App Sympla
Baixe agora

II Seminário Metropolitano de Acessibilidade e Direitos das Pessoas com Deficiência

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

II Seminário Metropolitano de Acessibilidade e Direitos das Pessoas com Deficiência

UniSociesc - Unidade Palácio Avenida - Curitiba, PR
23 de outubro de 2019, 08h - 25 de outubro de 2019, 18h

Ingressos

PRIMEIRO DIA | 23/Out 
Grátis
Vendas até 23/10/2019
Encerrado
SEGUNDO DIA | 24/Out 
Grátis
Vendas até 24/10/2019
Encerrado
TERCEIRO DIA: 25/Out 
Grátis
Vendas até 25/10/2019
Encerrado
Total
R$ 0,00

Descrição do evento

PROGRAMA DO II SEMINÁRIO METROPOLITANO DE ACESSIBILIDADE E DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA:


  • PRIMEIRO DIA: 23 de outubro de 2019, quarta-feira.

Local:  Avenida Luiz Xavier, 40 - Campus Palácio Avenida - Centro, Curitiba.


9h - Lançamento do II Seminário Metropolitana de Acessibilidade e Direitos das Pessoas com Deficiência, com a realização de “Vivências” no calçadão da Avenida Luiz Xavier, envolvendo as pessoas em trânsito pelo local, para que as mesmas conheçam as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e pelas pessoas idosas, em seus deslocamentos rotineiros pelas vias públicas da cidade e nos acessos às edificações. Enfrentando também essas adversidades, esperamos que nossa população passe a respeitar cada vez mais os direitos dessa importante parcela do povo brasileiro. Essas “Vivências” acontecerão sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado e da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, ambas do município de Curitiba.


18h30 - Experiência Sensorial, Gustativa e Auditiva

No hall de entrada, andar térreo, do prédio da Unisociesc, acontecerá uma Experiência Sensorial ,Gustativa e Auditiva, iniciando com  “O 5º Elemento”.  Ato contínuo, agora no 3º andar, no hall de entrada do Auditório, teremos a continuidade da Experiência, com os momentos denominados, respectivamente, “Comfort Food” e “Capacitação de Bartender-Formatura-Drinks sem Alcool”. Os referidos episódios serão de responsabilidade do Instituto Gastronomia Humanitária-IGH.   

                                     

19h30 - Cerimônia de Abertura do II Seminário Metropolitano de Acessibilidade e Direitos das Pessoas com Deficiência.

Chefe do Cerimonial: MÁRIO CELSO CUNHA, que já exerceu, entre outros, os seguintes cargos: Vereador à Câmara Municipal de Curitiba, Deputado Estadual, Secretario Estadual da Copa do Mundo / 2014 e Diretor Comercial da SANEPAR.

Local: Auditório da Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina-Unisociesc-Campus Palácio Avenida -3º andar, Avenida Luiz Xavier nº 40-Curitiba-Paraná.


20h30 às 21h10 - Palestra Magna 

Título da Palestra: ”Acessibilidade e Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência”.

Palestrante: RUI FERNANDO PILOTTO. Médico, Biólogo, Mestre e Doutor em Genética. Professor de Genética Médica do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná. Responsável pelo Serviço de Genética Médica do Hospital das Clínicas de Curitiba. Coordenador Científico da Federação Nacional das APAEs.

21h10-Encerramento do Primeiro Dia de Seminário.


  • SEGUNDO DIA: 24 de outubro de 2019, quinta-feira.

Local:  UNISOCIESC - Campus Palácio Avenida. Av. Luiz Xavier nº 40- Auditório 3º andar, Curitiba/PR


8h às 8h30 - Recepção e Credenciamento.

8h30 às 9h15 -T ítulo da Palestra: “Centro Hospitalar de Reabilitação: Acolhimento e Inclusão”

Palestrante: IRAJÁ DE BRITO VAZ. Bacharel em Administração, sendo especialista em Gestão Acadêmica e em Saúde Pública. Foi Secretário Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba. Foi Vice-Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. É Chefe do Centro de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento Humano do Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier. É também Consultor de Empresas na área de Acessibilidade.


