O evento já encerrou...
GiRo Digital ABMI | Salvador
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

GiRo Digital ABMI | Salvador

15 out - 2020 • 09:45 > 17:45

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

GIRO DIGITAL ABMI

 

A segunda edição do GiRo Digital 2020 terá como sede virtual a cidade de Salvador e o destaque será a apresentação da Pesquisa de Mercado da ABMI 2020. O estudo será apresentado por Carlos Mills e Léo Morel e tem como foco principal os produtores independentes e o ambiente digital, mostrando o ranking das plataformas de streaming e a evolução da participação dos artistas e produtores independentes.

 

Além da pesquisa, traremos informações práticas importantes com quem trabalha ou quer trabalhar no mercado da música. Peter Strauss fala da importância dos identificadores digitais (ISRC, ISWC, CAE, DDEX, IPI, UPC, EAC e outras siglas nesta “sopa de letrinhas” do negócio da música). David Dines traz dicas fundamentais para o lançamento de um single nas plataformas digitais. Maria Rita Neiva facilita a compreensão dos conceitos de direito autoral aplicados ao mundo digital. Marina Mattoso explica como planejar e utilizar as ferramentas de marketing digital disponíveis. Gabriel Lupi mostra as últimas novidades da Amazon Music.

 

Por conta da epidemia de COVID-19, as edições de 2020 do GiRo Digital ABMI serão no formato on-line, sempre contando com palestrantes e parceiros institucionais das "cidade-sede" de cada edição.

 

A edição de 2020 também traz uma novidade: a possibilidade de encontros virtuais individuais com os palestrantes!  Cada participante poderá aproveitar um atendimento individual de 10 minutos com palestrantes, fazendo uma reserva antecipada na hora de adquirir o ingresso, mais detalhes na programação abaixo.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

9h45 - 10h - Abertura

Palestrante: Ju Moraes

Empresa / Instituição: Colaboraê

 

10h – 11h – Pesquisa de Mercado da ABMI

Palestrantes: Carlos Mills, Wilson Souto e Leo Morel

Empresa / Instituição: ABMI

 

11h – 12h – A importância dos identificadores na cadeira de royalties musicais

Palestrante: Peter Strauss

Empresa / Instituição: UBC

 

12h - 13h – Dicas para lançamentos de singles

Palestrante: David Dines

Empresa / Instituição: Tratore

 

13h – 14h – Intervalo para almoço

 

14h – 15h – Direitos autorais no ambiente digital

Palestrante: Maria Rita Neiva

Empresa / Instituição: Universidade Mackenzie

 

15h - 16h – Marketing Digital

Palestrante: Marina Mattoso

Empresa / Instituição: Jangada

 

16h – 17h – Plataformas Digitais: Amazon Music

Palestrante: Gabriel Lupi

Empresa / Instituição: Amazon Music

 

18h – 19h – Mentorias*

Carlos Mills, Leo Morel, Maria Rita Neiva, Marina Mattoso, David Dines e Peter Strauss farão cinco mentorias individuais durante 10 minutos cada. Os ingressos para as mentorias são comprados à parte.

 

*Para ter acesso às mentorias, selecione o ingresso com a mentoria que deseja. Só é possível comprar mentoria com uma pessoa. Os horários serão distribuídos de 10 em 10 minutos entre 18h e 19h, sem possibilidade de escolha.

 

 

QUEM SÃO OS PALESTRANTES

 

JU MORAES

Ju Moraes é cantora, compositora, apresentadora, empreendedora e inquieta. A baiana vive pesquisando, tocando, descobrindo elementos e vertentes para seu som e  se mantém atenta às necessidades do mercado da música. Em 2019, Ju criou o espaço multicultural Colaboraê, localizado em Salvador (BA), que tem como um dos objetivos formar novos profissionais para atuarem na Economia Criativa, além de valorizar o papel da mulher na Indústria Cultural, através de cursos, oficinas e Workshops. Como artista independente, com um violão na mão, tudo ao seu lado é música e isso se reflete no palco em forma de energia, emoção e entrega. Sua voz marcante passeia por estilos diferentes, mas deixa sempre a sua identidade por onde passa. Carisma é outro ponto da cantora que já comandou grandes eventos pelo Brasil e pelo mundo. De trio elétrico no Carnaval de Salvador a festivais de música na Rússia. A Bahia foi o ponto de partida para conquistar o Brasil e Ju foi uma das finalistas do programa The Voice Brasil. Como apresentadora comandou, em 2019 e 2020, a transmissão nacional do Band Folia do Carnaval de Salvador, direto do Circuito Dodô (Barra-Ondina). São dias intensos, com mais de 8h de transmissão, realizando entrevistas com artistas, informando o público do que está acontecendo na maior festa de rua do mundo.

