App Sympla
Baixe agora

HUBeer! #22

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

HUBeer! #22

Instituto HUB - Rio de Janeiro, RJ
06 de junho de 2019, 17h30-20h30

Inscrição

Inscrição HUBeer! #22
Grátis
Inscrições até 06/06/2019
Encerrado
Lista de espera HUBeer! #22
Grátis
Inscrições até 06/06/2019
Encerrado

Descrição do evento

Convidamos todos para a vigésima segunda edição do HUBeer! - um de nossos momentos para ativação da rede em um ambiente descontraído e regado a conhecimento, sempre com boa comida e cerveja "Made in UFRJ".

Sobre a palestrante

Victor Becker é Engenheiro Ambiental e cursa a especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho,⠀ambos pela UFRJ e é apaixonado pela área de Resíduos Sólidos desde a graduação.⠀Atualmente trabalha em uma Consultoria Ambiental que presta consultoria de Gestão Ambiental a⠀uma grande rede de Shopping Centers no Brasil, que conta com 29 Shoppings atualmente. ⠀

Na graduação, fez Iniciação Científica com a Profa D.Sc. Elen Pacheco (IMA/UFRJ) e teve seu trabalho⠀reconhecido com Menção Honrosa na 8a SIAC UFRJ/2017 sob tema “Panorama e análise dos⠀resíduos sólidos coletados no CT/UFRJ”, cujo tema inspirou seu Trabalho de Conclusão de Curso⠀(TCC).⠀Também estagiou na Superintendência de Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do⠀Ambiente e Sustentabilidade (SEAS/INEA-RJ), dando apoio técnico e administrativo a dois consórcios intermunicipais de resíduos sólidos do Estado.

Victor Becker com o tema "Qual a importância da caracterização dos resíduos sólidos para as universidades?"O gerenciamento correto dos materiais descartados deve ser implementado desde cedo. Para isso, é necessário haver planejamento do que poderá ser feito a curto, médio e longo prazo. A duas primeiras perguntas que devem ser respondidas são: “Quanto é gerado?”; e “Quais os tipos de resíduos são mais gerados?”.

Em uma universidade, por exemplo, o Centro de Tecnologia da UFRJ gerou mais de 400 mil quilogramas (kg) de resíduos de 2010 a 2016. Mais importante do que saber a quantidade, é preciso conhecer a composição desses materiais nessa massa total. Para se ter ideia, no CT/UFRJ mais de 60% desses resíduos coletados foram papéis/papelão nessa série histórica. E é a partir disso que temos o conhecimento do que realmente é gerado e quais as estratégias podem ser consideradas para redução, reutilização e reciclagem com o objetivo de reduzir a geração de determinado tipo de material e aumentar o potencial de reciclagem desse gerador. Isso tudo traz redução de custos, aumento de empregabilidade e ajuda, e muito, a saúde e meio ambiente!



Teremos a cervejaria Aberema no comando cervejeiro!


A inscrição é obrigatória. 

Sobre o produtor

Instituto HUB

O iHub é uma plataforma - físico e virtual - que pretende reunir indivíduos, cidadãos e consumidores que atuam ou pretendem atuar nesse cenário de construção de uma Nova Economia, onde o conhecimento é livre, o desenvolvimento e a construção de soluções e produtos são facilitados, as fronteiras estão diluídas, as coisas são ressignificadas, a conectividade é intensa, os ativos são compartilhados, as forças produtivas colaboram, as tecnologias são democratizadas e a criatividade é a linguagem com

Local

Instituto HUB
Rua Paulo Emídio Barbosa, 485, CETIC, sala 108, Cidade Universitária
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.