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Hidroviáveis Brasília 2019

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Evento encerrado

Hidroviáveis Brasília 2019

Auditório da CNA Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - Brasília, DF
21 de março de 2019, 17h - 22 de março de 2019, 18h30

Inscrição

O Modelo Utilizado para Segurança
Grátis
Inscrições até 21/03/2019
Encerrado
Turismo nas Vias Navegáveis
Grátis
Inscrições até 22/03/2019
Encerrado
Corredores Multimodais: Hidrovias
Grátis
Inscrições até 22/03/2019
Encerrado
O Papel da Outorga na Segurança Jurídica
Grátis
Inscrições até 22/03/2019
Encerrado
A Gestão das Águas, Gerenciamento da Vazão
Grátis
Inscrições até 22/03/2019
Encerrado

Descrição do evento

 

 

“DIÁLOGOS HIDROVIÁVEIS” EM BRASÍLIA DEBATERÁ OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO, MANUTENÇÃO E SEGURANÇA DAS HIDROVIAS E SEU IMPACTO ECONÔMICO E SOCIAL PARA O TURISMO E O ESCOAMENTO DA SAFRA.

 

 

Dias 21 e 22 de março de 2019, acontecerá em Brasília (DF) mais uma edição do evento “Diálogos Hidroviáveis”Programa de Integração Permanente de Iniciativas para o Desenvolvimento Sustentável das Hidrovias Brasileiras, uma iniciativa destinada à promoção do transporte aquaviário, onde serão debatidos temas sobre o potencial deste modal e seu impacto econômico e social para o transporte de cargas e passageiros, para o turismo e para o escoamento da produção agropecuária pelos rios navegáveis.

O objetivo é apresentar o atual estágio de implantação desta infraestrutura, seu planejamento, entraves e impactos regionais e nacional, visando ações viáveis de curto e médio prazo para o fomento deste modal, notadamente neste momento em que se evidenciou recentemente para toda população, a grande dependência do transporte rodoviário.

Para o sucesso desta iniciativa, será fundamental o envolvimento e a participação de diversos setores da sociedade, para que se possa avaliar corretamente essas demandas, gargalos e perspectivas, reunindo os mais representativos players do atual cenário da navegação interior do país para o debate de questões essenciais para o desenvolvimento das hidrovias, diante do contexto do novo governo federal.

O primeiro tópico a ser abordado será a segurança no setor aquaviário, tema de destaque em nível nacional que ganhou visibilidade em razão dos recentes casos de ataques às embarcações na região norte na forma de pirataria, bem como às abordagens para o embarque clandestino de drogas através dos rios e portos brasileiros.

Nestes casos, que trazem instabilidade, prejuízos e insegurança para toda população, a introdução de tecnologia, inteligência e prevenção é a forma mais eficiente para mitigação deste problema. Para isso, será apresentado o sistema de rastreabilidade e monitoramento utilizado para dotar as forças de segurança de ferramentas adequadas, que permitam a pronta resposta e a integração de informações em todos os órgãos de governo, modelo utilizado nos grandes eventos internacionais realizados no país, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

No caso do Turismo, é fundamental destacar a importância desta atividade para navegação, visto que cerca de 30% do PIB deste setor está relacionado às atividades aquaviárias. O debate “Turismo nas Vias Navegáveis” apresentará um planejamento hidroviário estratégico, que possibilitará dotar os municípios que possuem este potencial, de um estruturado e inteligente sistema de transporte, baseado em diversos modelos de negócio, que consideram a construção de portos de pequeno porte (Ip4) para conciliar tanto o turismo quanto o transporte de cargas, com forte potencial para os insumos e a produção agropecuária. Esta infraestrutura poderá atender de forma muito mais segura, lucrativa e eficiente, ao transporte de turistas e passageiros que todos os dias transitam pelos nossos rios, lagos e costa brasileira.

O painel “O Papel da Outorga na Segurança Jurídica para Navegação Interior”, debaterá a questão da necessidade de obtenção da outorga junto à ANA – Agência Nacional de Águas como instrumento jurídico fundamental para garantia da reservação de água suficiente à manutenção de calado mínimo que permita o uso múltiplo das águas e a perenidade da navegação na hidrovia outorgada.

Em perfeita sintonia e estreita relação com o painel acima, será apresentado o tema “A Gestão das Águas, Gerenciamento da Vazão, Pagamento por Serviços Ambientais e a Reservação Hídrica para Perenidade das Hidrovias”, que debaterá a imperiosa harmonização entre a geração de energia elétrica e a vazão mínima que garanta a perenidade da navegação. Somente o planejamento integrado de ações e decisões poderá harmonizar essas duas demandas fundamentais para sociedade, pacificando disputas e evitando prejuízos para todos.

Já com relação aos “Corredores Multimodais – A Importância das Hidrovias,” serão abordados os impactos no custo do frete para o transporte da safra de grãos dos diversos estados, bem como sua intermodalidade com a ferrovia em direção ao porto.

De acordo com o recente 2º Levantamento da Safra de Grãos 2018/2019, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos este ano poderá chegar a 238,3 milhões de toneladas, novo recorde. O Mato Grosso é o Estado que tem a maior produção nacional de soja, mas apenas 25% da colheita desse grão será feita por ferrovias e hidrovias, modais de transporte com custo bem inferior ao modal rodoviário.

Se promovermos maior utilização das ferrovias e das hidrovias para o escoamento da produção agrícola para longas distâncias, os custos com fretes seriam reduzidos na ordem de 35%, caso se utilize o modal ferroviário, e poderá chegar a 70% de redução, caso se utilize o modal hidroviário. O modal rodoviário deverá ser utilizado apenas para distâncias menores, e complementando a cadeia de logística dos demais modais.  Com melhor equilíbrio e racionalidade no uso dos três modais, teríamos melhorias significativas nos impactos ambientais, econômicos e sociais, aumentando a eficiência e a competitividade dos nossos produtos no mercado mundial. Para melhor compreensão e difusão deste cenário, a colaboração e envolvimento dos veículos de comunicação é fundamental. Somente através da informação e sensibilização de toda sociedade poderemos destinar verbas do orçamento federal para realização e conclusão de obras estratégicas para infraestrutura.

Em razão da sua importância para economia nacional, esse evento tem o apoio institucional da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso – Aprosoja MT, do Movimento Pró-Logística do Mato Grosso, da Marinha do Brasil e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT. Sua realização estará a cargo da ADECON – Agência de Desenvolvimento do Corredor Norte, com a coordenação geral da Executiva Promoções, idealizadora do programa.

Sobre o produtor

Executiva Promoções e Eventos

Local

Auditório da CNA Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
SGAN, Modulo K, Asa Norte
Brasília, DF

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