App Sympla
Baixe agora

II Mutirão Alzheimer #cuidademim - Belo Horizonte - MG

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

II Mutirão Alzheimer #cuidademim - Belo Horizonte - MG

UNIBH - Belo Horizonte, MG
21 de setembro de 2019, 09h-17h

Inscrição

INGRESSO ÚNICO
Grátis
Inscrições até 21/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

Dia mundial de conscientização sobre a Doença de Alzheimer e dia 21 o seu marco mais importante. Isso porque, a data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 21 de setembro de 1994, durante a abertura da 10a Conferência Anual da Alzheimer’s Disease International (ADI), em Edimburgo, Escócia. Em 2008, o Brasil seguiu o mesmo passo e promulgou a Lei 11.736, que institui o dia 21 de setembro como o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. Todos os anos, várias entidades promovem atividades e ações ao redor do mundo, com os objetivos de reconhecer os impactos das demências e dar suporte aos familiares-cuidadoresSetembro é o mês.

Por que organizar um Mutirão Alzheimer? O Mutirão Alzheimer é importante por muitas razões. Ele serve para: • Aproximar cuidadores e cuidadoras da mesma região para que se apoiem e se organizem; • Oferecer acesso gratuito ao conhecimento por meio de profissionais qualificados; • Ser uma ponte entre profissionais de diferentes áreas e cuidadores e cuidadoras que têm pouco ou nenhum acesso à informação de qualidade e apoio; • Informar cuidadores e cuidadoras sobre programas sociais, políticas públicas, direitos, a partir de suas necessidades e demandas; • Registrar essas necessidades e demandas trazidas por cuidadores e cuidadoras, a fim de advogar junto a órgãos competentes; • Criar uma rede de solidariedade e suporte mútuo entre cuidadores e cuidadoras e pessoas afetadas pela doença.

Organizamos um dia com palestras ministradas por profissionais de saúde (fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos), da área jurídica (advogados), cuidadores, instituições sem fins lucrativos (Associações), pessoas que convivem com Alzheimer ou outra demência. Dividimos o tempo com espaço e voluntários para orientação individual ou de pequenos grupos, e para atividades práticas e lúdicas.

Os temas abordados serão todos relativos a Doença de Alzheimer, conceitos, diagnósticos, tratamentos, aspectos legais e jurídicos, cuidados com o cuidador, dentre outros.

O Mutirão Alzheimer vai acontecer no dia 21 de setembro, sábado, no bairro Buritis, em Belo Horizonte, no espaço gentilmente cedido pela UNIBH e terá visibilidade nacional já que estará ocorrendo concomitantemente em outras cidades do Brasil, tais como, São Paulo, Rio de Janeiro e outras.

Esse projeto foi idealizado por Miriam Morata (Alzheimer - Diário do Esquecimento / Alzheimer e Depressão #cuidademim).
Em Belo Horizonte organizado e coordenado por Eduardo C. P. Moreira (GAFA - Grupo de Apoio a Familiares Portadores de Alzheimer - BH).
Parceiros em BH nesse projeto: Mirian R. Vaschetto (ASPRAMI - Associação a Melhor Idade) e Janette Mello Franco (ASPARMIG - Associação dos Parkinsonianos de Minas Gerais).

Ressaltamos que a iniciativa é independente e um exercício de voluntariado



Sobre o produtor

GAFA -Grupo de Apoio a Familiares de Portadores de Alzheimer

Grupo independente e voluntário que se reúne mensalmente para a discussão de um tema e para troca de experiências entre os familiares.

Local

UNIBH
Rua Líbero Leone, 259, UNIBH - Prédio Palmas, Buritis
Belo Horizonte, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.