Login
O evento já encerrou...
I JORNADA PSICANALÍTICA VIRTUAL DO CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS JAIRO CARIOCA
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

I JORNADA PSICANALÍTICA VIRTUAL DO CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS JAIRO CARIOCA

15 abr - 2021 • 10:00 > 17 abr - 2021 • 18:30 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

MASCULINOS/FEMININOS: A Clínica dos Novos Paradigmas


“É indispensável deixar claro que os conceitos de ‘masculino’ e ‘feminino’, cujo conteúdo parece tão inambíguo à opinião corriqueira, figuram entre os mais confusos da ciência...”

[Sigmund Freud – nota acrescentada em 1915 aos Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade]


O Centro de Estudos Psicanalíticos Jairo Carioca convida a todos os interessados para sua Jornada Online, adaptada em razão da quarentena. Nosso objetivo é discutir Masculinidades e Feminilidades na contemporaneidade.

Dizer que a sexualidade humana é pulsional significa afirmar que ela não tem um objeto natural e mais, que qualquer objeto pode satisfazê-la e que isso dependerá de um destino construído na relação com seus pais ou os substitutos que exerceram a função de cuidar da criança. O destino de ser homem ou ser mulher decorrerá, portanto, de uma história relacional que se constituirá, para Freud, no complexo de Édipo. Isso permite, que de nossa parte, possamos afirmar que o gênero não está inscrito na anatomia e nem seguirá um padrão prévio, instintivo, mas, que resultará de um jogo identificatório resultante da vida relacional do sujeito.

No ponto de vista lacaniano, a questão das diferenças sexuais não vai se instituir, como em Freud, a partir da presença ou ausência do pênis como referência da questão fálica. Em Lacan, a castração, como registro da falta, será instituída por um objeto conceitual que cria a falta, não se trata, portanto, da falta de um objeto natural, mas do encontro com o significante fálico e seu poder de inscrever tanto o menino quanto a menina no campo da sexuação.

Estaríamos diante de uma visão de homem que não precisa estar aderida ao masculino e uma visão de mulher que não necessariamente estaria aderida ao feminino? O que nos trazem afinal estas questões todas? Eis a pergunta.


O Centro de Estudos Psicanalíticos Jairo Carioca oferece uma formação em Psicanálise, voltada principalmente para Freud e Lacan, além de cursos de aprofundamento com acesso gratuito em temas específicos e de aperfeiçoamento dos conceitos psicanalíticos em nossos canais de Podcast (Freud tá On) e canal do Youtube (Jairo Carioca).


PROGRAMAÇÃO:

 

Quinta feira (15/04):

 

10h às 11h30min – Mesa de Abertura: MASCULINOS/FEMININOS: A Clínica dos Novos Paradigmas.

Jairo Carioca [A intimidade e seus Dilemas: Os Porcos-espinhos de Schopenhauer.]

Pollyanna Nathércia [O enigma das mulheres que amam demais]

 

13h30 min/15h00min – Mesa redonda: A Escuta do Masculino na Clinica Psicanalítica

Valdemir Junior [Masculinidade e Paternidade Negra: A Importância da Educação Familiar, na Luta Antirracista.]

Celia Penço [O Declínio da Autoridade Paterna e Seus Reflexos na Sociedade Contemporânea]

 

17h/18h30min – Conferência: O que pode o corpo? Clínica, Micropolítica e Liberdade.

Rodolfo Berg

 

Sexta feira (16/04):

 

10h às 11h30min – Mesa redonda: “Gênero: dos estereótipos à subjetivação”

Jairo Carioca [“Deus sabe o que se agita por trás deste fantoche que se chama homem”: As Mascaras da Histeria]

Evandro Mamede [O homossexual e a construção de uma identidade singular: Incessante busca de padrões estabelecidos socialmente]

 

13h30 min/15h00min – Mesa redonda: “A Violência como Espetáculo”

Cristiani N. Peixoto [O Feminicídio Político de Marielle Franco]

Paula Moita [Masculinidade e Homoafetividade por trás das Grades]

 

17h/18h30min – Conferencia: Empreendedorismo: Possibilidade de Encontro entre o Empoderamento Feminino e a Masculinidade

Lucimar Felisberto

 

Sábado (17/04):

 

10h às 11h30min – Mesa Redonda: Masculinidade e Trabalho

Maicon Moreira [Machismo e Hierarquia Coorporativa]

Fernanda Amado [Corpo, Poder e Dominação: A Naturalização do Discurso Falocrático sobre a Mulher]

 

13h30 min/15h00min – Mesa redonda: “Interlocuções (im)possíveis nas relações”

Jairo Carioca [“À Mulher Nada Falta”: Como amam os homens?]

Gilvania J. Andrade [“Todo Erotismo é Sagrado”: A Emancipação Feminina e Sexualidade]

 

17hmin/18h30min – Conferencia de encerramento:

Ronald Lopes [Sexualidade e a Morte: atravessamentos em Freud, Pfister e Lacan]

 

PALESTRANTES

 

CÉLIA MARIA PENÇO DE CARVALHO

Pós- graduação em Psicanálise, Mestre em Psicanálise com Especialização em Psicanálise e Saúde Mental, pela FATECBA, Doutora em Psicanálise na Contemporaneidade pela Faculdade Erich Fromm, Psicanalista e Coordenadora da Academia de Psicanálise em Madureira. Atua no estado Rio de Janeiro.

