App Sympla
Baixe agora

Hackathon - Gestão de Resíduos em Espaços de Trabalho

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Hackathon - Gestão de Resíduos em Espaços de Trabalho

Templo Gávea - Rio de Janeiro, RJ
26 de janeiro de 2019, 14h-20h

Inscrição

Inscrição
Grátis
Inscrições até 26/01/2019
Encerrado
Inscrição
Grátis
Inscrições até 26/01/2019
Encerrado
Inscrição
Grátis
Inscrições até 26/01/2019
Encerrado
Inscrição
Grátis
Inscrições até 26/01/2019
Encerrado

Descrição do evento

Quanto lixo você produz por dia durante o seu trabalho? Como o ambiente em que você trabalha recolhe e destina esse lixo? Geramos resíduos cotidianamente, mas a maior parte deles é misturada e não é destinada corretamente. E para quem vive no Rio de Janeiro, todo esse lixo costuma ir para o lixão.

25% de todas as cidades do estado do Rio jogam lixo em locais inadequados, segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (2016). O descarte de resíduos fora de aterros sanitários é considerado crime ambiental. No Rio, apenas 1,9% de todo o lixo produzido na cidade é destinado à reciclagem, de acordo com dados de companhias públicas de limpeza no Jornal O Globo em 2017.

Vamos oferecer um dia de dinâmicas guiadas por ferramentas de Design Thinking para co-criar soluções de gestão de resíduos em ambientes de trabalho. Realizaremos uma maratona colaborativa para tornar espaços de trabalho sustentáveis na prática.

Não haverá prêmio. Nosso objetivo é repensar nosso impacto no meio ambiente através da dinâmica no trabalho e propiciar um dia de criatividade pra quem se interessa por sustentabilidade poder transformar ideias em ações.

Vem transformar esse movimento com a gente!

INSCRIÇÃO GRATUITA E OBRIGATÓRIA (VAGAS LIMITADAS).

PROGRAMAÇÃO

• O que é Design Centrado no Usuário?
• O que entendemos por “resíduo” e gestão desse material em ambientes de trabalho?
• Inspiração – observação e entendimento do tema através de métodos de pesquisa de Design Thinking
• Ideação – identificação de oportunidades, geração de ideias, teste e refinamento de soluções
• Implementação – transformação de ideia em projeto viável

FACILITADORES

Luciana Innecco
Luciana Innecco é publicitária formada pela PUC-Rio com experiência em Negócios Digitais na indústria Fonográfica e Desenvolvimento de Produto Digital na área de Tecnologia.
Com o objetivo de pensar negócios centrados no usuário, aprofundou-se no tema através de cursos de Design Thinking, Design de Serviço, Marketing de Serviços e Facilitação de Workshops em Design. Em sua jornada, teve contato com metodologias ágeis com foco na experiência do usuário.
Luciana também cursou o Programa de Gestão Executiva ‘Business Strategy e Marketing Management’ da University of La Verne, Califórnia. Participante em diversos hackathons com temáticas envolvendo sustentabilidade, setor público e empreendedorismo, acredita que todos somos possíveis agentes de mudança no mundo.

Henrique Júnior
Henrique é diretor de arte, tipógrafo, professor de design, facilitador em inovação, negócios e serviços, foi coordenador do curso de Multimídia no NAVE Rio, através da parceria com a CESAR School, com extensa carreira a frente de gestão de projetos em design, onde desenvolveu o novo projeto gráfico do Jornal OGLOBO, além de assinar capas consagradas como Carne e o Sangue, as coleções de Julian Barnes e Harry Potter na passagem, em 2010, pela Editora Rocco. Tem experiência em edição de arte, design e educação com foco em inovação de processos, metodologias e serviços. Sua formação contempla Licenciatura em Artes Plásticas, pela EBA e Editoração pela ECO ambas pela UFRJ, com especialização em Direção de Arte e Design Estratégico pela ESPM RJ. É professor convidado do curso de Design Gráfico na faculdade UNIGRANRIO, ministra workshops de caligrafia e tipografia pelo Polo Criativo.

Thaís C. Limoeiro
Thaís Limoeiro é designer graduada pela UFRJ e com 2 anos de estudos na Alemanha, na faculdade de Design Integrado - Köln International School of Design. Nesse período, também estagiou na Academia de Design da Deutsche Telekom, onde teve a oportunidade de atuar nos departamentos de Design Thinking e de Estratégia Visual. No intercâmbio, aprofundou seu campo de estudos em metodologias de Design Thinking e do Design de Serviço. Desde que retornou, vem estudando mais sobre as áreas de Design para Inovação Social e Design aplicado à gestão e estratégia de projetos. Seu projeto final de graduação se tornou um projeto pessoal chamado Projeto Infiltra, focado principalmente na relação entre Design e Interdisciplinaridade dentro das universidades. Por esse motivo, participou de diversos eventos como palestrante em 2018, além de ministrar rodas de conversa e dinâmicas de grupo. Atualmente, trabalha em uma consultoria de inovação e tecnologia onde está tendo a oportunidade de participar de diversos projetos envolvendo a organização de workshop, facilitação e capacitação em DT, assim como em outros mais longos abordando pesquisa de tendências e cenários futuros. As metodologias e modelos de negócios Jobs-to-be-done, Inovação Aberta e Ágil também estão sendo por ela estudados e aplicados durante a execução de determinados trabalhos.

MENTORES

Lucas Chiabi - Ciclo Orgânico
Lucas Chiabi tem 27 anos, é engenheiro ambiental e fundador do Ciclo Orgânico, um negócio social que tem como missão resgatar o potencial existente em nossas lixeiras - a começar pelo resíduos orgânicos. Através da coleta domiciliar e da compostagem, o Ciclo transforma o lixo orgânico produzido em uma residência em fonte de vida - adubo orgânico. Todo o trabalho é realizado de bicicleta, de maneira fácil, prática e mais local possível.

Luiz Fernandes - Cooperativa Coopama

Luiz Fernandes, Diretor Presidente e um dos fundadores da Cooperativa Coopama, cooperativa de âmbito socioambiental, que tem como objetivo gerar trabalho e renda e serviços em geral para um grupo de pessoas que sobrevivem principalmente da gestão de resíduos recicláveis, sendo que muitos desses colaboradores trabalhavam no extinto Lixão de Gramacho. Luiz Carlos participou de alguns projetos de âmbito internacional e hoje atuando no Projeto Laweeeda da Universidade de Boku – Austria. O maior motivo da permanência na Coopama desde sua fundação são as histórias e resultados com as vidas que passaram e estão no Projeto.


Marina Marcucci - Menos 1 Lixo
Nina é coordenadora de conteúdo do movimento de educação ambiental, Menos 1 Lixo. Historiadora de formação, ativista de coração e libriana de mapa astral, é defensora do amor e da autorresponsabilidade.

ALIMENTAÇÃO

Sanduíches e docinhos veganos e naturais da Janta Comigo.


Data: sábado, 26 de janeiro,
Horário: 14h - 20h
Local: Templo - Rua Duque Estrada, 41, Gávea

Sobre o produtor

Templo

Plataforma de economia criativa...

Local

Templo Gávea
Rua Duque Estrada, 41, Gávea
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.