I Seminário do Observatório de Cultura de Pernambuco - Panorama da Economia Criativa

UFPE - Biblioteca Central - RECIFE, PE
26 de junho de 2017, 14h - 27 de junho de 2017, 19h

Compartilhar:

Inscrição

Público 
Grátis
Inscrições até 26/06/2017
Encerrado

Descrição do evento

Inscreva-se agora!   Vagas Limitadas!

O Observatório de Cultura de Pernambuco, atendendo ao convênio MinC/FUNDARPE/UFPE, realizará, nos dias 26 e 27 de junho de 2017, o I Seminário do Observatório de Cultura de Pernambuco - Panorama da Economia Criativa.

O Observatório é uma plataforma de interesse mútuo no desenvolvimento de um ambiente de pesquisa científica e de extensão que permita a ampliação do conhecimento sobre cultura, com ênfase nos segmentos criativos da economia no Estado de Pernambuco.



Programação:

 

 

 

 

Horário

Dia 26/06/2017

Horário

Dia 27/06/2017

 

14h às 14h30

 

Abertura  - Marcus Sanchez

Palestra de abertura: A Universidade como lugar de Observa-açãoMarcos Galindo

 

14h às 16h

 

Painel 3: Empreendedorismo e Economia Criativa

Celly Brito (moderadora) /    Márcio Waked / Francisco Fabiano / Cláudio Nascimento

 

14h30 às 15h

 

Apresentação do OCUPE - Observatório e Revista

Celly Brito / 

Hélio Pajeú

 

16h às 16h30

 

Intervalo

 

15h às 17h

 

Painel 1: A Economia Criativa e suas cadeias

Mário Gouveia (moderador) / Fernando Paiva / Henrique Muzzio / Roberto Guerra / Christianni Marçal

 

16h30 às 18h

 

Roda de conversa com protagonistas da Economia Criativa

Hélio Pajeú (moderador) /

André Lira

Leonardo Salazar

 

17h às 17h30

 

 

Intervalo

 

18h às 19h

 

Cerimônia de Encerramento

 

17h30 às 19h

 

Painel 2: PE Criativo e outras ações de desenvolvimento da Economia Criativa em Pernambuco

André Marques

Auristela Silva

Ricardo Ruiz

Ricardo Brasileiro

Tarciana Portella (Secretaria de Cultura)


 

 

 

 

 

 

 

26/06/2017 - Segunda


14h às 14h30 -Abertura


Marcus Sanchez 
Especialista em Gestão Pública com formação em Educação Física. Foi secretário executivo de Esportes de Pernambuco de 2007 a 2010, e secretário de Esporte e Lazer de Jaboatão dos Guararapes de 2011 a 2016. Atualmente, é o gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Cultura de Pernambuco, responsável pelos programas Pernambuco Criativo e Cultura Viva.

Palestra de abertura: A Universidade como lugar de Observa-ação

Marcos Galindo

Doutor em Cultura da América Latina pelo Departamento de Línguas e Cultura da América Latina da Leiden University Países Baixos. É professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Coordenador científico do Laboratório de Tecnologia do Conhecimento - Liber onde desenvolve os projetos Rede Memorial de Pernambuco e Preservação da memória digital: um panorama brasileiro. Atualmente é Coordenador de Memória Digital da Pró-Reitoria de Comunicação da UFPE. Principais temas de interesse: Teoria da Informação, Curadoria Digital, Memória e Uso de tecnologia em sistemas memoriais

 

14h30 às 15h - Apresentação do OCUPE - Observatório e Revista

 

Celly Lima

Doutora em Ciência da Informação pela USP. É professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPE. Foi gerente de operações do projeto "Memória da Cultura Popular por Liêdo Maranhão". Foi coordenadora de campanhas online - produzindo conteúdo e empregando estratégias de marketing online - para clientes do portal StarMedia, no Brasil. É pesquisadora do Laboratório Liber - UFPE, atuando no Programa Camelão Urbano e no Observatório de Cultura de Pernambuco. Tem interesse nos temas: Mediação Cultural. Gestão Cultural. Projetos Culturais. Apropriação da Informação e da Cultura. Protagonismo Cultural. Política Cultural. Interculturalidade. Relações Étnico-raciais.


Hélio Pajeú

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos É professor do Departamento de Ciência da Informação da UFPE, na área de Epistemologia e Pesquisa em Ciência da Informação. É membro do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe) e  Laboratório de Análise do Discurso da Imagem (LANADISI). É pesquisador do Laboratório Liber - UFPE, atuando no Programa Camelão Urbano e no Observatório de Cultura de Pernambuco. Desenvolve pesquisas na área de Teoria e Análise Linguística e da Informação, com ênfase nos Estudos Bakhtinianos, Epistemologia da Ciência da Informação, Cultura Popular.

  

15h às 17h - Painel 1: A Economia Criativa e suas cadeias

 

Mário Gouveia (moderador) 

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Cultura Pernambucana.