 

CRISTIANI DO NASCIMENTO PEIXOTO

Psicóloga e Psicanalista. Pós Graduada em Psicologia Clinica e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participa atualmente do Clube do Livro - Fórum Lacaniano de Florianópolis – Estudos dos Seminários de Lacan – Florianópolis desde 2018. Atua no estado de Santa Catarina.

 

EVANDRO MAMEDE

Psicólogo Clínico, Psicanalista e Poeta. Professor e Supervisor de Estágio da Faculdade Maurício de Nassau: UNINASSAU – PARNAÍBA. Atua no estado do Piauí.

 

FERNANDA BARRETO AMADO

Administradora, Psicanalista, Pós Graduada em Teoria e Técnica Psicanalítica, Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica com Ênfase em Psicanálise e Educação Inclusiva,

Pós Graduada em Planejamento e Gestão Empresarial, Terapeuta e Educadora Sexual no Centro de Sexologia de Brasília (Cesex). Atua em Brasília

 

GILVANIA JESUS ANDRADE

Psicóloga e Psicanalista. Responsável Técnica da Empresa Portomedic Saúde. Coordenadora do Núcleo de Psicologia da ONG Rede Adoriva. Psicóloga bilíngue (LIBRAS). Atua no estado do Ceará.

 

LUCIMAR FELISBERTO

Pós-Doutora (UFRJ), Doutorado (UFBA), Mestrado (UFF) e Graduação (UFRJ) em História.  Membro do GT Emancipação e Pós-abolição (ANPUH), Membro da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros; Pesquisadora do Laboratório de História das Experiências Religiosas da UFRJ; Produtora de conteúdo para o site Afrodiálogos; Professora das redes públicas municipais de educação de Duque de Caxias e Guapimirim.

 

MAICON MOREIRA

Doutorando em Psicologia UFRRJ, Mestre em Psicologia UFRRJ, Pós Graduado em Pedagogia Empresarial – UCAM, Psicólogo e Historiador – UNISUAM. Utiliza abordagem Cognitiva Comportamental em atendimentos presenciais no Rio de Janeiro (Méier e Paracambi) e atendimentos Online. Membro do LADHUPSI – Laboratório de Estudos Em Direitos Humanos do PPGPSI – Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRRJ.

 

PAULA MOITA

Mãe de santo e Mestra em Educação pelo PPGEduc-UFRRJ, Professora regente na educação básica na prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, Pós-graduada em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia pela UERJ. Pesquisadora no LEGESEX (Laboratório de Educação, Gênero e Sexualidades) da UFRRJ.


POLLYANNA NATHÉRCIA DE VASCONCELOS RODRIGUES

Psicóloga, Psicanalista e Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Atua em Paranaíba – PI

 

RODOLFO BERG

Psicólogo Junguiano Clínico CRP 05/17031, Arteterapeuta AARJ 01, Músico, Artista Plástico, Professor e Supervisor de Pós-graduações de Arteterapia e Psicologia Analítica, Orientador de Grupo de Estudos, Membro Fundador e Ex-presidente da AARJ, Conselheiro de Honra da UBAAT.

 

RONALD LOPES

Doutorando em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre e Licenciado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO). Pós-graduado em Ciências da Religião pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências e Teologia do Norte do Brasil (FACETEN), Estudos Psicanalíticos pelo Serviço de atendimento a Psicanálise em Atenção à Infância e a Família – SEPAI do Hospital São Zacharias da Santa Casa da Misericórdia. Subtenente Bombeiro Militar e Chefe da Divisão de Ensino do 2° Colégio do Corpo de Bombeiros (IICCBM-Miguel Pereira). Autor do livro Mortos que constroem cidades

 

VALDEMIR F. DA SILVA JÚNIOR

Psicólogo e Psicanalista, mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação Cultura e Comunicação da FEBF/ UERJ, onde pesquisa o comportamento suicida em adolescentes negras; Membro do GHIEDNEBR- Grupo de Pesquisa de História da Educação do Negro na Educação Brasileira com o projeto guarda-chuva chamado Velhos Sujeitos, Novos Problemas: Negros na História da Educação, da FEBF-UERJ;

Especializando em Gestão de Saúde Mental; Psicólogo e Coordenador no PSE (Programa Saúde na Escola) em Guapimirim e Diretor do CAPS AD Belford Roxo (Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e outras Drogas), Atua no Estado do Rio de Janeiro.

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

I JORNADA PSICANALÍTICA VIRTUAL DO CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS JAIRO CARIOCA

Jairo Carioca de Oliveira

Psicanalista, Teólogo, Poeta e Escritor. Coordenador do Centro de Estudo Psicanalíticos Jairo Carioca. Consultor Psicanalítico da TV Boas Novas - Programa Cabeça pra Cima. Coordenador do Projeto Empoderar de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Coordenador do Projeto EnLaçamento – Rodas de Leitura sobre a Emancipação Feminina através da Poesia. Pesquisador sobre o uso perverso da corporeidade feminina pela lógica capitalística no Laboratório de Educação, Gênero e Sexualidades da UFRRJ.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.