9h20 às 9h40-Título da Palestra: “Arborização Pública Viária: Conflitos e Ações”.

Palestrante: JOSÉ ROBERTO ROLOFF. Bacharel em Design, sendo especialista em Gestão Ambiental. Servidor de carreira da Prefeitura Municipal de Curitiba, desde 1984. Foi Diretor do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba. Foi Assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba. Atualmente é Diretor do Departamento de Produção Vegetal da mesma Secretaria, sendo responsável pela Gerência de Arborização Pública de Curitiba, Divisão do Jardim e do Museu Botânicos e da Produção Vegetal.


9h45 às 10h25-Título da Palestra: “Envelhecimento Humano e os Ambientes Urbanos: o Seu, o Meu, o Nosso Direito”.

Palestrante: MARIA LUCIA SECOTI FILIZOLA. Mestre em Gerontologia. Professora e Pesquisadora de pós-graduação em Gerontologia da Unisal/Campinas. Foi Conselheira Titular do Conselho Estadual do Idoso-CEI/SP, representando a macrorregião de Campinas. Foi Vice-Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Campinas. Foi colaboradora na Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo. É Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Arquidiocese de Campinas e na Sub-Regional Campinas. Foi eleita para compor o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, gestão 2018/2020.


10h30 às 11h30-Debate. Coordenador: ANTÔNIO BORGES DOS REIS. Engenheiro Civil formado pela Universidade Católica do Paraná em 1983.

Foi Vereador à Câmara Municipal de Curitiba, por dois mandatos. Foi Diretor de Política de Acessibilidade e Planejamento Urbano do Ministério das Cidades. Foi Chefe do Escritório do Paraná da Fundacentro do Ministério do Trabalho. Atualmente é Assessor Técnico do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, sendo também membro do Conselho Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa.


11h30 às 13h30-Intervalo para Almoço


13h30 às 14h00-Visita às obras viárias executadas pela Prefeitura Municipal de Curitiba na Rua Voluntários da Pátria, para atender condições de Acessibilidade e Mobilidade Urbana.


14h10 às 14h50-Título da Palestra: “Inclusão e Empregabilidade da PcD” .

Palestrante: YVY KARLA BUSTAMANTE ABBADE. Assistente Social, sendo especializada em Administração Estratégica de Pessoas, Educação a Distância-Tutoria, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Gestão de Projetos. Mestranda em Gestão Ambiental. Atualmente é Diretora de Operações da Universidade Livre para a Eficiência Humana-UNILEHU. É Sócia-Diretora da empresa Valor Social. Coordena o Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná-FACIAP-. É membro do Conselho de Articuladores do Instituto ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social desde 2002. É Diretora Institucional do Instituto Brasileiro de Eficiência e Competência-PR. É Professora Universitária. Há 15 anos secretaria a Comissão do Ministério Público do Trabalho do Estado do Paraná, que desenvolve atividades visando a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.


14h55 às 15h25-Título da Palestra: “Calçadas e Acessibilidade”

Palestrante: ROSANA BERALDI BEVERVANÇO. Procuradora de Justiça. Mestre em Direito das Relações Sociais. Ingressou no Ministério Público do Paraná em 1986. Há mais de vinte anos atua na área de defesa da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. É Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência. Faz parte do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Paraná.


15h30 às 16h00-Título da Palestra: ”Acessibilidade: o Principio da Inclusão”.

Palestrante: MARIA LUCIA DE ALMEIDA FURQUIM. Graduada em Letras e especialista em Educação Especial. Foi Assessora Especial do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Foi Coordenadora Geral da Federação das APAEs do Paraná.  Foi Interventora na APAE de Curitiba. Foi Vice-Presidente da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional-FEPE. Foi membro do Conselho Deliberativo da Associação Paranaense de Reabilitação-APR. Atualmente é membro da Diretoria da APAE de Curitiba.


16h05 às 16h35-Título da Palestra: “Acessibilidade e a Pessoa Surda”.