Fernando Paiva

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pela Universidad de Deusto - País Basco – Espanha. Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Bolsita de Produtividade PQ 2. Coordenador do Grupo de Pesquisa Lócus de Investigação em Economia Criativa. Membro do Comitê Científico da Divisão de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (GCT) da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração. Áreas de interesse: Inovação, Empreendedorismo, Redes de Negócio e Estudos Culturais e Economia Criativa


Henrique Muzzio

Doutor em Administração pela EAESP-FGV.  Professor do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) da UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD). Líder de Tema EPQ (ANPAD). Líder do Grupo de Pesquisa: Lócus de Investigação em Economia Criativa, e pesquisador do Grupo Redes, Sociabilidades e Poder. Pesquisas com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Criativa; Simbolismo e Cultura.


Roberto Guerra

Doutor e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE.  Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE). Atua, principalmente, nos seguintes temas: empreendedorismo cultural, estudos culturais, produção audiovisual e cinema de Pernambuco.


Christianni Marçal

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Administração (PROPAD) da UFPE. Especialista em propaganda e marketing. Professora do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) da UFPE. Professora de cursos de pós-graduação latu sensu (MBA) da UFPE. Temas de interesse de pesquisa: economia criativa, tecnologia, sociedade e organizações. 

 

17h30 às 19h - Painel 2: PE Criativo e outras ações de desenvolvimento da Economia Criativa em Pernambuco

 

André Marques

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador de projetos de Pesquisa da UFPE atuando também como professor dos programas de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural - PADR da UFRPE e do programa de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT da FORTEC. Pesquisador no PE Criativo.


Auristela Maria da Silva

Ricardo Ruiz

Ricardo Brasileiro

Tarciana Portella (Secretaria de Cultura)

 

27/06/2017 - Terça

 

14h às 16h -  Painel 3: Empreendedorismo e Economia Criativa


Celly Brito (moderadora)

 

Márcio Waked

Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela UPE/FCAP. MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV/UNICAP.  Atualmente é coordenador e docente do MBA de Gestão de Negócios e de Gestão de Projetos, da Disciplina de Empreendedorismo e Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Curso de Administração da UNICAP. Professor visitante da PUC-SP no Curso Liderança e Inovação para o Futuro da Moda: Responsabilidade Social. Diretor executivo da Bio Fair Trade Comercio e Exportação de Produtos Artesanais Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, Negócios Sociais, Comércio Justo, Marketing e Tecnologia da Informação.


Francisco Fabiano

Inserido em movimentos de Softwares Livre e Open Source, implantou os primeiros laboratórios de Inclusão Digital em Pernambuco no início dos anos 2000. Lecionou tecnologias livres e participou das primeiras turmas de formação em Engenharia Linux no Rio de Janeiro. Foi gestor público em TIC durante 7 anos no município de Camaragibe-PE. Tem certificação ICS Cabling e exerce atualmente o papel de mentoring na LCE Science e Ubit Tecnologia. Tem investido em conhecimentos na área de Saúde Digital, IBM Watson. É mentor no projeto #TamoJunto para auxilio a pequenos empreendedores e colaborador dos movimentos de filosofia Ágil em Recife.


Cláudio Nascimento

Diretor de Tecnologia do Município de Olinda. É vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas - FNP  (Frente Nacional de Prefeitos), conselheiro do  Porto Digital do Recife, representante da ONG Update Cities no Brasil e América do Sul e um dos diretores do Brasil + movimento Empreendedor.

 

16h30 às 18h – Roda de conversa com protagonistas da Economia Criativa.


Hélio Pajeú (moderador)


Leonardo Salazar

É produtor cultural, empresário e instrutor credenciado do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa/SEBRAE. Possui diplomas de Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (UFPE), de Técnico em Contabilidade e de Especialista em Gestão de Negócios (UPE). É autor do livro "Música Ltda: o negócio da música para empreendedores", publicado no Brasil pelo SEBRAE (2010), traduzido para o espanhol e publicado no Uruguai pelo Cluster de Musica (2011).

André Lira

Atua no campo da Gestão e Produção Cultural a mais de 19 anos. Estudou música no Ensino (composição e regência) e filosofia na graduação. Especializou-se em Gestão Cultural. Músico (compositor, instrumentista, produtor), professor, gestor de projetos socioculturais, com trabalhos em ONGs brasileiras e estrangeiras. Hoje se encontra imerso no universo do empreendedorismo realizando consultorias e desenvolvendo projetos independentes com diversos parceiros e clientes (produções culturais e artísticas, atividades formativas, articulações em políticas públicas, outros). Dentre seus trabalhos se destaca a participação como mentor de jovens empreendedores europeus através do programa CONNECT da União Europeia. Presta serviços como consultor credenciado para o SEBRAE/PE na áreas da cultura e economia criativa) realizando projetos como o SERTÃO CRIATIVO, com foco no Empreendedorismo Criativo no sertão de Pernambuco e publicou o guia “Negócios, Cultura e Criatividade: guia para empreender na economia criativa”

 

18h às 19h - Encerramento


Sobre o produtor

Celly Brito

Observatório de Cultura de Pernambuco

Comentários

Local

UFPE - Biblioteca Central
Avenida dos Reitores, 1235, Cidade Universitária
RECIFE, PE

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.