App Sympla
Baixe agora

[Gratuito] Pré-Fórum Mineiro de Psicanálise - Pouso Alegre

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

[Gratuito] Pré-Fórum Mineiro de Psicanálise - Pouso Alegre

Unis Pouso Alegre - Pouso Alegre, MG
23 de fevereiro de 2019, 15h-17h

Inscrição

Pré-Fórum - Pouso Alegre
Grátis
Inscrições até 23/02/2019
Encerrado

Descrição do evento

Pré-Fórum Mineiro de Psicanálise em Pouso Alegre/MG

EX-TRANHO: A PSICANÁLISE @S 

VOLTAS COM UNHEIMLICHE

Aberto e gratuito, apenas necessária a inscrição prévia.


Convidados:

Dr. Roberto Lopes Mendonça 

Psicanalista. Professor da UEMG. Pós-doutorando pela USP. Doutor pela UFMG. Mestre pela UFSJ.

Dr. Rodrigo Otávio Fonseca

Psicanalista. Doutor pela PUC-SP. Mestre pela São Marcos.

Dia:

23/Fevereiro (sábado) às 15h.

Local:

UNIS-MG – R. Pedro Bechara, 140 – Centro, Pouso Alegre.

Evento preparatório para o X Fórum Mineiro de Psicanálise.

Leia, abaixo, sobre o X Fórum.


APRESENTAÇÃO

“…o estranho é aquela categoria do assustador que remete ao que é
conhecido, de velho, e há muito familiar.”
(FREUD (1919) 1969, p.277)

O Fórum Mineiro de Psicanálise, em sua décima edição,  mantém “o desafio ético de levar adiante a Psicanálise, para além dos guetos institucionais” (Bruzzi-Curi, 2017). Essa iniciativa, que impõe o desafio de escutar a Psicanálise nas Gerais, ganhou corpo em 1996 com a realização do I Fórum que sustentou a pergunta: “O que se faz, quando se faz Psicanálise?” Desde seu início, trançando entre várias cidades das Minas Gerais, o Fórum mantém o seu propósito de construir espaços de interlocução em torno das questões que são caras aos psicanalistas e aos não analistas implicados com o inconsciente.

Em 2019, Divinópolis receberá o X Fórum Mineiro de Psicanálise. A proposta, dessa vez, é destacar o texto “Das Unheimliche” escrito por Freud em 1919. Em torno dos impasses que esse texto nos impõe, propomos avançar nas questões que tanto nos inquietam no caminho da Psicanálise.

Como grafar em nossa língua um termo que embaraçou o próprio Freud no auge de sua elaboração teórica? Para o título “Das Unheimliche” encontramos a tradução de “O Estranho” e também de “O Inquietante”. Em torno desse artigo, tão atual quanto se tivesse sido escrito agora, o X Fórum Mineiro de Psicanálise traz uma outra via escrita, subvertendo a ordem da língua: o Ex-tranho.

A proposta dessa grafia é demarcar o estrangeiro-familiar que compõe a condição humana. Portanto, nessa mescla, que indissocia estranho-entranha, torna-se bastante interessante que a tradução destaque o “sentimento inquietante” que nos advém frente aos acontecimentos que nos remetem a algo já registrado em nosso psiquismo e que fora recalcado. Dessa maneira, trata-se de algo que nos afetou intimamente e, portanto, deveria ficar no ostracismo, sob risco de provocar grande mal-estar se retornasse.

No mundo contemporâneo, cada vez mais caótico, rapidamente mutante, e que nos permite encontrar acontecimentos e relações que podem fazer acordar aquilo que (nem pensávamos) estava morto, somos impactados pela constatação de que o que parecia tão diferente de nós é, radicalmente, profundamente familiar.

O que fazer? Como lidar com isso que volta: a temida solidão, o temido escuro, a temida morte, a guerra, a violência, a segregação? A Psicanálise se coloca às voltas com esse inquietante, esse Real bruto que nos desafia e diante do qual não podemos recuar. Nessas voltas, esperamos que o X Fórum Mineiro de Psicanálise reúna interlocutores que se dedicam a escutar e acolher cada estranho e acompanhá-lo nessa jornada sem garantias. Abrimos, portanto, o convite para a construção de estudo e discussão em torno desta temática.

Sobre o produtor

Interfaces

Núcleo de Pesquisas e Estudos em Psicanálise

Local

Unis Pouso Alegre
Rua Pedro Bechara, 140, Centro
Pouso Alegre, MG

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.