Palestrante: RITA DE CÁSSIA MAESTRI. Bacharel em Psicologia, sendo especialista em Educação Especial e em Educação na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Foi Orientadora Educacional no Curso de Licenciatura de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou como Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental para Surdos. Participou do projeto de pesquisa intitulado Análise das Práticas de Letramento de Estudantes Surdos do Ensino Médio de Curitiba e também do projeto Música no Cotidiano de Surdos, pela Faculdade de Artes do Paraná. Foi professora substituta na Universidade Federal do Paraná-UFPR-. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR-.


16h40 às 17h40-Debate.

Coordenador: EDSON PEREZ GUERRA. Engenheiro Agrônomo. Mestre em Genética e Melhoramento e Doutor em Agronomia. É professor de Agronomia e de pós-graduação em Bioenergia na Universidade Estadual do Centro-Oeste-Unicentro-, em Guarapuava. Atualmente é Coordenador da Comissão de Acessibilidade do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná-CREA-PR.


17h40-Encerramento do Segundo Dia do Seminário.


  • TERCEIRO DIA: 25 de outubro de 2019, sexta-feira.

Local:  UNISOCIESC - Campus Palácio Avenida -Av. Luiz Xavier nº 40, Auditório, 3º andar-Curitiba/PR


8h30 às 9h05-Título da Palestra: “Superando Barreiras 36”

Palestrante: JOSÉ APARECIDO LEITE. Por três mandatos foi Conselheiro Nacional das Cidades. Foi Conselheiro Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Foi Conselheiro Municipal de Saúde, no município de Colombo. Foi Presidente da Associação das Pessoas com Deficiência do município de Colombo. Foi Coordenador Estadual da Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes do Paraná. É Conselheiro Estadual das Cidades. É Coordenador da Câmara Técnica de Concidades do Paraná. É também Conselheiro Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência do município de Colombo.


9h10 às 9h55-Título da Palestra: “A Mobilidade das Pessoas com Deficiência Visual nas Cidades”.

Palestrante: LILIAN MEREGE BIGLIA. Formada em Educação Física. Especialista em Atividade Motora Adaptada para Pessoas com Deficiência. Professora de Orientação e Mobilidade e Coordenadora do Grupo de Convivência do Instituto Paranaense de Cegos-IPC. Foi também professora de Educação Física por 10 anos na Clínica Quinta do Sol, entidade que trata de alcoolistas e dependentes químicos.  É palestrante, professora de cursos de pós-graduação e consultora em Acessibilidade, Educação, Reabilitação e Inclusão de Pessoa com Deficiência Visual. Em 2002, seu Grupo de Dança Expressão, composto por alunas cegas ou com baixa visão, foi selecionado para o I Congresso Internacional de Artes Sem Barreiras, realizado em Belo Horizonte. Em 2014 recebeu o Prêmio Cidade de Curitiba, por seu trabalho educacional no Instituto Paranaense de Cegos-IPC.


10h00 às 10h45-Título da Palestra: “Os Desafios de Preparar as Cidades para que Acolham as Pessoas à Medida que elas Envelhecem. A Experiência de Pato Branco”.

Palestrante: LEANDRE DAL PONTE, Engenheira Civil. Deputada Federal. Fundadora da Casa de Apoio Ideal de Curitiba. Autora do livro “A Dona da Pensão”. Autora do projeto de resolução que criou na Câmara Federal a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Implementou dois  importantes projetos em seus dois mandatos: a Cidade Amiga da Pessoa idosa e  a Universidade da Criança. No inicio de seu segundo mandato, assumiu a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, além de incentivar a criação da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, objetivo esse alcançado em julho de 2019, com a instituição desse órgão no legislativo estadual. É titular das seguintes Comissões na Câmara Federal: Subcomissão Permanente da Saúde, Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Comissão de Seguridade Social e Família e Comissão da Violência Doméstica Contra a Mulher. Além disso, é suplente na Subcomissão Permanente da Assistência Social.


10h50 às 11h50-Debate.

Coordenador: JOÃO LUIZ CORDEIRO. Bacharel em Ciência Política. Embaixador da Paz. Presta Assessoria em Recursos Hídricos e Educação Ambiental. Diretor da Brasil Rede Onward Internacional. Consultor Internacional em Gestão Pública. Foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Curitiba. Foi Superintendente da Companhia de Habitação do Paraná. Foi Diretor Agro Comercial da CEASA. Foi Subprefeito de Curitiba, na Administração Regional do Pinheirinho. Foi Delegado na Conferência das Cidades, a níveis municipal, estadual e federal.