 

CARLOS MILLS

Carlos Mills é presidente da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI) e integrante do conselho diretor da Worldwide Independent Network (WIN) e da Merlin. Já atuou como palestrante no Midem (Cannes), na TIMM (Tokyo), na Indie Week (Nova York) e no Rio Music Market (Rio de Janeiro). Fundador da gravadora independente Mills Records, atuou na aprovação de projetos legislativas importantes para a economia criativa no Brasil, como a PEC da Música.


WILSON SOUTO

Diretor presidente da Atração Fonográfica , atual vice-presidente da ABMI - Associação Brasileira da Música Independente, músico, produtor artístico. Foi sócio - fundador do Teatro Lira Paulistana em São Paulo, um centro de animação cultural que abrigou e difundiu a chamada “Vanguarda Paulista” da década de 80. Como diretor artístico da gravadora Continental - Chantecler e Diretor Presidente da Warner Music do Brasil foi responsável pela consolidação de ambas no mercado da música regional brasileira. Atualmente coordena os conteúdos das plataformas digitais das empresas TSTI Tecnologia, Trilha Sonora Som e Imagem, Atração Produções que compõem o Grupo Atração.

 

LEO MOREL

Léo Morel trabalha como A&R para a distribuidora digital Tratore e é Analista e Consultor para a empresa inglesa Mídia Research desde 2014, escrevendo relatórios sobre o mercado musical da América Latina e participando de projetos de consultoria. É autor dos livros "Música e tecnologia" (Azougue, 2010), "Monobloco: uma biografia" (Azougue, 2015) e co-autor do livro "Inovação em serviços na economia do compartilhamento" (Saraiva, 2019) com capítulo sobre inovação nos setores da música, vídeo e editorial. Também possui experiência no mercado musical tendo trabalho em distribuidora digital e editora musical.

Léo é membro do Laboratório de Economia Criativa da ESPM e Professor Assistente do curso bianual Emerging Markets and Models for Music do programa de Mestrado em Music Business da Universidade de Nova Iorque (NYU). É Mestre pelo Instituto de Economia da UFRJ com dissertação acerca da difusão dos serviços de streaming no mercado brasileiro de música e possui um MBA em Gestão e Produção Cultural pela Fundação Getúlio Vargas. Possui uma vertente artística como músico, tocando em trabalhos musicais como Monobloco e lecionando ritmos brasileiros.

 

MARIA RITA NEIVA

Doutora em Direito pela Universidad Carlos III de Madrid (Espanha), especialista em Direito Autoral e Direito Digital, professora de Direito Digital na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Advogada.

 

MARINA MATTOSO

Há cerca de 10 anos à frente da comunicação digital de clientes do mercado musical, como Gilberto Gil, Maria Rita, Claudia Leitte, UBC e festival Back2Black, Marina Mattoso é hoje CEO da Jangada Comunicação, agência focada em planejamento estratégico e marketing de conteúdo no ramo do entretenimento. Formada em comunicação social na PUC-Rio com a monografia "As turbulências na industria fonográfica durante a era digital" com especialização em Música & Negócios pelo Instituto Gênesis, Marina tem contato direto com os principais players do mercado de streaming e de redes sociais e está sempre em busca de atrelar criatividade com assertividade. Desde 2019 faz parte do comitê de comunicação do Women In Music Brasil e integrou o time de especialistas do GiRo Digital 2019, da Associação Brasileira da Música Independente.

