App Sympla
Baixe agora

I Processo de (Trans)Formação Política de Jovens Lideranças Negras-NFNB

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

I Processo de (Trans)Formação Política de Jovens Lideranças Negras-NFNB

Sindicato dos Químicos Pásticos de São Paulo e Regiões - São Paulo, SP
13 de abril de 2019, 13h - 14 de abril de 2019, 19h

Inscrição

Formação Política de Jovens Lideranças Negras
Grátis
Inscrições até 14/04/2019
Encerrado

Descrição do evento

I Processo de Transformação Política para Jovens Lideranças Negras

Transformar para fortalecer

NFNB e FES promovem processo de transformação para jovens líderes negros

Para fortalecer e proteger a juventude negra periférica, a Nova Frente Negra Brasileira em parceria com a Fundação Friedrich Ebert, realiza nos dia 6, 7, 13 e 14 de abril na Sede da Lapa do Sindicato dos Químicos Plásticos ,localizado na R. John Harrison, 183 - Lapa, São Paulo – SP (Estação Lapa CPTM – Linha Rubi),  a primeira edição do Processo de Transformação Política para jovens Lideranças Negras - NFNB.

O projeto-piloto tem como principal objetivo fortalecer lideranças pretas em suas capacidades políticas e técnicas para que atuem em diferentes áreas, setores e territórios, de modo institucionalizado ou não.

Líderes e intelectuais como Edna Rolland, especialista na questão racial e relatora-geral da Conferência Mundial contra o Racismo realizada em Durban, África do Sul, em 2001;  o jornalista Dennis de Oliveira, chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP e a advogada Deise Benedito, especialista em relações étnico raciais e gênero estão entre os palestrantes que vão abordar temas como: a História da Frente Negra Brasileira e  de outras Organizações Negras de resistência em SP no século XX;  Direitos humanos; Empreendedorismo negro no Brasil; O papel da mídia e sua influência na consolidação de modelos discriminatórios; Saúde da População Preta; Políticas de Ações Afirmativas; Mercado de Trabalho; Cultura como resistência, entre outros.

Com uma carga horária de 24 horas, a primeira edição do Processo de Transformação Política vai contar com a participação de 100 pessoas, divididas entre os quadros da NFNB, UESP (União de Escolas de Samba Paulistanas) e jovens convidados.

Porque empoderar jovens negros?

A cada 23 minutos um jovem negro é brutalmente assassinado no Brasil. Os dados não são novos e por isso são ainda mais alarmantes. A juventude negra periférica é o alvo prioritário de uma política de Estado que matou mais de meio milhão de pessoas entre 2005 e 2015 de acordo com levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o  Fórum Brasileiro de Segurança Pública.  Sete de cada dez homicídios são praticados contra os nossos jovens e não há nenhuma expectativa de mudança positiva com a ascensão de um governo racista, homofóbico, misógino e intolerante.

Os assassinatos destes jovens são o ápice de um programa de total exclusão e desumanização da população negra, sem educação, saúde ou acesso à cultura, nossos jovens são presas fáceis de um Estado que tem como objetivo a eliminação da população preta e pobre.

As vagas para esta primeira edição são limitadas aos 100 primeiros inscritos, porém serão abertas listas de espera para as próximas giras de conhecimento.


Serviços:

I Processo de (Trans)Formação Política de Jovens Lideranças Negras-NFNB

Datas: 6,7,13 e 14 de abril 2019

Local: Sindicato Dos Quimicos Plasticos De São Paulo e Região

Endereço: R. John Harrison, 183 - Lapa, São Paulo – SP (Estação Lapa CPTM – Linha Rubi)

Vagas: 100 (inscrições até dia 05/04/2019)

Assessoria de Imprensa:

mc.costa40@gmail.com

novafnb@gmail.com


Sobre o produtor

Nova Frente Negra Brasileira

Reconhecendo as diversas injustiças, e inspirado nos muitos movimentos históricos que surgiram - como a Frente Negra Brasileira, fundada em 16 de setembro de 1931, único partido político a apontar as reais desigualdades sociais da população negra em suas ações -, este coletivo formado por negras e negros ativistas de vários movimentos sociais, trabalhadores e trabalhadoras, intelectuais, articulistas, formadores de opinião, entre outras formas de atuação na sociedade, interessados em transforma

Local

Sindicato dos Químicos Pásticos de São Paulo e Regiões
Rua John Harrison, 183, Lapa
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.