App Sympla
Baixe agora

I Seminário sobre Psicoterapia On-line - Casa dos Insights

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

I Seminário sobre Psicoterapia On-line - Casa dos Insights

Arena Santander - São Paulo, SP
15 de março de 2019, 15h-19h

Inscrição

VIP
Grátis
Inscrições até 15/03/2019
Encerrado

Descrição do evento

I SEMINÁRIO SOBRE PSICOTERAPIA ON-LINE

CASA DOS INSIGHTS


 Neste evento, liderado pela Casa dos Insights, serão discutidas as possibilidades da Psicologia para o Novo Milênio explorando a reflexão "Nova Subjetividade, Novos Pacientes, Novas Tecnologias e Antiga Psicologia?". Na parte prática da palestra, será apresentada a Nova Resolução CFP 11/2018 sobre a Psicoterapia On-line, responsabilidades dos psicólogos e como se preparar para um Atendimento On-line de Excelência.

 


PALESTRANTE

Profª. Dra. CLÁUDIA CATÃO possui doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP. Co-autora do 1º Referencial Teórico sobre a Psicoterapia On-line em língua portuguesa: Psicoterapia On-line - Ética, Segurança e Evidências Científicas sobre as Práticas Clínicas Mediadas por Tecnologias. Participou do Grupo de Trabalho de São Paulo que originou a nova resolução do CFP sobre os Atendimentos Psicológicos Mediados por Tecnologias. Coordena o curso de Práticas Mediadas por Tecnologias (Psicoterapia On-line) da Casa dos Insights.

Possui especializações em Educação On-line (FEA-USP), Psicoterapia Psicanalítica (IP-USP), Dependência Química (UNIAD/UNIFESP) e Pesquisa Clínica (FMUSP), sendo também candidata à International Psycoanalitical Association (IPA) e International Affiliate of American Psychology Association (APA). Atende clientes em psicoterapia breve e psicanalítica presencial e on-line. Supervisiona colegas em atendimentos clínicos psicanalíticos e atendimentos on-line.

 

PARA SABER MAIS


As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação não determinam uma sociedade. Elas são incorporadas pela sociedade. Isso não significa que a sociedade seja passiva e sem capacidade de reação. Nós, como indivíduos pertencentes a sociedade, temos toda a condição de lutar para que a tecnologia caminhe na direção do que é benéfico para todos os sócios. A nossa presença deve ser ativa, inclusive, com capacidade de frear determinadas inovações que não nos agradem e que possam comprometer o futuro do nosso desenvolvimento como seres humanos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que o uso das novas tecnologias em saúde é uma das estratégias para a redução da desigualdade de acesso na atenção à saúde mental no mundo. A nova normatização do Conselho Federal de Psicologia (CFP) corrobora para a incorporação das novas tecnologias à saúde, trazendo à tona os avanços, os cuidados necessários para o futuro das Práticas Clínicas Mediadas por Tecnologias.

A Resolução CFP 11/2018, que entrou em vigor em novembro de 2018, amplia as possibilidades de serviços psicoterapêuticos mediados por tecnologias, e é um divisor de águas para os Serviços Psicológicos Mediados por Tecnologias, pois enfatiza que a responsabilidade técnica e ética sobre o serviço prestado é do profissional.

O profissional da saúde mental deverá avaliar, cada demanda clínica, considerando seus princípios, conhecimentos e técnicas fundamentadas na ciência psicológica. O uso responsável da tecnologia associado ao exercício da profissão é fundamental para a construção da credibilidade e para dar sustentação à prática psicológica.

É importante salientarmos que o Atendimento On-line não pode ser considerado igual ao Atendimento Presencial.  Não é uma questão de superioridade versus inferioridade, porém cada uma tem a sua especificidade. Se dermos força à falsa percepção de que conversar por uma câmera é igual a conversar pessoalmente, o futuro da Psicoterapia On-line e da Saúde Mental não terá um bom prognóstico. Por isso, o Atendimento On-line deve ter uma fundamentação teórica e justificativa pertinente para o seu oferecimento e realização. Acamados, pessoas com deficiência, gestantes de risco, brasileiros que moram no exterior ou qualquer pessoa que não possa comparecer ao consultório presencial são alguns dos beneficiados. Caso pudessem estar presencialmente, dificilmente, eles trocariam o contato presencial por uma tela de computador.

O fato de termos evidências científicas que mostram que o Atendimento On-line e Presencial são semelhantes, não quer dizer que teremos uma mesma experiência vivenciada pela dupla psicóloga-paciente. A nossa prática é essencialmente humana e é muito melhor quando é presencial. Nós somos um corpo inteiro com uma mente. Temos um conjunto de sensações, comunicações, energias e um conjunto biológico de fluidos que acontecem e não são passadas pela palavra. Se não construirmos a nossa prática clínica com inteligência para esse futuro, o contato presencial será trocado por uma tela de computador.

Disciplinar psicólogos experientes, principalmente recém-formados sobre o mundo digital, a segurança na Internet, o sigilo das informações e, em seguida, capacitá-los para o atendimento psicológico online e suas implicações serão fundamentais para a grade curricular das pós-graduações e graduações em Psicologia e especializações em Saúde Mental. A experiência na prática clínica presencial deve anteceder e embasar qualquer atendimento psicológico mediado por tecnologia.

Desde já, precisamos pensar no futuro para que não tenhamos a precarização da própria Psicologia, a ponto de que máquinas possam nos substituir numa atividade que é prioritariamente humana.

 

SERVIÇO
Data 15 de março de 2019 (sexta-feira)
Horário: 15h às 19h
Local: Arena Santander - Av. Prof Luciano Gualberto, 730 (Praça dos Bancos - USP)
Evento gratuito

                                               

 

Sobre o produtor

Arena Santander

A Arena Santander é um espaço voltado para empreendedorismo e inovação, que tem como objetivo discutir e enaltecer a importância dos temas para a comunidade. Contato Eventos arenasantander@usp.br (11) 2648-0994

Local

Arena Santander
Avenida Luciano Gualberto, 730, Cidade Universitária
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.