I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INTERVENÇÃO PRECOCE DA AAPPE - NOVAS PERSPECTIVAS, NOVOS RUMOS

Centro Universitário Tiradentes (UNIT) - Maceió, AL
07 de julho de 2018, 08h-17h

Compartilhar:

Ingressos

Ingresso único
R$ 40,00  (+ R$ 4,00 taxa)
Pague em até 12x
Vendas até 07/07/2018
Encerrado

Descrição do evento

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INTERVENÇÃO PRECOCE

Horário

Tema / palestrante

08h00

 Credenciamento

09h00

Abertura

Janah Cardoso - Janah Cardoso, Diretora executiva da AAPPE, graduada em gestão pública na FGV e graduação em psicologia em andamento na Universidade de Évora- Portugal.

09h30

Apresentação Cultural

Crianças do IRES.

10h00

 

                                             30min

 

 

 

 

 

 

 

 

 10h30                         30min                

A Privação da língua e os impactos no desenvolvimento infantil.

Nelson Pimenta- Professor titular do Departamento de Educação Básica no INES, Doutorando em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, Mestre em Estudos de Tradução, e se formou em Letras-Libras na UFSC e em cinema na Universidade Estácio de Sá. Tem certificação PROLIBRAS-MEC-UFSC como professor de nível superior e é autor/coautor de 15 livros em Libras. Tem experiência na área de Linguagem, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais. Primeiro ator surdo a profissionalizar-se no Brasil, estudou na New York National Theatre of the Deaf NTD.

Liliane Correia- Fonoaudióloga pela Universidade Católica de Pernambuco (1999), Especialização em Linguagem pela Universidade de Ribeirão Preto (2001), Mestre (2006) e Doutora (2017) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. Professora assistente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Graduação), Faculdades Integradas Tiradentes (Pós-graduação) e Centro de Ensino Superior de Maceió (Pós-graduação). Tem experiência na área de Audiologia Educacional e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais e escrita do surdo.

11h00

Desenvolvimento neurológico e a importância de intervir precocemente

Marilene Silva - Psicóloga/ neuropsicóloga- São Paulo, formada pela UNIFMU, INESP e PERKINS SCHOOL FOR THE BLIND. Especialista em educação especial desde 1998. Especialista em Intervenção Precoce, surdocegueira, deficiência múltipla, baixa-visão e dificuldades na aprendizagem. Consultora AAPPE  em programas da saúde, educação e formação de profissionais desde 2008.

11h40

Experiência transdisciplinar no Projeto de Intervenção Unificada na Primeira Infância- IUPI

Mariana Tenório - Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL (2012). Pós graduada em Neuropsicologia Clínica Infantil (CESMAC). Responsável técnica Reabilitação física da AAPPE e projeto IUPE. 

12h00

ALMOÇO

13h30

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

14h00

Diagnóstico Precoce.

 Danielly Cândido- Médica Graduada pela Universidade Severino Sombra - Vassouras/RJ, Pediatra pelo Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence - SP, título de especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Neurologista Pediátrica pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná – UFPR

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPR, com o tema Complexo Esclerose Tuberosa .

15h00

Intervenção precoce centrada na família.

Vitor Daniel Ferreira Franco - Professor  na Universidade de Évora, Departamento de Psicologia. Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Evora (Portugal), trabalha, investiga e ensina nos domínios do Desenvolvimento Infantil, Psicopatologia e Psicoterapia de Crianças e Intervenção Precoce.

16h00

O Espaço de Aprendizagem na Primeira Infância.

Fátima Minetto

Psicóloga, Doutora em Psicologia. Mestre em Educação. Especialista em Educação Especial. Terapeuta familiar Sistêmica. Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR, na linha de pesquisa Processos Psicológicos em Contextos Educacionais. Com 29 anos de experiência como professora em escolas no ensino fundamental. É pesquisadora no Laboratório de Estudos sobre Atenção e Estimulação Precoce de Bebês (LABEBÊ), o qual conta com a parceria de pesquisadores do Grupo de Investigación en Atención Temprana, da Universidade de Murcia, Espanha.

17h00

ENCERRAMENTO

Iraê Cardoso - Superintendente e fundadora  da Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais. Membro da Ashoka Fellowship, desde 1999.

Vídeo institucional com os bebês de todas as unidades.


Sobre o produtor

AAPPE Evento

Comentários

Local

Centro Universitário Tiradentes (UNIT)
Avenida Comendador Gustavo Paiva, Auditório, Cruz das Almas
Maceió, AL

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.