 

DAVID DINES

David Dines é músico, produtor e jornalista, com mais de dez anos de experiência na cultura independente. Trabalha com a Tratore na parte de marketing digital há cinco anos, intermediando estratégias de artistas e selos junto às plataformas de streaming, além de prover orientações sobre o mercado da música pelo blog da distribuidora (tratore.wordpress.com). Apresenta-se artisticamente como Siso.

 

PETER STRAUSS

Peter Strauss é Gerente de Relações Internacionais, Distribuição e Licenciamento na União Brasileira de Compositores, com foco no relacionamento com sociedades de gestão coletiva a participação nos grupos técnicos da CISAC, organização global que reúne as sociedades autorais e define standards e formatos de intercâmbio de dados. Participa ativamente desses grupos técnicos para alavancar a implementação dos mesmos nas áreas relevantes da UBC. Iniciou a carreira no mercado em 2001 na EMI Music Publishing e faz parte do quadro da UBC desde 2009.

 

GABRIEL LUPI

Gabriel Lupi é Senior Artist Marketing Manager do Amazon Music Brasil. Com passagem pela Deezer, aonde foi Head of Content and Artist Marketing, acumula mais de 15 anos de experiência no mercado de música e entretenimento. Foi empreendedor e sócio fundador da primeira agência de conteúdo estratégico no Rio de Janeiro, onde atendeu clientes como Universal Music, Sony Music, Som Livre, Rock in Rio, T4F, Oi, O Globo, Comitê Olímpico do Brasil, Rio 2016 e artistas como Paul McCartney, The Rolling Stones, Paralamas do Sucesso, Caetano Veloso, entre outros. Atualmente é responsável pelos programas de marketing para promover artistas no Brasil e também a estratégia de redes sociais do Amazon Music no Brasil.

 

PARCERIA - COLABORAÊ

A Colaboraê é uma casa criativa, cultural, multiplataforma e que fomenta a conexão e aprendizado. Um ambiente para a realização de projetos, formação e capacitação de pessoas, voltado para a Economia Criativa. No nosso espaço, podemos realizar um mundo de possibilidades, como eventos, cursos, palestras, além de termos um estúdio para gravações, galeria de arte e gastronomia.

Somos feitxs de gente que acredita que só vai ficar bom quando for bom para todo mundo e nossa rede colaborativa tem em sua base artistas, produtorxs, incentivadorxs da arte e da cultura. Nosso espaço, é um local de respeito e resistência para todxs e através das nossas ações buscamos incentivar talentos, estimular criadorxs, formar profissionais, fomentar a indústria criativa e priorizamos nossas ações para aumentar a representatividade da mulher como protagonista nas mais diversas áreas da Cultura.

Na nossa casa, a experiência se multiplica e se transforma e aqui a gente aprende, ensina e vive intensamente. Somos um lugar em constante transformação, feito de gente e ideias, onde as ações acontecem ao mesmo tempo em uma atmosfera pulsante e inspiradora, que nos motiva a ir sempre além. Acreditamos que é fundamental pensar no mundo que vamos construir juntxs.

 

Parceria: Colaboraê

Parceiro institucional: Merlin

Realização: ABMI

 

Sobre a ABMI

Fundada em 2002, a Associação Brasileira da Música Independente é uma entidade sem fins lucrativos que atua como a voz das empresas brasileiras no mercado fonográfico. A ABMI tem como missão organizar, capacitar e desenvolver os produtores de conteúdo criativo musical, promovendo melhores resultados financeiros, oportunidades de negócios e o seu contínuo aprimoramento.

 

 

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

GiRo Digital ABMI | Salvador

ABMI - Associação Brasileira da Música Independente

A ABMI atua não apenas no mercado brasileiro, mas também no mercado internacional aliando-se a outras organizações setoriais da música tendo como objetivo maior a integração do mercado brasileiro ao mercado mundial de música gravada. A ABMI tem cadeira cativa na WIN – Worldwide Independent Network – associação mundial de gravadoras e associações independentes, com mais de 800 associados em todo o mundo. Além da WIN a ABMI participa ativamente do MERLIN.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.