App Sympla
Baixe agora

II Simpósio de Conservação e Proteção Ambiental

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

II Simpósio de Conservação e Proteção Ambiental

Auditório Paulo Guaracy (sexta) e Auditório Nelson Carneiro (sábado) - São Paulo, SP
17 de maio de 2019, 19h - 18 de maio de 2019, 12h

Ingressos

Sexta - 19:00-22:00
Grátis
Vendas até 17/05/2019
Encerrado
Sábado - 08:30-12:00
Grátis
Vendas até 17/05/2019
Encerrado

Descrição do evento

II Simpósio de Conservação e Proteção Ambiental - FMU

A 2ª edição do Simpósio de Conservação e Proteção Ambiental, promovida pelo curso de graduação em Ciências Biológicas do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) reunirá pesquisadores para apresentar e discutir os resultados de suas pesquisas acadêmicas e experiências profissionais na área da conservação e proteção ambiental.

O II Simpósio de Conservação e Proteção Ambiental será realizado entre os dias 17 e 18 de maio de 2019. O objetivo principal do presente evento é promover e estimular o debate acadêmico sobre pesquisa e atuação profissional na temática ambiental entre os profissionais e os estudantes nos níveis de graduação e pós-graduação.

Programação 

·         17/05 - Sexta das 19:00-22:00 no Auditório Paulo Guaracy

Palestra 1 (19:00-20:30) Título: “A participação social no manejo do coral-sol: um olhar educacional”.

Serão abordados aspectos históricos e os impactos do coral-sol, bioinvasor presente no litoral brasileiro. Além disso, a participação social no manejo das espécies, promovida pelo Projeto Coral Sol, será exposta sob a ótica educacional.

Palestrante: Rafael Vitame Kauano

Mestre em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2014), licenciado em Ciências Biológicas (2011) e bacharel em Zoologia (2012) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalhou na área Ecologia de Invertebrados Marinhos Bentônicos com o foco em bioinvasão e conservação. Atualmente é aluno de doutorado em Ensino de Biologia pelo programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e membro do grupo de pesquisas CHOICES (Culture and Historicity in Out-of-School Inovations for Communication and Science Education). Tem experiência com invasões biológicas, conservação da biodiversidade e atualmente trabalha com espaços não formais de ensino (instituições como museus e ONGs), aprendizagem social, comunidades de prática (principalmente sobre o tema de invasões) e filosofia da práxis.

 

Palestra 2 (20:30-22:00) Título: “Sistemática, ecologia e diversidade de tubarões e arraias: Os monstros que não existem”.

A classe Elasmobranchii, composta pelos tubarões e arraias, representa um grupo de peixes icônico e diverso, com cerca de 1200 espécies descritas até o momento e com amplas expectativas de que esse número cresça nas próximas décadas. Neste contexto, propomos uma palestra visando não somente elucidar aos participantes um pouco sobre a diversidade, ecologia e taxonomia desse fascinante grupo como também familiarizar os presentes com os elasmobrânquios em si, visando esclarecer a importância de tubarões e arraias no oceano e positivamente impactar a conservação desses animais.

Palestrante: Arthur de Lima Oliveira e Silva 

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade de Brasília. Já foi bolsista do programa Jovens Talentos para Ciência pela CAPES no ano de 2013 e bolsista do programa Ciência em Fronteiras, onde estudou na The University of Western Australia pelo período de 18 meses, sendo 6 meses de curso de inglês da própria instituição. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Aracnologia, Ictiologia e Taxonomia. Foi aluno de iniciação científica pelo PIBIC - CNPq em 2016 e 2017 no Laboratório de Aracnídeos da Universidade de Brasília, com enfoque em aranhas Mygalomorphae da subfamília Aviculariinae. Atualmente é aluno de mestrado em Sistemática, Taxonomia e Biodiversidade Animal pelo Museu de Zoologia da USP.

 

·         18/05 - Sábado das 08:30-12:00 no Auditório Nelson Carneiro

Palestra 3 (08:30-10:00) “Ecologia de Estradas”

Será abordada a situação do Brasil e do mundo em relação a problemática dos atropelamentos de fauna, o que tem sido feito para diminuir o número de mortes e quais as perspectivas futuras.

Palestra 4 (10:00-12:00) “Extinção causada pelo homem”

Serão abordados aspectos sobre desaparecimento da megafauna, histórico de extinções, alguns casos bem documentados de extinção ou impacto causado pelo homem ao longo da história, sobre espécies animais, e sobre programas de reintrodução.

Palestrante: Luis Renato Rezende Bernardo

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, modalidade zoologia e Mestre em Zoologia pelo Museu Nacional. Atual coordenador de fauna da empresa Ecotrópica Ambiental. Experiência nas áreas de licenciatura, ecologia, zoologia, licenciamento e monitoramento ambiental.




Sobre o produtor

Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

A FMU faz parte da rede internacional de educação Laureate, composta por mais de 70 instituições de ensino superior no mundo, reunindo mais de um milhão de alunos e oferecendo uma formação científica, cultural, tecnológica e humanística de alta qualidade na construção de um País melhor. Saiba mais em http://portal.fmu.br

Local

Auditório Paulo Guaracy (sexta) e Auditório Nelson Carneiro (sábado)
Avenida da Liberdade, 899, Liberdade
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.