11h50 às 14h -Intervalo para Almoço


14h às 14h45-Título da Palestra: “Políticas e Serviços para a Pessoa com Deficiência, no município de Curitiba”.

Palestrante: DENISE MARIA AMARAL DE OLIVEIRA MORAES. Bacharel em Psicologia, sendo especialista em Terapia Familiar Sistêmica em Avaliação Diagnóstica/Enfoque Psicoeducacional e em Educação Especial. Foi professora de Ensino Fundamental e Psicóloga Escolar. Foi Coordenadora de Atendimento e Serviços da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do município de Curitiba. Foi Conselheira no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Foi Conselheira e Presidente do Conselho Municipal do Fundo de Apoio ao Deficiente. Atualmente é Vice-Presidente do Conselho Municipal do Fundo de Apoio ao Deficiente e Assessora do Prefeito Municipal de Curitiba na área da Pessoa com Deficiência.


14h50 às 15h30-Título da Palestra: ”Autismo e Inclusão”

Palestrante: LEDINALVA PEREIRA DE ALMEIDA. Pedagoga. Psicopedagoga Clínica e Hospitalar. Ativista na Causa do Autismo e mãe de um adolescente Autista de 13 anos.


15h35 às 16h15-Título da Palestra: “Acessibilidade e Mobilidade Urbana: Ações do PARANACIDADE”

Palestrante: ÁLVARO JOSÉ CABRINI JUNIOR. Engenheiro Agrônomo. Especialista em Planejamento e Desenvolvimento Territorial, em Gestão de Qualidade e em Gestão de Pequenos Negócios. Tem experiência profissional como Empresário e em Assistência Técnica Rural. Foi Presidente do Conselho Regional de Engenharia a Agronomia do Paraná-CREA-PR. Foi Coordenador Técnico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano-SEDU. Foi Diretor de Operações e atualmente é o Superintendente do Serviço Social Autônomo PARANACIDADE.


16h20 a 17h20-Debate.

Coordenador: SERGIO YASSUO YAMAWAKI. Engenheiro Mecânico. Especialista em Gerenciamento de Projetos. Foi Presidente da ANAMOB-Agência Nacional de Mobilidade Urbana. Foi Presidente da Comissão de Acessibilidade do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná-CREA-PR. Foi Coordenador da Comissão de Acessibilidade do Instituto de Engenharia do Paraná e da Câmara de Engenharia Mecânica do CREA-PR. Foi membro da Comissão Nacional de Acessibilidade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia-CONFEA- e da Comissão Nacional de Inovação Tecnológica do CONFEA. Foi membro de Comitês para o desenvolvimento de normas técnicas nacionais de Acessibilidade.  Ministrou Cursos de Acessibilidade para diversas entidades públicas e privadas. Trabalhou no desenvolvimento de tecnologias assistivas como Plataformas Elevatórias, Elevadores, Sistema de Monitoramento de Vagas Exclusivas e Comunicação em Aeroportos. É sócio fundador da Eficientte-Consultoria e Projetos em Acessibilidade.


17h25 às 17h45-Discussão e aprovação do texto de Carta de Curitiba, que deverá conter as conclusões alcançadas no II Seminário Metropolitano de Acessibilidade e Direitos das Pessoas com Deficiência.

A Coordenação desse trabalho será de responsabilidade do Eng.º Civil NEY FERNANDO PERRACINI DE AZEVEDO, que além de ter sido o primeiro Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis-Departamento do Paraná-ABENC-PR-, já foi Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, -IEP- por três gestões, sendo atualmente Presidente do Centro de Letras do Paraná.


17h45-Encerramento do Seminário


Nota: Ingresso Gratuito. Indispensável  doação de 2kg alimento não perecível na recepção do evento.

Sobre o organizador

Local

UniSociesc - Unidade Palácio Avenida
Rua Luiz Xavier, 40, Centro
Curitiba, PR

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.