Mônica Fonseca atua há mais de 10 anos como coreógrafa e focalizadora de Danças Circulares. Fez diversas formações na área, atualmente focaliza rodas de dança na Teia de Thea e Workshops. Mônica é musicista, compositora, cantora e violonista, tendo dois CDs independentes gravados, o último com todas as músicas de sua autoria.

19:30 - 20:00 – Encerramento.


Maiores informações você encontra em https://conferenciaderunas.wixsite.com/conferenciaderunas 

ou através do e-mail conferenciaderunas@gmail.com

Essa programação está sujeita a alterações sem prévio aviso.

 

Realização

Ligia Ramos

 

 

 

 

Local

Casa Panteon
Rua Andréa Paulinetti, 248, Jardim das Acacias
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.